A condição de aluno trabalhador do curso de pedagogia da UFPR e suas implicações na relação teoria-prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borck, Anna Paula
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80485
Resumo: Orientador: Prof.a Dra. Noela Invernizzi
id UFPR_9a3fd30b3f6172df10e930a3ae83a4d7
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80485
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Corrêa, Fernanda Maria LuzUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em PedagogiaInvernizzi Castillo, Noela, 1965-Borck, Anna Paula2022-12-14T12:29:49Z2022-12-14T12:29:49Z2014https://hdl.handle.net/1884/80485Orientador: Prof.a Dra. Noela InvernizziMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em PedagogiaInclui referências: p. 54-56Resumo : No contexto da expansão da educação superior na última década, este estudo analisa a relação entre educação e trabalho tomando como objeto os alunos trabalhadores. Para tal analisou-se, a partir de questionários, o perfil dos estudantes trabalhadores do 4o ano do curso de pedagogia noturno da Universidade Federal do Paraná, indagando qual é a influência da dupla jornada diária entre trabalho e estudo no seu desenvolvimento acadêmico. Sobre este aspecto verificou-se que este perfil de aluno implica em um repensar das metodologias e conteúdos do curso superior, para garantir uma adaptação a tal condição sem perda de qualidade do conteúdo. Ademais, foi examinado, entre os estudantes que trabalham em atividades pedagógicas, como eles elaboram a relação teoria e prática na interação entre o âmbito de trabalho e o âmbito acadêmico.Abstract : In the context of the expansion of higher education over the last decade, this study examines the relationship between education and work taking as object the pupils workers. For this we analyzed from questionnaires, the profile of student workers in the 4th year of Pedagogy course in the night, Universidade Federal do Paraná,asking what is the influence of the daily double shift work and study in their academic development. In this respect it was noted that this student profile implies a rethinking of the methods and content of higher education, to ensure adaptation to that condition without loss of quality of content. Furthermore, it was examined among students working on educational activities, as they elaborate the theory and practice regarding the interaction between the scope of work and the academic sphere.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEnsino superior - BrasilEstudantes Universitarios- - TrabalhoA condição de aluno trabalhador do curso de pedagogia da UFPR e suas implicações na relação teoria-práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALANNA PAULA BORCK.pdfapplication/pdf298495https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80485/1/ANNA%20PAULA%20BORCK.pdfb8f07637df495c99a6e9124d3aa49ec4MD51open access1884/804852022-12-14 09:29:49.7open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80485Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-14T12:29:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A condição de aluno trabalhador do curso de pedagogia da UFPR e suas implicações na relação teoria-prática
title A condição de aluno trabalhador do curso de pedagogia da UFPR e suas implicações na relação teoria-prática
spellingShingle A condição de aluno trabalhador do curso de pedagogia da UFPR e suas implicações na relação teoria-prática
Borck, Anna Paula
Educação - Estudo e ensino
Ensino superior - Brasil
Estudantes Universitarios- - Trabalho
title_short A condição de aluno trabalhador do curso de pedagogia da UFPR e suas implicações na relação teoria-prática
title_full A condição de aluno trabalhador do curso de pedagogia da UFPR e suas implicações na relação teoria-prática
title_fullStr A condição de aluno trabalhador do curso de pedagogia da UFPR e suas implicações na relação teoria-prática
title_full_unstemmed A condição de aluno trabalhador do curso de pedagogia da UFPR e suas implicações na relação teoria-prática
title_sort A condição de aluno trabalhador do curso de pedagogia da UFPR e suas implicações na relação teoria-prática
author Borck, Anna Paula
author_facet Borck, Anna Paula
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Corrêa, Fernanda Maria Luz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Invernizzi Castillo, Noela, 1965-
dc.contributor.author.fl_str_mv Borck, Anna Paula
contributor_str_mv Invernizzi Castillo, Noela, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Ensino superior - Brasil
Estudantes Universitarios- - Trabalho
topic Educação - Estudo e ensino
Ensino superior - Brasil
Estudantes Universitarios- - Trabalho
description Orientador: Prof.a Dra. Noela Invernizzi
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-14T12:29:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-14T12:29:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/80485
url https://hdl.handle.net/1884/80485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80485/1/ANNA%20PAULA%20BORCK.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b8f07637df495c99a6e9124d3aa49ec4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860253261758464