O avesso do espetáculo : tensões sociais e estéticas no cinema de Arthur Omar (1972-1975)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Alvaro Luiz, 1981-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71514
Resumo: Orientador: Prof. Dra. Rosane Kaminski
id UFPR_9bc9e6bf00bc80a0acfe52740383b729
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71514
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Nunes, Alvaro Luiz, 1981-Kaminski, Rosane, 1967-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História2021-07-30T22:05:57Z2021-07-30T22:05:57Z2021https://hdl.handle.net/1884/71514Orientador: Prof. Dra. Rosane KaminskiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 26/03/2021Inclui referências: p. 130-135Resumo: O cinema de Arthur Omar (1948) realizado na primeira metade da década de 1970 radicalizou pesquisas de linguagem relacionadas ao tratamento cinemático de temas antropológicos e históricos. Nosso propósito é refletir acerca das relações entre cinema e realidade, a partir da compreensão e interpretação dos filmes Congo (1972, 35 mm, 11 min.) e Anno de 1798 (1975, 35 mm, 15 min.), realizados por Omar em um período em que as reflexões em torno da função social e estética do cinema se radicalizaram. Para tanto, analisamos textos críticos sobre cinema publicados por Omar no período, bem como construímos um contexto cinematográfico no qual emergem os dois curtas-metragens, denominados pelo próprio cineasta como antidocumentários. Com sua produção teórica e fílmica, Omar questionou a forma documentária como a mais apropriada para o tratamento do real e propôs um método que implica uma revisão do lugar do cinema no real. Em nossa análise fílmica, investigamos tensões estéticas e sociais num cinema que promoveu uma desterritorizalização da imagem na forma documentário. Palavras-chave: antidocumentário. Congo. O Anno de 1798. História e cinema. Arthur Omar. Cinema e espetáculo. A estética do documentário.Abstract: Arthur Omar's (1948) cinema made in the first half of the 1970s radicalized language research related to the cinematic treatment of anthropological and historical themes. Our purpose is to reflect on the relationship between cinema and reality, from the understanding and interpretation of the films Congo (1972, 35 mm, 11 min.) and Anno of 1798 (1975, 35 mm, 15 min.), made by Arthur Omar in the early 1970s, a period in which reflections on the social and aesthetic function of cinema became more radical. As a support point for understanding the films, we analyzed critical texts on cinema published by Omar in the period, as well as constructing a cinematographic context in which the two short films emerge, called by the filmmaker himself as anti-documentaries. With his theoretical and film production, the filmmaker questioned the documentary form as the most appropriate for treating the real and proposed a method that implies a review of the place of cinema in the real. In our film analysis, we investigated aesthetic and social tensions in a cinema that promoted a deterritorialization of the image in the documentary form. Keywords: antidocumentary. Congo. O Anno de 1798. History and cinema. Arthur Omar. Cinema and spectacle. The aesthetics of the documentary.1 arquivo (135 p.) : il.application/pdfOmar, Arthur, 1948-Cinema e históriaDocumentario (Cinema) - BrasilEstéticaHistóriaO avesso do espetáculo : tensões sociais e estéticas no cinema de Arthur Omar (1972-1975)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALVARO LUIZ NUNES.pdfapplication/pdf2104352https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71514/1/R%20-%20D%20-%20ALVARO%20LUIZ%20NUNES.pdf0f3a51b4fac945be10d56163b345c4aaMD51open access1884/715142021-07-30 19:05:57.904open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71514Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-07-30T22:05:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O avesso do espetáculo : tensões sociais e estéticas no cinema de Arthur Omar (1972-1975)
title O avesso do espetáculo : tensões sociais e estéticas no cinema de Arthur Omar (1972-1975)
spellingShingle O avesso do espetáculo : tensões sociais e estéticas no cinema de Arthur Omar (1972-1975)
Nunes, Alvaro Luiz, 1981-
Omar, Arthur, 1948-
Cinema e história
Documentario (Cinema) - Brasil
Estética
História
title_short O avesso do espetáculo : tensões sociais e estéticas no cinema de Arthur Omar (1972-1975)
title_full O avesso do espetáculo : tensões sociais e estéticas no cinema de Arthur Omar (1972-1975)
title_fullStr O avesso do espetáculo : tensões sociais e estéticas no cinema de Arthur Omar (1972-1975)
title_full_unstemmed O avesso do espetáculo : tensões sociais e estéticas no cinema de Arthur Omar (1972-1975)
title_sort O avesso do espetáculo : tensões sociais e estéticas no cinema de Arthur Omar (1972-1975)
author Nunes, Alvaro Luiz, 1981-
author_facet Nunes, Alvaro Luiz, 1981-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Kaminski, Rosane, 1967-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Alvaro Luiz, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Omar, Arthur, 1948-
Cinema e história
Documentario (Cinema) - Brasil
Estética
História
topic Omar, Arthur, 1948-
Cinema e história
Documentario (Cinema) - Brasil
Estética
História
description Orientador: Prof. Dra. Rosane Kaminski
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-30T22:05:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-30T22:05:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/71514
url https://hdl.handle.net/1884/71514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (135 p.) : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71514/1/R%20-%20D%20-%20ALVARO%20LUIZ%20NUNES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f3a51b4fac945be10d56163b345c4aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860776150958080