Voz, deglutição e fonologia em crianças infectadas pelo HIV
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/43757 |
Resumo: | Orientador: Profª. Drª. Cristina de Oliveira Rodrigues |
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Pereira, Eliane CristinaSilvério, Kelly Cristina AlvesUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do AdolescenteOliveira, Cristina Rodrigues de2019-02-11T17:38:54Z2019-02-11T17:38:54Z2016https://hdl.handle.net/1884/43757Orientador: Profª. Drª. Cristina de Oliveira RodriguesCo-orientador: Profª. Drª. Kelly Cristina Alves SilvérioTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Defesa: Curitiba, 20/05/2016Inclui referências : f.112-126Área de concentração: Infectologia pediátricaResumo: Os primeiros relatos da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS) surgiram há três décadas, resultantes da infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Esta epidemia se mantem como um dos principais problemas de saúde pública do mundo e há relatos de intensos acometimentos em região de cabeça e pescoço. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a voz, os sintomas de disfagia e a fonologia em crianças infectadas pelo HIV. Trata-se de um estudo observacional, analítico, transversal e prospectivo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos do Complexo do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CEP-CHC-UFPR). Participaram 74 crianças que foram divididas em dois grupos: 37 crianças contaminadas pelo HIV (GHIV+) e 37 não contaminadas (GHIV-). Ambos os grupos eram compostos por 19 (51,4%) crianças do sexo masculino e 18 (48,6%) do sexo feminino, com média de idade de 8,6 + 1,7 anos para GHIV+ e de 8,6 + 1,5 anos para o GHIV- e pré-púberes. A coleta de todos os dados foi realizada no CHC-UFPR. As crianças foram avaliadas por anamnese, exame físico médico e avaliação fonoaudiológica. A avaliação vocal foi realizada por meio de: análise perceptivo-auditiva, acústica, qualidade de vida em voz (QVV-P) e laringoscopia. Os sintomas de disfagia foram avaliados por meio de entrevista e para as crianças que apresentaram alterações por exame de videofluoroscopia. A avaliação fonológica foi realizada por meio do teste de linguagem infantil ABFW. Os dados foram analisados estatisticamente. Como resultados observou-se que as crianças do GHIV+ se encontravam bem clínica (94,6%) e imunologicamente (100%) e eutróficas (86,4%). Não foram encontradas diferenças entre os grupos quanto às queixas vocais, de deglutição e de lesões autorreferidas em região de cabeça e pescoço, nem ao exame clínico da mesma região. Quanto à avaliação vocal, não foram encontradas diferenças na qualidade da voz, na avaliação acústica e de qualidade de vida em voz, com exceção dos tempos máximos de fonação de a, i, média de a, i e u e contagem dos números que foram inferiores no GHIV+. Quanto à avaliação laringológica, foi encontrada prevalência de 18,75% de fenda glótica do tipo fusiforme. Quanto aos sintomas de disfagia foi encontrada diferença em relação ao tempo aumentado para uma refeição e uma criança do GHIV+ foi encaminhada para videofluoroscopia com resultado normal. Na avaliação fonológica não foi encontrada diferença entre os grupos. Não houve associação entre os resultados encontrados e o tempo de diagnóstico do HIV, classificação do CDC, classificação clínico e imunológica atual, uso de HAART e tempo de uso de HAART. Conclui-se que não há diferenças entre os grupos com e sem HIV nas avaliações univariadas de voz, de deglutição e de fonologia, com exceção dos tempos máximos de fonação e do tempo aumentado de duração de uma refeição, sem associação dos resultados com a evolução da doença. Palavras-chave: Criança. Distúrbios da Voz. Distúrbios da fala. HIV. Transtornos da deglutição.Abstract: The first reports of the Acquired Immunodeficiency Syndrome (AIDS) emerged three decades ago as a result of infection with Human Immunodeficiency Virus (HIV). The objective of this research was to evaluate the voice, the symptoms of dysphagia and the phonology in children infected with HIV. This is an observational, analytical, cross-sectional and prospective study. The research was approved by the Committee of Ethics in Research in Human Beings of the Clinics Hospital of the Federal University of Parana (CEP-CHC-UFPR). 74 children participated and were divided into two groups: 37 children infected with HIV (GHIV +) and 37 uncontaminated (GHIV-). Both groups consisted of 19 (51.4%) male and 18 (48.6%) female, with a mean age of 8.6 + 1.7 years to GHIV + and 8.6 + 1.5 years to GHIV- and prepubescents. The collection of all data was performed at the CHC-UFPR. The children were evaluated by anamnesis, medical physical examination and phonoaudiological assessment. Vocal assessment was carried out through: auditoryperceptual evaluation, acoustics, voice-related quality of life (V-RQOL) and laryngoscopy. The symptoms of dysphagia were assessed by interview and for children who showed altered fluoroscopy exam. The phonological assessment was performed through the ABFW children's language test. Data were analyzed statistically. As a result it was observed that the children of GHIV+ were well clinical (94.6%) and immunologically (100%) and eutrophic (86.4%). No differences were found between the groups in terms of vocal complaints, swallowing and self-reported injuries in the head and neck, or the clinical examination of the same region. In relation to the vocal assessment, no differences were found in voice quality, acoustic assessment and the voice-related quality of life, except for the maximum phonation times of a, i, mean of a, i and u and count of the numbers that were lower in GHIV+. In relation to the laryngological assessment, we found a prevalence of 18.75% of incomplete glottic closure in GHIV+ with a fusiform type gap. In relation to the dysphagia symptoms, a difference was found concerning the increased time for a meal and one GHIV+ child was sent to fluoroscopy with normal results. In the phonological assessment no difference was found between the groups. There was no association between the results obtained and the time of HIV diagnosis, the CDC classification, current clinical and immunological classification, use of HAART and HAART time of use. It is concluded that there are no differences between the groups with and without HIV in univariate voice assessments, swallowing and phonology, with the exception of maximum phonation time and the increased duration of a meal, with no association of the results with the evolution of the disease. Keywords: Child. Voice disorder. Communication impairment. HIV. Swallowing disorder.165 f. : il. algumas color.application/pdfTesesPediatriaDisturbios da deglutiçãoDistúrbios da vozSindrome de imunodeficiencia adquirida - CriançasVoz, deglutição e fonologia em crianças infectadas pelo HIVinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - T - ELIANE CRISTINA PEREIRA.pdf.txtExtracted Texttext/plain302401https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43757/1/R%20-%20T%20-%20ELIANE%20CRISTINA%20PEREIRA.pdf.txt54792c7445ff9822558423186fe8f1b6MD51open accessTHUMBNAILR - T - ELIANE CRISTINA PEREIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1118https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43757/2/R%20-%20T%20-%20ELIANE%20CRISTINA%20PEREIRA.pdf.jpg01f4e7ed8a06e88376bda5d94097bafcMD52open accessORIGINALR - T - ELIANE CRISTINA PEREIRA.pdfapplication/pdf4634448https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/43757/3/R%20-%20T%20-%20ELIANE%20CRISTINA%20PEREIRA.pdf0e3e42e39be09f330ba3f199edb43495MD53open access1884/437572019-02-11 15:38:54.472open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/43757Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-02-11T17:38:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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