A abordagem da gramática em material didático do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castilho, Luciana Tomé de Souza
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNITAU
Texto Completo: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/733
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da Silva
id UNITAU_981428aada2ba03f1600a7871a27159c
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/733
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Castilho, Luciana Tomé de SouzaRomero, Tania Regina de SouzaGhiraldelo, Claudete MorenoUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaSilva, Elisabeth Ramos da, 1953-2023-11-18T00:15:51Z2023-11-18T00:15:51Z2008http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/733Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da SilvaDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2008.Resumo: Este trabalho consiste em uma análise de materiais didáticos, mais precisamente das conquistas do ensino médio e de curso pré-vestibular, ambos pertencentes a um conhecimento método de educação privado. A intenção da nossa pesquisa foi analisar como tais materiais abordam as questões teóricas e os exercícios de Língua Portuguesa, principalmente aqueles referentes a gramática, a fim de investigarmos se predominam atividades concernentes à gramática teórica, à gramática de uso, à gramática normativa reflexiva (Travaglia, 2006; 2007). Foi averiguado que, embora haja atividades que abordem a gramática de uso, a gramática de uso, a gramática normativa e a gramática reflexiva, os exercícios predominantes estão relacionados à gramática teórica, indicando que o livro didático é elaborado com base no resultado que os alunos apresentam em exames, como o vestibular, por exemplo (Fidalgo, 2006). Tal fato nos leva a crer que a apostila analisada neste trabalho contempla o ensino da gramática com o objetivo de particularizar não somente a compreensão das regras, mas também o uso e a funcionalidade da língua.Abstract: This paper consists of an analysis of didactic material, specially schoolbooks of high school and pre-entrance examination course; both of them from a well known private school. Our intention in this study was to analyze how this material approached some theoretical aspects and exercises of the Portuguese Language, specially the ones concerned to grammar, in order to verify if there is emphasis in activities related to the theoretical grammar, use of grammar, prescriptive grammar or reflective grammar (Travaglia, 2006; 2007).. It was verified that, even there are activities related to the use of grammar, prescriptive grammar and reflective grammar, the majority of the exercises are related to theoretical grammar, indicating the or schoolbook is prepared based on the results which students have gotten in some tests, like vestibular, for instance (Fidalgo, 2006). This fact makes us believe the schoolbook analyzed in this paper ponders the grammar teaching with purpose not only to comprehend the rules, but also the use and functions of the Language.Made available in DSpace on 2023-11-18T00:15:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luciana Tome de Souza Castilho.pdf: 3791805 bytes, checksum: b550c1fccda881449034aac1bcb780ee (MD5) Previous issue date: 2008121f : il.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.GramáticaMaterial didáticoA abordagem da gramática em material didático do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLuciana Tome de Souza Castilho.pdfapplication/pdf3791805http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/733/1/Luciana%20Tome%20de%20Souza%20Castilho.pdfb550c1fccda881449034aac1bcb780eeMD5120.500.11874/7332023-11-17 22:15:51.402oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/733Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-11-18T00:15:51Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A abordagem da gramática em material didático do ensino médio
title A abordagem da gramática em material didático do ensino médio
spellingShingle A abordagem da gramática em material didático do ensino médio
Castilho, Luciana Tomé de Souza
Gramática
Material didático
title_short A abordagem da gramática em material didático do ensino médio
title_full A abordagem da gramática em material didático do ensino médio
title_fullStr A abordagem da gramática em material didático do ensino médio
title_full_unstemmed A abordagem da gramática em material didático do ensino médio
title_sort A abordagem da gramática em material didático do ensino médio
author Castilho, Luciana Tomé de Souza
author_facet Castilho, Luciana Tomé de Souza
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Romero, Tania Regina de Souza
Ghiraldelo, Claudete Moreno
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Castilho, Luciana Tomé de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Elisabeth Ramos da, 1953-
contributor_str_mv Silva, Elisabeth Ramos da, 1953-
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática
Material didático
topic Gramática
Material didático
description Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da Silva
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-18T00:15:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-18T00:15:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/733
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 121f : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/733/1/Luciana%20Tome%20de%20Souza%20Castilho.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b550c1fccda881449034aac1bcb780ee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844396870598656