Um estudo epistemológico da visualização matemática : o acesso ao conhecimento matemático no ensino por intermédio dos processos de visualização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alessandra Hendi dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/37264
Resumo: Orientador : Prof. Dr. José Carlos Cifuentes
id UFPR_931030a729ba3fe0182462828cf6b8e7
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/37264
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaCifuentes, José Carlos, 1954-Santos, Alessandra Hendi dos2024-04-08T12:52:23Z2024-04-08T12:52:23Z2014https://hdl.handle.net/1884/37264Orientador : Prof. Dr. José Carlos CifuentesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 25/08/2014Inclui referênciasResumo: Essa pesquisa tem como proposta compor um solo investigação e reflexão sobre o papel da visualização, no intuito de tornar visíveis aspectos do conhecimento matemático. A metodologia adotada é de natureza teórica, para isto, buscamos na literatura pesquisas que contribuam para a reflexão sobre as relações entre visualização, pensamento matemático e conhecimento matemático. Com o objetivo de investigar o modo como a visualização colabora para a compreensão e possível construção dos conceitos matemáticos, adotamos como questão norteadora desse trabalho: Como a visualização exerce um papel de atribuição da concretude na elaboração e aquisição do conhecimento matemático? Portanto, abordaremos temas que direta ou indiretamente se relacionam com o que pretendemos desvelar sobre a visualização, como por exemplo: geometria, raciocínio visual, pensamento visual, intuição, abstração, percepção entre outros.Abstract: This research has as its proposal to compose an investigation and reflex over the visualization matter, to the object of making the mathematics knowledge aspect visible. The adopted methodology is of theoretic nature, to such, we surveyed the research literature that contributed to this reflection over the relations of visualization, math thinking and math knowledge. Under the purpose of investigate the way the visualization contributes to the comprehension and the possible construction of the mathematics concepts, we adopted as a north: How can visualization play an attribution purpose to the concrete elaboration and acquisition of mathematic knowledge? Therefore, we offer subjects that directly and indirectly relate with what we intend to reveal over the visualization, as an example: geometry, visual thinking, visual thought, intuition, abstraction, perception among others.98f. : il., (algumas color.), grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalMatemáticaMatemática - Estudo e ensinoVisualizaçãoGeometriaUm estudo epistemológico da visualização matemática : o acesso ao conhecimento matemático no ensino por intermédio dos processos de visualizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - ALESSANDRA HENDI DOS SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1241https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37264/1/R%20-%20D%20-%20ALESSANDRA%20HENDI%20DOS%20SANTOS.pdf.jpg2203f726ae11759d6f4800e0d17e04ecMD51open accessTEXTR - D - ALESSANDRA HENDI DOS SANTOS.pdf.txtExtracted Texttext/plain195330https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37264/2/R%20-%20D%20-%20ALESSANDRA%20HENDI%20DOS%20SANTOS.pdf.txt72b3c8758cedb5212815a1bd4eafea2bMD52open accessORIGINALR - D - ALESSANDRA HENDI DOS SANTOS.pdfapplication/pdf1911890https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37264/3/R%20-%20D%20-%20ALESSANDRA%20HENDI%20DOS%20SANTOS.pdfd2ebe8efcdabacfa550b513c5ed607b6MD53open access1884/372642024-04-08 09:52:23.408open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/37264Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-08T12:52:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um estudo epistemológico da visualização matemática : o acesso ao conhecimento matemático no ensino por intermédio dos processos de visualização
title Um estudo epistemológico da visualização matemática : o acesso ao conhecimento matemático no ensino por intermédio dos processos de visualização
spellingShingle Um estudo epistemológico da visualização matemática : o acesso ao conhecimento matemático no ensino por intermédio dos processos de visualização
Santos, Alessandra Hendi dos
Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Visualização
Geometria
title_short Um estudo epistemológico da visualização matemática : o acesso ao conhecimento matemático no ensino por intermédio dos processos de visualização
title_full Um estudo epistemológico da visualização matemática : o acesso ao conhecimento matemático no ensino por intermédio dos processos de visualização
title_fullStr Um estudo epistemológico da visualização matemática : o acesso ao conhecimento matemático no ensino por intermédio dos processos de visualização
title_full_unstemmed Um estudo epistemológico da visualização matemática : o acesso ao conhecimento matemático no ensino por intermédio dos processos de visualização
title_sort Um estudo epistemológico da visualização matemática : o acesso ao conhecimento matemático no ensino por intermédio dos processos de visualização
author Santos, Alessandra Hendi dos
author_facet Santos, Alessandra Hendi dos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cifuentes, José Carlos, 1954-
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Alessandra Hendi dos
contributor_str_mv Cifuentes, José Carlos, 1954-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Visualização
Geometria
topic Matemática
Matemática - Estudo e ensino
Visualização
Geometria
description Orientador : Prof. Dr. José Carlos Cifuentes
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-08T12:52:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-08T12:52:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/37264
url https://hdl.handle.net/1884/37264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 98f. : il., (algumas color.), grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37264/1/R%20-%20D%20-%20ALESSANDRA%20HENDI%20DOS%20SANTOS.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37264/2/R%20-%20D%20-%20ALESSANDRA%20HENDI%20DOS%20SANTOS.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37264/3/R%20-%20D%20-%20ALESSANDRA%20HENDI%20DOS%20SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2203f726ae11759d6f4800e0d17e04ec
72b3c8758cedb5212815a1bd4eafea2b
d2ebe8efcdabacfa550b513c5ed607b6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860896005292033