A formação da consciência histórica como objetivo do ensino de história no ensino médio : o lugar do material didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/3606 |
Resumo: | Orientadora: Maria Auxiliadora Schmidt |
id |
UFPR_9864626cc3d9424ed8fbbe50e990b77a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/3606 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Medeiros, Daniel Hortencio deSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-07-28T16:59:47Z2020-07-28T16:59:47Z2005https://hdl.handle.net/1884/3606Orientadora: Maria Auxiliadora SchmidtTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005Inclui bibliografia e anexosResumo: A consciência histórica, segundo Jorn Rusen, articula, fundamentalmente, dois elementos: o passado como experiência e o presente e o futuro como campos de ação orientados por este passado e tem como função ajudarmos a compreender a realidade passada para compreender a realidade presente. Para ele, a aprendizagem da história é um processo de digestão de experiências do tempo em forma de competências narrativas, entendendo-se "competência narrativa" como a habilidade para narrar uma história através da qual a vida prática recebe uma orientação no tempo. Os livros didáticos de História deveriam contemplar essa competência narrativa e seu uso, nas salas de aula, contribuir para construir e desenvolver consciência histórica nos alunos. A pesquisa empírica demonstrou as dificuldades do material didático na sua tarefa proposta por Rusen e o descolamento dos alunos em relação ao passado. Não se trata de os alunos pesquisados recusarem a disciplina de História, mas de o material didático não ter sido capaz de desenvolver uma narrativa que, em sua constituição de sentido se vincule à experiência do tempo de maneira que o passado passa tornar-se presente no quadro cultural de orientação da vida prática contemporânea.Abstract: Historical consciousness, according to Jorn Rusen, links, fundamentally, two elements: the past as experience and present and future as action fields directed by this past, which has the function of helping us comprehend the past reality in order to understand the present. For him, learning history is a process of assimilating experiences of time into a narrative competence, understanding "narrative competence" as the ability to narrate a history through witch practical life receives an orientation in time. The History schoolbooks should regard this narrative competence and its use in the classroom and contribute in constructing and developing historical consciousness in the students. The empirical research has demonstrated the difficulties of schoolbooks in accomplishing this duty suggested by Rusen, besides the student's alienation of the past. It doesn't mean that the researched students refused history education, but that the schoolbook was not able to develop a narrative that, by constituting sense bonds time experience so that the past becomes present in the cultural frame of orientation to contemporary practical life.xiii, 194 f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalHistoria - Estudo e ensinoMaterial didáticoTesesA formação da consciência histórica como objetivo do ensino de história no ensino médio : o lugar do material didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMicrosoft Word - Tese para pdf[1].doc.PDFapplication/pdf1383699https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3606/1/Microsoft%20Word%20-%20Tese%20para%20pdf%5b1%5d.doc.PDF5b0a24ac83c69b79d8806f9ee239a8dbMD51open accessTEXTMicrosoft Word - Tese para pdf[1].doc.PDF.txtExtracted Texttext/plain403832https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3606/2/Microsoft%20Word%20-%20Tese%20para%20pdf%5b1%5d.doc.PDF.txtce45fb782ac111ed75995185a38d9f3bMD52open accessTHUMBNAILMicrosoft Word - Tese para pdf[1].doc.PDF.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3606/3/Microsoft%20Word%20-%20Tese%20para%20pdf%5b1%5d.doc.PDF.jpg2add80937e26df0b1d4398dd72c22a29MD53open access1884/36062020-07-28 13:59:47.514open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/3606Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-07-28T16:59:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A formação da consciência histórica como objetivo do ensino de história no ensino médio : o lugar do material didático |
title |
A formação da consciência histórica como objetivo do ensino de história no ensino médio : o lugar do material didático |
spellingShingle |
A formação da consciência histórica como objetivo do ensino de história no ensino médio : o lugar do material didático Medeiros, Daniel Hortencio de Historia - Estudo e ensino Material didático Teses |
title_short |
A formação da consciência histórica como objetivo do ensino de história no ensino médio : o lugar do material didático |
title_full |
A formação da consciência histórica como objetivo do ensino de história no ensino médio : o lugar do material didático |
title_fullStr |
A formação da consciência histórica como objetivo do ensino de história no ensino médio : o lugar do material didático |
title_full_unstemmed |
A formação da consciência histórica como objetivo do ensino de história no ensino médio : o lugar do material didático |
title_sort |
A formação da consciência histórica como objetivo do ensino de história no ensino médio : o lugar do material didático |
author |
Medeiros, Daniel Hortencio de |
author_facet |
Medeiros, Daniel Hortencio de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948- Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Daniel Hortencio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Historia - Estudo e ensino Material didático Teses |
topic |
Historia - Estudo e ensino Material didático Teses |
description |
Orientadora: Maria Auxiliadora Schmidt |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-28T16:59:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-28T16:59:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/3606 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/3606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xiii, 194 f. : il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3606/1/Microsoft%20Word%20-%20Tese%20para%20pdf%5b1%5d.doc.PDF https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3606/2/Microsoft%20Word%20-%20Tese%20para%20pdf%5b1%5d.doc.PDF.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/3606/3/Microsoft%20Word%20-%20Tese%20para%20pdf%5b1%5d.doc.PDF.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5b0a24ac83c69b79d8806f9ee239a8db ce45fb782ac111ed75995185a38d9f3b 2add80937e26df0b1d4398dd72c22a29 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898729244065792 |