A formação da consciência histórica como objetivo do ensino de história no ensino médio : o lugar do material didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Daniel Hortencio de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/3606
Resumo: Orientadora: Maria Auxiliadora Schmidt
id UFPR_9864626cc3d9424ed8fbbe50e990b77a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/3606
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Medeiros, Daniel Hortencio deSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-07-28T16:59:47Z2020-07-28T16:59:47Z2005https://hdl.handle.net/1884/3606Orientadora: Maria Auxiliadora SchmidtTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005Inclui bibliografia e anexosResumo: A consciência histórica, segundo Jorn Rusen, articula, fundamentalmente, dois elementos: o passado como experiência e o presente e o futuro como campos de ação orientados por este passado e tem como função ajudarmos a compreender a realidade passada para compreender a realidade presente. Para ele, a aprendizagem da história é um processo de digestão de experiências do tempo em forma de competências narrativas, entendendo-se "competência narrativa" como a habilidade para narrar uma história através da qual a vida prática recebe uma orientação no tempo. Os livros didáticos de História deveriam contemplar essa competência narrativa e seu uso, nas salas de aula, contribuir para construir e desenvolver consciência histórica nos alunos. A pesquisa empírica demonstrou as dificuldades do material didático na sua tarefa proposta por Rusen e o descolamento dos alunos em relação ao passado. Não se trata de os alunos pesquisados recusarem a disciplina de História, mas de o material didático não ter sido capaz de desenvolver uma narrativa que, em sua constituição de sentido se vincule à experiência do tempo de maneira que o passado passa tornar-se presente no quadro cultural de orientação da vida prática contemporânea.Abstract: Historical consciousness, according to Jorn Rusen, links, fundamentally, two elements: the past as experience and present and future as action fields directed by this past, which has the function of helping us comprehend the past reality in order to understand the present. For him, learning history is a process of assimilating experiences of time into a narrative competence, understanding "narrative competence" as the ability to narrate a history through witch practical life receives an orientation in time. The History schoolbooks should regard this narrative competence and its use in the classroom and contribute in constructing and developing historical consciousness in the students. The empirical research has demonstrated the difficulties of schoolbooks in accomplishing this duty suggested by Rusen, besides the student's alienation of the past. It doesn't mean that the researched students refused history education, but that the schoolbook was not able to develop a narrative that, by constituting sense bonds time experience so that the past becomes present in the cultural frame of orientation to contemporary practical life.xiii, 194 f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalHistoria - Estudo e ensinoMaterial didáticoTesesA formação da consciência histórica como objetivo do ensino de história no ensino médio : o lugar do material didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMicrosoft Word - Tese para pdf[1].doc.PDFapplication/pdf1383699https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3606/1/Microsoft%20Word%20-%20Tese%20para%20pdf%5b1%5d.doc.PDF5b0a24ac83c69b79d8806f9ee239a8dbMD51open accessTEXTMicrosoft Word - Tese para pdf[1].doc.PDF.txtExtracted Texttext/plain403832https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3606/2/Microsoft%20Word%20-%20Tese%20para%20pdf%5b1%5d.doc.PDF.txtce45fb782ac111ed75995185a38d9f3bMD52open accessTHUMBNAILMicrosoft Word - Tese para pdf[1].doc.PDF.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3606/3/Microsoft%20Word%20-%20Tese%20para%20pdf%5b1%5d.doc.PDF.jpg2add80937e26df0b1d4398dd72c22a29MD53open access1884/36062020-07-28 13:59:47.514open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/3606Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-07-28T16:59:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação da consciência histórica como objetivo do ensino de história no ensino médio : o lugar do material didático
title A formação da consciência histórica como objetivo do ensino de história no ensino médio : o lugar do material didático
spellingShingle A formação da consciência histórica como objetivo do ensino de história no ensino médio : o lugar do material didático
Medeiros, Daniel Hortencio de
Historia - Estudo e ensino
Material didático
Teses
title_short A formação da consciência histórica como objetivo do ensino de história no ensino médio : o lugar do material didático
title_full A formação da consciência histórica como objetivo do ensino de história no ensino médio : o lugar do material didático
title_fullStr A formação da consciência histórica como objetivo do ensino de história no ensino médio : o lugar do material didático
title_full_unstemmed A formação da consciência histórica como objetivo do ensino de história no ensino médio : o lugar do material didático
title_sort A formação da consciência histórica como objetivo do ensino de história no ensino médio : o lugar do material didático
author Medeiros, Daniel Hortencio de
author_facet Medeiros, Daniel Hortencio de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Daniel Hortencio de
dc.subject.por.fl_str_mv Historia - Estudo e ensino
Material didático
Teses
topic Historia - Estudo e ensino
Material didático
Teses
description Orientadora: Maria Auxiliadora Schmidt
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-28T16:59:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-28T16:59:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/3606
url https://hdl.handle.net/1884/3606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xiii, 194 f. : il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3606/1/Microsoft%20Word%20-%20Tese%20para%20pdf%5b1%5d.doc.PDF
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3606/2/Microsoft%20Word%20-%20Tese%20para%20pdf%5b1%5d.doc.PDF.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3606/3/Microsoft%20Word%20-%20Tese%20para%20pdf%5b1%5d.doc.PDF.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b0a24ac83c69b79d8806f9ee239a8db
ce45fb782ac111ed75995185a38d9f3b
2add80937e26df0b1d4398dd72c22a29
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898729244065792