A condição de aluno trabalhador do curso de pedagogia da UFPR e suas implicações na relação teoria-prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/80485 |
Resumo: | Orientador: Prof.a Dra. Noela Invernizzi |
id |
UFPR_9a3fd30b3f6172df10e930a3ae83a4d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80485 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Corrêa, Fernanda Maria LuzUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em PedagogiaInvernizzi Castillo, Noela, 1965-Borck, Anna Paula2022-12-14T12:29:49Z2022-12-14T12:29:49Z2014https://hdl.handle.net/1884/80485Orientador: Prof.a Dra. Noela InvernizziMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em PedagogiaInclui referências: p. 54-56Resumo : No contexto da expansão da educação superior na última década, este estudo analisa a relação entre educação e trabalho tomando como objeto os alunos trabalhadores. Para tal analisou-se, a partir de questionários, o perfil dos estudantes trabalhadores do 4o ano do curso de pedagogia noturno da Universidade Federal do Paraná, indagando qual é a influência da dupla jornada diária entre trabalho e estudo no seu desenvolvimento acadêmico. Sobre este aspecto verificou-se que este perfil de aluno implica em um repensar das metodologias e conteúdos do curso superior, para garantir uma adaptação a tal condição sem perda de qualidade do conteúdo. Ademais, foi examinado, entre os estudantes que trabalham em atividades pedagógicas, como eles elaboram a relação teoria e prática na interação entre o âmbito de trabalho e o âmbito acadêmico.Abstract : In the context of the expansion of higher education over the last decade, this study examines the relationship between education and work taking as object the pupils workers. For this we analyzed from questionnaires, the profile of student workers in the 4th year of Pedagogy course in the night, Universidade Federal do Paraná,asking what is the influence of the daily double shift work and study in their academic development. In this respect it was noted that this student profile implies a rethinking of the methods and content of higher education, to ensure adaptation to that condition without loss of quality of content. Furthermore, it was examined among students working on educational activities, as they elaborate the theory and practice regarding the interaction between the scope of work and the academic sphere.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEnsino superior - BrasilEstudantes Universitarios- - TrabalhoA condição de aluno trabalhador do curso de pedagogia da UFPR e suas implicações na relação teoria-práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALANNA PAULA BORCK.pdfapplication/pdf298495https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80485/1/ANNA%20PAULA%20BORCK.pdfb8f07637df495c99a6e9124d3aa49ec4MD51open access1884/804852022-12-14 09:29:49.7open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80485Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-14T12:29:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A condição de aluno trabalhador do curso de pedagogia da UFPR e suas implicações na relação teoria-prática |
title |
A condição de aluno trabalhador do curso de pedagogia da UFPR e suas implicações na relação teoria-prática |
spellingShingle |
A condição de aluno trabalhador do curso de pedagogia da UFPR e suas implicações na relação teoria-prática Borck, Anna Paula Educação - Estudo e ensino Ensino superior - Brasil Estudantes Universitarios- - Trabalho |
title_short |
A condição de aluno trabalhador do curso de pedagogia da UFPR e suas implicações na relação teoria-prática |
title_full |
A condição de aluno trabalhador do curso de pedagogia da UFPR e suas implicações na relação teoria-prática |
title_fullStr |
A condição de aluno trabalhador do curso de pedagogia da UFPR e suas implicações na relação teoria-prática |
title_full_unstemmed |
A condição de aluno trabalhador do curso de pedagogia da UFPR e suas implicações na relação teoria-prática |
title_sort |
A condição de aluno trabalhador do curso de pedagogia da UFPR e suas implicações na relação teoria-prática |
author |
Borck, Anna Paula |
author_facet |
Borck, Anna Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Corrêa, Fernanda Maria Luz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Invernizzi Castillo, Noela, 1965- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borck, Anna Paula |
contributor_str_mv |
Invernizzi Castillo, Noela, 1965- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Estudo e ensino Ensino superior - Brasil Estudantes Universitarios- - Trabalho |
topic |
Educação - Estudo e ensino Ensino superior - Brasil Estudantes Universitarios- - Trabalho |
description |
Orientador: Prof.a Dra. Noela Invernizzi |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-14T12:29:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-14T12:29:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/80485 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/80485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80485/1/ANNA%20PAULA%20BORCK.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b8f07637df495c99a6e9124d3aa49ec4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860253261758464 |