Narrativas fabulárias no ensino da história na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monssão, Maria Lúcia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71551
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Claudia Madruga Cunha
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spelling Monssão, Maria LúciaCunha, Claudia Madruga, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino2021-07-29T19:29:30Z2021-07-29T19:29:30Z2021https://hdl.handle.net/1884/71551Orientadora: Profa. Dra. Claudia Madruga CunhaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação : Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 01/03/2021Inclui referências: p. 102-108Resumo: Esta dissertação buscou compreender qual a contribuição do que chamou de "narrativas fabulárias" para o ensino da disciplina de História, sem o objetivo de explicar as manifestações do sistema estabelecido por meio de seus aparelhos de Estado e ideologias; procurou entender os elos que desdobram essas narrativas que se apresentam sob a forma de contos e causos e remetem à cultura local, à construção de sentido das relações das pessoas com o lugar. Traz uma investigação que se orienta pela metodologia cartográfica (KASTRUP, 2009; ROLNIK, 1989) para fins de problematizar o que se passa a chamar de narrativas fabulárias, expressão de contos e causos que se apresentam na sala de aula do ensino da História na Educação de Jovens e Adultos. Tendo por base conceitual a filosofia da diferença produzida por Gilles Deleuze e Félix Guattari e seus intérpretes Gallo, Cunha e outros, localiza o entendimento sobre a fabulação desenvolvida em Peter Burke, historiador da História Cultural e da Nova História para fins de situar as diferentes abordagens. Organiza-se em três movimentos: primeiro, A Educação de Jovens e Adultos: um território em disputa; segundo, Linguagem e diferença; e terceiro, Narrativas fabulárias na Educação de Jovens e Adultos: a experiência de Cantagalo, com o intuito de propiciar acolhimento às múltiplas vozes, tratando do sentido da memória coletiva na educação escolar, escuta de outras linguagens e até mesmo produção de discurso acerca da história que valoriza as diferentes manifestações da cultura popular, proporcionando-lhes a visibilidade e a construção de sentido com a presença dessa outra linguagem, que atravessa o ensino da disciplina de História. Busca-se, também, entender o que motiva a presença dessas narrativas no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) de Cantagalo-PR. O estudo focou o acontecimento, a experiência e a experimentação por ser um processo que implica criar um começo sem condicionantes prévios. Assim, respeitouse o perfil do estudante que frequenta as aulas de História da EJA, produzindo em seu processo empíricas escutas individuais que ocorreram em cinco momentos, sendo ouvidas sete pessoas. Dessas escutas emergiram histórias de panelas de dinheiro ou pote de ouro, o famoso "cavedar", histórias de lobisomem, história de casa mal-assombrada e barulhos estranhos e história de boitatá. Compreende-se que as fabulárias não se manifestam por mero acaso e não são história no formato oficial e factual, mas exercitam um entendimento diferente do que é "história". Palavras-chave: Ensino de História; Narrativas Fabulárias; EJA.Abstract: This dissertation intended to understand what the contribution of what he called "fabulous narratives" to the teaching of the discipline of History without the objective of explaining the manifestations of the established system through its state apparatus and ideologies; It tried to understand the links that unfold these narratives that are presented in the form of stories and stories and refer to the local culture, to the construction of the meaning of people's relations with the place. It brings an investigation that is guided by the cartographic methodology (KASTRUP, 2009; ROLNIK, 1989) to problematize what are called fabulous narratives, expression of tales and stories that are presented in the classroom of the teaching of History in the Education of Youths and Adults. It had as a conceptual basis the philosophy of difference produced by Gilles Deleuze and Félix Guattari and their interpreters Gallo, Cunha and others, locates the understanding about the fable developed by Peter Burke, historian of Cultural History and New History in order to situate the different approaches. It is organized into three movements: first, Youth and Adult Education: a disputed territory; second, Language and difference; and third, Fabulous Narratives in Youth and Adult Education: Cantagalo's experience, with the aim of providing shelter to multiple voices, dealing with the meaning of collective memory in school education, listening to other languages and even producing discourse about history which values the different manifestations of popular culture, providing them with visibility and the construction of meaning with the presence of this other language, which runs through the teaching of the discipline of History. It also searches to understand what motivates the presence of these narratives at the State Center for Basic Education for Youth and Adults (CEEBJA) in Cantagalo-PR. The study focused on the event, the experience and the experimentation because it is a process that implies creating a beginning without previous conditions. Thus, the profile of the student who attends Youth and Adult Education History classes was respected, producing in his empirical process individual listening that occurred in five moments, with seven people being heard. From these wiretaps emerged stories of pots of money or pot of gold, the famous "cavedar", stories of werewolves, history of haunted house and strange noises and history of "boitatá". It is understood that the fabulous narratives are not manifested by simple chance and are not history in the official and factual format, but they exercise a different understanding of what is the "history". Palavras-chave:History Teaching; Fabulous Narratives; Youth and Adult Education.1 arquivo (154 p.) : il.application/pdfHistoria - Estudo e ensinoEducaçãoFabulasHistoria - DidaticaEducação - MetodologiaNarrativas fabulárias no ensino da história na educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MARIA LUCIA MONSSAO.pdfapplication/pdf1941688https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71551/1/R%20-%20D%20-%20MARIA%20LUCIA%20MONSSAO.pdf8619985d8ea943a4df7a11ff17003e14MD51open access1884/715512021-07-29 16:29:30.453open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71551Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-07-29T19:29:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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