O tempo através do tempo : um mapeamento das produções acadêmicas sobre o(s) tempo(s) escolar(es) no campo científico educacional de 1999 a 2021
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/78078 |
Resumo: | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Cristina Cardoso Carta de Medeiros |
id |
UFPR_94d129e1cad7273bf6b07fa82ebf3ffc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/78078 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Avelino, João Victor de Mello, 1997-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMedeiros, Cristina Carta Cardoso de, 1967-2022-08-26T18:52:41Z2022-08-26T18:52:41Z2022https://hdl.handle.net/1884/78078Orientadora: Prof.ª Dr.ª Cristina Cardoso Carta de MedeirosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 01/07/2022Inclui referênciasResumo: Esta pesquisa teve como tema de estudo o tempo escolar e suas construções manifestadas no campo científico educacional e contou com o seguinte objetivo geral: investigar de que forma o campo científico educacional brasileiro tem tratado sobre a questão do(s) tempo(s) escolar(es) nas teses e dissertações de 1999 a 2021. Com o intuito de cumprir este, alguns objetivos específicos foram elencados: a) reunir e associar a discussão sobre a construção do(s) tempo(s) através do tempo, no campo científico educacional; b) mapear e descrever o quadro da produção acadêmica sobre o(s) tempo(s) escolar(es) no campo científico educacional; c) analisar o que os estudos de pós-graduação (stricto sensu) sobre o(s) tempo(s) no campo científico educacional revelam sobre as contribuições e limitações da questão do(s) tempo(s) nesse contexto. A dissertação percorreu caminhos metodológicos alinhados à pesquisa qualitativa. Dentro desta abordagem, foi realizada primeiramente uma pesquisa do tipo bibliográfica para aproximar a discussão dentro do campo científico sobre a questão do tempo inserido nas esferas educacionais, evidenciando as suas construções, mistificações, diversidades, vertentes, dentre outras influências dentro deste debate. Posteriormente, realizouse uma pesquisa do tipo estado da arte, em que a primeira fase de produção de dados empregada foi o mapeamento dos estudos encontrados no portal de buscas, catalogados em planilha eletrônica para posteriormente gerar representações gráficas e possibilitar a inferência dos dados a partir deste material, utilizando como segunda fase a técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 2016). A pesquisa foi realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e o corpus de análise do estudo contou com 111 produções, sendo 71 dissertações e 40 teses. Não houve um recorte temporal estipulado de início, a fim de localizar o máximo de trabalhos possíveis com a referida temática, em que a partir disto a pesquisa se deu do ano de 1999 a 2021. As produções foram então agrupadas em duas grandes categorias, sendo que o eixo "Tempo institucional" foi o que mais teve estudos vinculados em relação ao "Tempo dos indivíduos escolares". Entretanto, observou-se que no primeiro período (1999 a 2010) houveram mais estudos voltados para questões institucionais do tempo, e que no segundo período (2011 a 2021) concentrou mais produções que tratam dos indivíduos escolares, revelando que os estudos que pesquisam sobre esse tema tiveram uma mudança de direcionamento. A análise de conteúdo realizada nas considerações finais das teses e dissertações, a partir dos resultados de pesquisa, revelou no eixo "Tempo institucional" algumas contribuições que os estudos sobre o tempo têm proporcionado no campo científico educacional, principalmente para os indivíduos escolares, mas também para a instituição escolar de forma geral. Neste mesmo eixo, foram percebidas várias limitações do tempo nas pesquisas selecionadas, como a ainda presente imposição do tempo escolar, bem como o tempo "engessado" e inflexível que domina o cotidiano da escola. Já no eixo "Tempo dos indivíduos escolares", a análise de conteúdo revelou mais contribuições para os discentes em relação aos docentes, e também para a experiência escolar como um todo. Porém, encontrou-se um número expressivo de limitações com relação a este eixo, em que a precarização do trabalho docente e da aprendizagem, a diminuição do tempo livre dos indivíduos escolares, e a falta de recursos ainda são fatores impeditivos. Este estudo pretendeu contribuir para o mapeamento de produções, para a identificação de fatores positivos e negativos para/com o tempo escolar, além de lacunas existentes que possam estimular novos estudos, mas também para suscitar reflexão e discussão sobre o(s) tempo(s) escolar(es) para que o tema possa ser amplamente debatido e examinado, em prol dos agentes do universo escolar.Abstract: This research had as its study theme the school time and its constructions manifested in the educational scientific field and had the following general objective: to investigate how the Brazilian educational scientific field has dealt with the issue of school time(s) in theses and dissertations from 1999 to 2021. In order to fulfill this, some specific objectives were listed: a) to gather and associate the discussion on the construction of time(s) through time, in the educational scientific field; b) map and describe the framework of academic production on school time(s) in the educational scientific field; c) analyze what postgraduate studies (stricto sensu) on time(s) in the educational scientific field reveal about the contributions and limitations of the question of time(s) in this context. The dissertation followed methodological paths aligned with qualitative research. Within this approach, a bibliographic research was first carried out to bring the discussion within the scientific field closer to the question of time inserted in educational spheres, highlighting its constructions, mystifications, diversities, aspects, among other influences within this debate. Subsequently, a state of art research was carried out, in which the first phase of data production employed was the mapping of the studies found in the search portal, cataloged in an electronic spreadsheet to later generate graphic representations and enable the inference of the data to from this material, using the content analysis technique as a second phase (BARDIN, 2016). The research was carried out in the Digital Library of Theses and Dissertations and the analysis corpus of the study had 111 productions, 71 dissertations and 40 theses. There was no time frame stipulated at the beginning, in order to locate as many works as possible with the aforementioned theme, in which from this the research took place from the year 1999 to 2021. The productions were then grouped into two large categories, being that the axis "Institutional time" was the one that had the most studies related to the "Time of school individuals". However, it was observed that in the first period (1999 to 2010) there were more studies focused on institutional issues of the time, and that in the second period (2011 to 2021) there were more productions that deal with school individuals, revealing that the studies that research on this theme had a change of direction. The content analysis carried out in the final considerations of theses and dissertations, based on the research results, revealed in the "Institutional time" axis some contributions that studies on time have provided in the educational scientific field, mainly for school individuals, but also for the school in general. In this same axis, several time limitations were noticed in the selected researches, such as the still present imposition of school time, as well as the "cast" and inflexible time that dominates the school's daily life. In the "Time of school individuals" axis, the content analysis revealed more contributions to students in relation to teachers, and also to the school experience as a whole. However, a significant number of limitations were found in relation to this axis, in which the precariousness of teaching and learning work, the decrease in free time of school individuals, and the lack of resources are still impeding factors. This study aimed to contribute to the mapping of productions, to the identification of positive and negative factors for/with school time, in addition to existing gaps that can stimulate new studies, but also to raise reflection and discussion about the school time(s) so that the subject can be widely debated and examined, in favor of the agents of the school universe.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEducação - HistóriaUniversidades e faculdades - Pos-graduaçãoEducaçãoO tempo através do tempo : um mapeamento das produções acadêmicas sobre o(s) tempo(s) escolar(es) no campo científico educacional de 1999 a 2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JOAO VICTOR DE MELLO AVELINO.pdfapplication/pdf1310668https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78078/1/R%20-%20D%20-%20JOAO%20VICTOR%20DE%20MELLO%20AVELINO.pdfd2bd62841494c7333275952e83738c09MD51open access1884/780782022-08-26 15:52:41.326open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78078Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-26T18:52:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O tempo através do tempo : um mapeamento das produções acadêmicas sobre o(s) tempo(s) escolar(es) no campo científico educacional de 1999 a 2021 |
title |
O tempo através do tempo : um mapeamento das produções acadêmicas sobre o(s) tempo(s) escolar(es) no campo científico educacional de 1999 a 2021 |
spellingShingle |
O tempo através do tempo : um mapeamento das produções acadêmicas sobre o(s) tempo(s) escolar(es) no campo científico educacional de 1999 a 2021 Avelino, João Victor de Mello, 1997- Educação - Estudo e ensino Educação - História Universidades e faculdades - Pos-graduação Educação |
title_short |
O tempo através do tempo : um mapeamento das produções acadêmicas sobre o(s) tempo(s) escolar(es) no campo científico educacional de 1999 a 2021 |
title_full |
O tempo através do tempo : um mapeamento das produções acadêmicas sobre o(s) tempo(s) escolar(es) no campo científico educacional de 1999 a 2021 |
title_fullStr |
O tempo através do tempo : um mapeamento das produções acadêmicas sobre o(s) tempo(s) escolar(es) no campo científico educacional de 1999 a 2021 |
title_full_unstemmed |
O tempo através do tempo : um mapeamento das produções acadêmicas sobre o(s) tempo(s) escolar(es) no campo científico educacional de 1999 a 2021 |
title_sort |
O tempo através do tempo : um mapeamento das produções acadêmicas sobre o(s) tempo(s) escolar(es) no campo científico educacional de 1999 a 2021 |
author |
Avelino, João Victor de Mello, 1997- |
author_facet |
Avelino, João Victor de Mello, 1997- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Avelino, João Victor de Mello, 1997- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Medeiros, Cristina Carta Cardoso de, 1967- |
contributor_str_mv |
Medeiros, Cristina Carta Cardoso de, 1967- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Estudo e ensino Educação - História Universidades e faculdades - Pos-graduação Educação |
topic |
Educação - Estudo e ensino Educação - História Universidades e faculdades - Pos-graduação Educação |
description |
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Cristina Cardoso Carta de Medeiros |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-26T18:52:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-26T18:52:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/78078 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/78078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78078/1/R%20-%20D%20-%20JOAO%20VICTOR%20DE%20MELLO%20AVELINO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d2bd62841494c7333275952e83738c09 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898679015178240 |