Migrantes e refugiados no ensino superior : o acolhimento linguístico-acadêmico no material didático Passarela produzido na UFPR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/74693 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Ana Paula Marques Beato-Canato |
id |
UFPR_16b1b2d13efe5a86457265db731e97da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74693 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Batista, Nicolas Henrique, 1994-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasBeato-Canato, Ana Paula Marques, 1977-2022-03-30T16:36:44Z2022-03-30T16:36:44Z2021https://hdl.handle.net/1884/74693Orientadora: Profa. Dra. Ana Paula Marques Beato-CanatoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 18/11/2021Inclui referênciasÁrea de concentração: Estudos LinguísticosResumo: Com as migrações dos anos 2010, várias adaptações em diferentes contextos sociais precisaram ser realizadas, desde a criação de projetos de ensino de português com voluntários a processos seletivos para a entrada em empresas e universidades. Indo ao encontro desta busca pela integração dos migrantes e refugiados que chegaram recentemente ao Brasil, as políticas de (re)inserção da Universidade Federal do Paraná (UFPR) viabilizam a entrada de dezenas de migrantes e refugiados no ensino superior, propondo um protocolo de como acolher linguística e academicamente estes estudantes dentro de uma universidade pública. Esse projeto linguístico-acadêmico se enquadra dentro da proposta de ensino de Português como Língua de Acolhimento- PLAc (GROSSO, 2010; CABETE 2010; LOPEZ 2016; RUANO 2019) e também do ensino de línguas para fins acadêmicos (CARRAS et al., 2007; MANGIANTE; PARPETTE, 2011; RUANO, 2019). Para atender tal demanda, foi desenvolvido um livro didático voltado para este público específico com apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados: o Passarela (RUANO; CURSINO, 2020). Nossa pesquisa busca analisar este material do ponto de vista do PLAc e do conceito de letramento acadêmico (BOURS, LENTZ 2006; LEA, STREET 2006) e compreender o processo de acolhimento linguístico e acadêmico destinado a migrantes e refugiados na UFPR. Para isto, em um primeiro momento, descrevemos o histórico de construção do programa de acolhimento linguístico do PMUB. Em seguida, nos embasamos em discussões sobre Língua de Acolhimento e Letramento Acadêmico para analisar atividades propostas pelo livro, textos presentes no material, os temas trabalhados, os enfoques priorizados nas tarefas, os papéis esperados dos alunos, dentre outros aspectos da obra. Como resultado, observamos que o livro Passarela contempla diversas questões de interesse dos alunos migrantes e refugiados calouros da UFPR, seja no teor linguístico, pessoal ou acadêmico. Existem questões que não são contempladas, mas, olhando para o que o material se propõe, entendemos que ele cumpre um papel fundamental na proposta de obras de PLAc para fins específicos.Abstract: During the last decade, new waves of international migration have impacted the world in many contexts, making different countries adapt their measures to receive and welcome refugees and migrants. In response to these changes, the University of Paraná (UFPR) opened places in the undergraduate courses to dozens of refugees and migrants as an internal integration policy, though a protocol to attend the linguistics and academics needs of these students. The project is affiliated with the area of Portuguese as a Welcoming Language- PLAc (GROSSO, 2010; CABETE 2010; LOPEZ 2016; RUANO 2019) and also in the language teaching for academic purposes perspective (CARRAS et al., 2007; MANGIANTE; PARPETTE, 2011; RUANO, 2019). To achieve its goals, the program behind this project, Migration Policy and Brazilian University (PMUB), developed a textbook with the support of the United Nations Refugee Agency in Brazil (ACNUR): the Passarela (RUANO; CURSINO, 2020). The present study analyzes this book through the PLAc perspective and an academic literacy point of view (BOURS, LENTZ 2006; LEA, STREET 2006) to comprehend the concepts that inform the process of welcoming these students at the UFPR. For this purpose, first, we describe the history of the project. Henceforth, we discuss the PLAc concept and the presence of the academic literacies in the book to analyze afterward the activities, texts, themes, and tasks proposed by Passarela. As a result of this research, we affirm the book discusses different issues that are relevant to migrant and refugee students, in linguistic, academic, or personal fields. There are important aspects that are not mentioned in the material, however, the book achieves its goals, and plays a fundamental role in the PLAc for specific purposes.Resume: Après le démarrage des mouvements migratoires des années 2010, plusieurs adaptations ont été faites dans les communautés d'accueil, parmi lesquelles se trouve le Brésil. De projets d'enseignement du portugais soutenu par des bénévoles au développement des concours pour des postes de travails et des places aux universités publiques, nombreuses sont les initiatives pour mieux accueillir les individus issues d'un tel contexte. Pour répondre à ces nouvelles demandes sociales, l'Université Fédérale du Paraná (UFPR) propose des politiques d'intégration aux migrants et aux réfugiés, notamment en ce qui concerne l'accès à 'l 'enseignement supérieur. En élaborant des protocoles d'accueil linguistique et académique, le Programme Politique Migratoire et Université Brésilienne (PMUB) se base sur les concepts de Portugais en tant que Langue d'Accueil- PLAc (GROSSO, 2010; CABETE 2010; LOPEZ 2016; RUANO 2019) et l'Enseignement des Langues à des Objectifs Académiques (RUANO, 2019; CARRAS et al., 2007; MANGIANTE; PARPETTE, 2011). À fin d'apprivoiser le besoin didactique dans ce contexte, les enseignants du projet Reingresso ont créé un matériel qui s'adresse aux migrants et réfugiés qui démarrent des études universitaires au Brésil: le Passarela (CURSINO; RUANO, 2020). Ce livre a été développé avec le soutien du Haut- Commissariat des Nations Unies pour les Réfugiés (HCR). Dans cette étude, notre but consiste à analyser ce matériel par le regard du PLAc et de la littératie académique (BOURS, LENTZ 2006; LEA, STREET 2006) pour comprendre la manifestation de ces concepts dans le livre et le processus d'accueil des migrants et réfugiés à l'UFPR. Dans un premier moment, nous décrivons la migration actuelle et l'histoire du programme PMUB. Ensuite, en se basant sur le PLAc et la littératie académique, nous partons à l'analyse du livre en observant les activités proposées, les textes exploités, les thématiques choisies, le rôle qu'on attend des élèves dans le matériel, et aussi d'autres aspects de l'oeuvre.1 recurso online : PDF.application/pdfRefugiadosImigrantesEnsino superiorLingua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeirosMaterial didáticoLetrasMigrantes e refugiados no ensino superior : o acolhimento linguístico-acadêmico no material didático Passarela produzido na UFPRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - NICOLAS HENRIQUE BATISTA.pdfapplication/pdf7698285https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74693/1/R%20-%20D%20-%20NICOLAS%20HENRIQUE%20BATISTA.pdf844157a8d7e812493c9faa266e65b261MD51open access1884/746932022-03-30 13:36:44.618open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74693Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-03-30T16:36:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Migrantes e refugiados no ensino superior : o acolhimento linguístico-acadêmico no material didático Passarela produzido na UFPR |
title |
Migrantes e refugiados no ensino superior : o acolhimento linguístico-acadêmico no material didático Passarela produzido na UFPR |
spellingShingle |
Migrantes e refugiados no ensino superior : o acolhimento linguístico-acadêmico no material didático Passarela produzido na UFPR Batista, Nicolas Henrique, 1994- Refugiados Imigrantes Ensino superior Lingua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros Material didático Letras |
title_short |
Migrantes e refugiados no ensino superior : o acolhimento linguístico-acadêmico no material didático Passarela produzido na UFPR |
title_full |
Migrantes e refugiados no ensino superior : o acolhimento linguístico-acadêmico no material didático Passarela produzido na UFPR |
title_fullStr |
Migrantes e refugiados no ensino superior : o acolhimento linguístico-acadêmico no material didático Passarela produzido na UFPR |
title_full_unstemmed |
Migrantes e refugiados no ensino superior : o acolhimento linguístico-acadêmico no material didático Passarela produzido na UFPR |
title_sort |
Migrantes e refugiados no ensino superior : o acolhimento linguístico-acadêmico no material didático Passarela produzido na UFPR |
author |
Batista, Nicolas Henrique, 1994- |
author_facet |
Batista, Nicolas Henrique, 1994- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Nicolas Henrique, 1994- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Beato-Canato, Ana Paula Marques, 1977- |
contributor_str_mv |
Beato-Canato, Ana Paula Marques, 1977- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Refugiados Imigrantes Ensino superior Lingua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros Material didático Letras |
topic |
Refugiados Imigrantes Ensino superior Lingua portuguesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros Material didático Letras |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Ana Paula Marques Beato-Canato |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-30T16:36:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-30T16:36:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/74693 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/74693 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74693/1/R%20-%20D%20-%20NICOLAS%20HENRIQUE%20BATISTA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
844157a8d7e812493c9faa266e65b261 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898882590965760 |