A abordagem da gramática em material didático do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNITAU |
Texto Completo: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/733 |
Resumo: | Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da Silva |
id |
UNITAU_981428aada2ba03f1600a7871a27159c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/733 |
network_acronym_str |
UNITAU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
repository_id_str |
|
spelling |
Castilho, Luciana Tomé de SouzaRomero, Tania Regina de SouzaGhiraldelo, Claudete MorenoUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaSilva, Elisabeth Ramos da, 1953-2023-11-18T00:15:51Z2023-11-18T00:15:51Z2008http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/733Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da SilvaDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2008.Resumo: Este trabalho consiste em uma análise de materiais didáticos, mais precisamente das conquistas do ensino médio e de curso pré-vestibular, ambos pertencentes a um conhecimento método de educação privado. A intenção da nossa pesquisa foi analisar como tais materiais abordam as questões teóricas e os exercícios de Língua Portuguesa, principalmente aqueles referentes a gramática, a fim de investigarmos se predominam atividades concernentes à gramática teórica, à gramática de uso, à gramática normativa reflexiva (Travaglia, 2006; 2007). Foi averiguado que, embora haja atividades que abordem a gramática de uso, a gramática de uso, a gramática normativa e a gramática reflexiva, os exercícios predominantes estão relacionados à gramática teórica, indicando que o livro didático é elaborado com base no resultado que os alunos apresentam em exames, como o vestibular, por exemplo (Fidalgo, 2006). Tal fato nos leva a crer que a apostila analisada neste trabalho contempla o ensino da gramática com o objetivo de particularizar não somente a compreensão das regras, mas também o uso e a funcionalidade da língua.Abstract: This paper consists of an analysis of didactic material, specially schoolbooks of high school and pre-entrance examination course; both of them from a well known private school. Our intention in this study was to analyze how this material approached some theoretical aspects and exercises of the Portuguese Language, specially the ones concerned to grammar, in order to verify if there is emphasis in activities related to the theoretical grammar, use of grammar, prescriptive grammar or reflective grammar (Travaglia, 2006; 2007).. It was verified that, even there are activities related to the use of grammar, prescriptive grammar and reflective grammar, the majority of the exercises are related to theoretical grammar, indicating the or schoolbook is prepared based on the results which students have gotten in some tests, like vestibular, for instance (Fidalgo, 2006). This fact makes us believe the schoolbook analyzed in this paper ponders the grammar teaching with purpose not only to comprehend the rules, but also the use and functions of the Language.Made available in DSpace on 2023-11-18T00:15:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luciana Tome de Souza Castilho.pdf: 3791805 bytes, checksum: b550c1fccda881449034aac1bcb780ee (MD5) Previous issue date: 2008121f : il.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.GramáticaMaterial didáticoA abordagem da gramática em material didático do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLuciana Tome de Souza Castilho.pdfapplication/pdf3791805http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/733/1/Luciana%20Tome%20de%20Souza%20Castilho.pdfb550c1fccda881449034aac1bcb780eeMD5120.500.11874/7332023-11-17 22:15:51.402oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/733Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-11-18T00:15:51Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A abordagem da gramática em material didático do ensino médio |
title |
A abordagem da gramática em material didático do ensino médio |
spellingShingle |
A abordagem da gramática em material didático do ensino médio Castilho, Luciana Tomé de Souza Gramática Material didático |
title_short |
A abordagem da gramática em material didático do ensino médio |
title_full |
A abordagem da gramática em material didático do ensino médio |
title_fullStr |
A abordagem da gramática em material didático do ensino médio |
title_full_unstemmed |
A abordagem da gramática em material didático do ensino médio |
title_sort |
A abordagem da gramática em material didático do ensino médio |
author |
Castilho, Luciana Tomé de Souza |
author_facet |
Castilho, Luciana Tomé de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Romero, Tania Regina de Souza Ghiraldelo, Claudete Moreno Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castilho, Luciana Tomé de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Elisabeth Ramos da, 1953- |
contributor_str_mv |
Silva, Elisabeth Ramos da, 1953- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gramática Material didático |
topic |
Gramática Material didático |
description |
Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da Silva |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-18T00:15:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-18T00:15:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/733 |
url |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv |
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
121f : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNITAU instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
collection |
Repositório Institucional da UNITAU |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/733/1/Luciana%20Tome%20de%20Souza%20Castilho.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b550c1fccda881449034aac1bcb780ee |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844396870598656 |