A representação do docente sobre a formação do enfermeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Juliana
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/8459
Resumo: Orientadora: Maria de Fátima Mantovani
id UFPR_9b456b568ba38a25be35fe8532c926d3
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/8459
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rodrigues, JulianaMantovani, Maria de Fátima, 1956-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2021-01-13T19:06:46Z2021-01-13T19:06:46Z2006https://hdl.handle.net/1884/8459Orientadora: Maria de Fátima MantovaniDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Defesa: Curitiba, 2006Inclui bibliografiaResumo: O ensino de enfermagem desde o final do século XX, até a atualidade vem se modificando para atender tanto às exigências da legislação vigente, como às do mundo do trabalho. Esse contexto acarreta mudanças na postura docente em relação a sua contribuição para a formação do enfermeiro, e, da mesma maneira, nas suas representações frente ao egresso. Assim, esta pesquisa de natureza qualitativa, norteada pelo referencial teórico das representações sociais, tem como objetivos identificar a representação e descrever o significado da contribuição do docente para a formação do enfermeiro. O suporte teórico da pesquisa constou da revisão de literatura sobre o ensino e a prática docente de enfermagem no Brasil, sua relação com as políticas públicas de saúde e as temáticas do currículo e das competências docentes necessárias para mediar e facilitar a formação do enfermeiro. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná. Teve como sujeitos 22 enfermeiros docentes do curso de graduação em enfermagem de duas instituições de ensino superior da cidade de Curitiba. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semi-estruturadas, gravadas e posteriormente transcritas. Os dados foram analisados pela técnica da Análise de Conteúdo. Desta análise, emergiram dois grandes temas: A representação do perfil do enfermeiro formado pela instituição que possibilitou a composição de três categorias: enfermeiro crítico-reflexivo, enfermeiro humanista, enfermeiro autônomo; e o segundo, A representação do docente sobre a sua contribuição para a formação do enfermeiro, que por sua vez permitiu a identificação das categorias: da capacitação docente e a da inserção política e profissional do docente. Constatamos que existe uma semelhança das características nos discursos dos sujeitos. Entendemos que há clareza e compreensão dos docentes em relação ao que preconiza a legislação do ensino de enfermagem e consideramos que estas falas caracterizam "o discurso do final do século XX". Verificamos que há consenso nas representações dos docentes quanto à formação de enfermeiros autônomos, com capacidade de buscar o conhecimento e transformar a realidade na qual estão inseridos. A identificação do papel dos docentes, na formação, é marcada pela sua inserção nas instituições de ensino superior, sua competência política e o modelo de atuação na prática a que estão ligados. Consideramos que a representação dos docentes sobre a formação do enfermeiro afasta-os cada vez mais do paradigma tradicional aproximando-os do paradigma emergente.Abstract: Since the end of the 20th century to date nursing education is changing itself to meet the demand of the current legislation as well as to the world of work. This context brings changes on the teaching body attitude regarding its contribution to the nurse training and, the same way, on its representation related to the egressed. Consequently, this qualitative research guided by the social representation theoretical approach aims to identify this representation and to describe the meaning of the teaching contribution to the nurse training. The theoretical support research consisted of literature review on education and nursing teaching practice in Brazil, its relation to the health public policies, curriculum subjects and essential teaching competencies as to mediate and to enable the nurse training. The research has been approved by the Ethics Committee of Health Sciences Sector of Federal Universty of Paraná. There were as subjects 22 nurse teachers of the nursing undergraduate course from two higher education institutions in the city of Curitiba. The data collection occurred through semi-structured interviews, recorded and transcripted afterwards. The data was analyzed by the content analisys technique. Two great topics came up from this analysis: The nurse profile representation formed by the institution which enabled the composition of three categories: critic-reflexive nurse, humanist nurse, autonomous nurse; and the second, The teaching representation on its contribution to the nurse training, that permitted to identify categories: of teaching capability and of political and professional teaching insertion. It was noticed that there is a similar characteristic on the subject discourse. It is understood that there is clarity and comprehension by the teaching body regarding to what preconizes the legislation of nursing education and it is considered that these speeches marks "the end of the 20th century discourse." It was verified that there is a consensus in the teaching representation regarding the training of autonomous nurses, being able to search for knowledge and transform the reality they are settled in. The teaching role identification, on undergraduate level, is marked by its insertion in the higher education institutions, its policy competences and the performance model to which they are attached to. It is considered that the teaching representation on the nurse training distances itself more and more from the traditional paradigm, approaching it to the emergent pattern.106f.application/pdfDisponível em formato digitalEnfermagemEstudantes de enfermagemEnsino superiorEducação em enfermagemA representação do docente sobre a formação do enfermeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALdisserta juliana rodrigues.pdfapplication/pdf679495https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/8459/1/disserta%20juliana%20rodrigues.pdf198717839e19c86a02e83841aec6fe4fMD51open accessTEXTdisserta juliana rodrigues.pdf.txtExtracted Texttext/plain204368https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/8459/2/disserta%20juliana%20rodrigues.pdf.txtc7c66fbaaed1efd96e90e60b897bd084MD52open accessTHUMBNAILdisserta juliana rodrigues.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1183https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/8459/3/disserta%20juliana%20rodrigues.pdf.jpg4d3e8b1e9aebb212ea06c0c4f0c73e0bMD53open access1884/84592021-01-13 16:06:46.396open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/8459Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-01-13T19:06:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A representação do docente sobre a formação do enfermeiro
title A representação do docente sobre a formação do enfermeiro
spellingShingle A representação do docente sobre a formação do enfermeiro
Rodrigues, Juliana
Enfermagem
Estudantes de enfermagem
Ensino superior
Educação em enfermagem
title_short A representação do docente sobre a formação do enfermeiro
title_full A representação do docente sobre a formação do enfermeiro
title_fullStr A representação do docente sobre a formação do enfermeiro
title_full_unstemmed A representação do docente sobre a formação do enfermeiro
title_sort A representação do docente sobre a formação do enfermeiro
author Rodrigues, Juliana
author_facet Rodrigues, Juliana
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Mantovani, Maria de Fátima, 1956-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Estudantes de enfermagem
Ensino superior
Educação em enfermagem
topic Enfermagem
Estudantes de enfermagem
Ensino superior
Educação em enfermagem
description Orientadora: Maria de Fátima Mantovani
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-13T19:06:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-13T19:06:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/8459
url https://hdl.handle.net/1884/8459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 106f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/8459/1/disserta%20juliana%20rodrigues.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/8459/2/disserta%20juliana%20rodrigues.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/8459/3/disserta%20juliana%20rodrigues.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 198717839e19c86a02e83841aec6fe4f
c7c66fbaaed1efd96e90e60b897bd084
4d3e8b1e9aebb212ea06c0c4f0c73e0b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898698389716992