Relaçao estratégica a avaliaçao da CAPES : a posição do corpo docente da pós-graduação em administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serafim, Andréa Bier
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/30658
Resumo: Orientador : Clovis L. Machado-da-Silva
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spelling Serafim, Andréa BierUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais AplicadasSilva, Clovis Luiz Machado da2022-10-11T18:25:47Z2022-10-11T18:25:47Z2003https://hdl.handle.net/1884/30658Orientador : Clovis L. Machado-da-SilvaDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais AplicadasResumo: O objetivo desta pesquisa foi estudar a influência dos esquemas interpretativos dos docentes dos programas de pós-graduação stricto sensu em Administração na reação estratégica à avaliação da CAPES, referente ao período de 1998 a 2000. O método utilizado foi a pesquisa do tipo survey, os dados foram obtidos por meio de questionário disponibilizado na internet e pelo correio. Os dados secundários foram obtidos na literatura da área e verificados por meio de análise documental e de conteúdo. Os dados secundários permitiram identificar os valores, as crenças e interesses da área. Os dados primários foram analisados utilizando a técnica de análise discriminante identificando os esquemas interpretativos como fator interveniente na análise das reações estratégicas predominantes nos docentes dos programas de pós-graduação stricto sensu em Administração. Novamente foi utilizada a técnica da análise discriminante para classificar os docentes de acordo com as reações estratégicas apresentadas por Oliver (1991): conformidade, compromisso, evitação, desafio e manipulação. Após as análises, concluiu-se que existem dois grupos de docentes dentro da pós-graduação: aqueles com valores mais voltados para a academia e aqueles voltados para outros segmentos de atuação. Dos professores dos programas 68,9% têm seus valores voltados para academia, enquanto 31,1% têm seus valores voltados para outras áreas de atuação. Essa classificação não se refere a programas acadêmicos e profissionais; foi elaborada no grupo geral de docentes que responderam à pesquisa. Como resultado da segunda análise discriminante obteve-se que dentro do grupo acadêmico 93,78% dos docentes têm reações de conformidade/compromisso e 6,22% de evitação/desafio/manipulação. Em contrapartida, no grupo voltado para outros segmentos de atuação profissional público ou privado, encontra-se que 60,55% dos docentes têm reações de conformidade/compromisso e 39,45%, de evitação/desafio/manipulação. Concluiu-se que mesmo sob a mesma pressão institucional, os docentes reagem de formas diferentes, em função de seus esquemas interpretativos.Abstract: The main objective of this dissertation was to study the influence of business administration graduate professors' interpretative schemes upon strategic reaction towards CAPES' evaluation in the 1998-2000 period. The methodology of research employed was the survey type and data were obtained through questionnaires available in the Internet and sent by mail. Secondary data were obtained in the specialized literature and later verified through documental and content analysis. Secondary data revealed values, beliefs and interests of the area. Primary data were analyzed using multivariate statistical methods and identified the interpretative schemes as intervening factor in the analysis of the predominant strategic reactions of the business administration graduate professors. The multivariate statistical methods were equally used to classify the graduate professors' strategic reactions according to Oliver's typology: acquiesce, compromise, avoid, defy and manipulate. Data revealed two distinguished graduate professors groups: the first, with academy orientated values; the second, with values orientated towards other performance segments. Data revealed that 68.9% of graduate professors have academy orientated values and 31.1% of graduate professors have their values orientated towards other performance segments; all respondents were used, therefore this result does not distinguished graduate professors in relation to their enrollment in academic or professional graduate programs. When respondents were separated, data revealed that 93.78% of graduate professors enrolled in academic graduate programs presented acquiesce and compromise strategic reactions, and 6.22% presented avoid, defy and manipulate strategic reactions; data also revealed that 60.55% of graduate professors enrolled in professional graduate programs presented acquiesce and compromise strategic reactions, and 39.45% presented avoid, defy and manipulate strategic reactions. The analysis of data allows concluding that graduate professors' interpretative schemes influenced their strategic reactions although submitted to same institutional pressures.120f.application/pdfDisponível em formato digitalBrasil. Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel SuperiorAdministração - Estudo e ensinoUniversidades e faculdades - Pos-graduaçãoProfessores universitáriosRelaçao estratégica a avaliaçao da CAPES : a posição do corpo docente da pós-graduação em administraçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANDREA BIER SERAFIM.pdfapplication/pdf514200https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30658/1/R%20-%20D%20-%20ANDREA%20BIER%20SERAFIM.pdfaaa52604ae9aa0c52689bea4ac20580dMD51open accessTEXTR - D - ANDREA BIER SERAFIM.pdf.txtExtracted Texttext/plain224143https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30658/2/R%20-%20D%20-%20ANDREA%20BIER%20SERAFIM.pdf.txtc2f63d77930126525d43f26d2014b82aMD52open accessTHUMBNAILR - D - ANDREA BIER SERAFIM.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1260https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30658/3/R%20-%20D%20-%20ANDREA%20BIER%20SERAFIM.pdf.jpgeb5a328cf9e2118a78a4827476665684MD53open access1884/306582022-10-11 15:25:47.927open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/30658Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-11T18:25:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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