Proposta de diversificação de práticas de avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/76921 |
Resumo: | Orientadora: Luciana Casacio |
id |
UFPR_9c2131bf6fced82e7fc115118fc4eb6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/76921 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Souza, Renata Barbosa da Silva de, 1987-Universidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em MatemáticaCasacio, Luciana, 1983-2022-07-12T17:33:48Z2022-07-12T17:33:48Z2022https://hdl.handle.net/1884/76921Orientadora: Luciana CasacioMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar, Curso de Licenciatura em Ciências Exatas - Matemática.Inclui referênciasResumo : Tendo como objetivo principal pensar, questionar e procurar transformar as ações pedagógicas quanto às práticas avaliativas, propõe-se neste trabalho a aplicação de diversificação de práticas de avaliação. Avaliar o aluno indicando apenas seus erros, sem se preocupar com a aprendizagem, é comum e realidade no ambiente escolar. Geralmente, a avaliação da aprendizagem é tida como o fim de um processo, normalmente usada para "medir" o conhecimento dos alunos, e ao final desse processo, o conteúdo programático é considerado cumprido sem, muitas vezes, refletir se houve realmente a aprendizagem ou não. Entende-se que a avaliação é essencial ao processo educativo quando concebida com problematização, questionamento e reflexão sobre a ação com base nas teorias científicas; é necessário pensar, questionar e procurar transformar as práticas avaliativas, sobretudo com mudanças nas ações pedagógicas. Neste contexto, este trabalho aborda uma reflexão sobre os atuais métodos de avaliação e propõe a diversificação de estratégias de ensino para uma avaliação mais significativa, considerando ampliar as possibilidades de avaliação do conhecimento. Para isso, são propostas e aplicadas no Colégio Estadual Professora Sully da Rosa Vilarinho, do município de Pontal do Paraná, Estado do Paraná, quatro estratégias: a Abordagem por Resolução de Problemas, trazendo situações-problemas da vida real para serem exploradas, mostrando a matemática como ferramenta para solucionar situações cotidianas e transformando o ato de avaliar em um processo menos autoritário; a Modelagem Matemática como forma diferenciada de metodologia e avaliação, visto que essa prática ainda é pouco utilizada nas escolas e pode ser um sucesso ao tornar o aluno o centro do processo de sua aprendizagem; e as Avaliações Diagnósticas Formativas, disponibilizadas na plataforma do Ministério da Educação como auxílio ao retorno das aulas presenciais após a pandemia da Covid-19 e visam dar um direcionamento aos alunos através do seu nível de aprendizagem. Além disso, algumas formas tradicionais de avaliação são utilizadas para comparação dos métodos e demais formas de avaliar. Os resultados dessas aplicações levam à reflexão crítica sobre o conceito de avaliação e o processo de ensino aprendizagem ao identificar a importância de diversificar métodos de avaliação e repensar a prática educativa.1 recurso online : PDF.application/pdfMatemáticaAvaliaçãoMatematica - InstrumentosProposta de diversificação de práticas de avaliaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALSOUZA, Renata Barbosa da Silva de.pdfapplication/pdf1551441https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76921/1/SOUZA%2c%20Renata%20Barbosa%20da%20Silva%20de.pdfdf315743552925223299980898016f35MD51open access1884/769212022-07-12 14:33:48.493open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76921Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-12T17:33:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposta de diversificação de práticas de avaliação |
title |
Proposta de diversificação de práticas de avaliação |
spellingShingle |
Proposta de diversificação de práticas de avaliação Souza, Renata Barbosa da Silva de, 1987- Matemática Avaliação Matematica - Instrumentos |
title_short |
Proposta de diversificação de práticas de avaliação |
title_full |
Proposta de diversificação de práticas de avaliação |
title_fullStr |
Proposta de diversificação de práticas de avaliação |
title_full_unstemmed |
Proposta de diversificação de práticas de avaliação |
title_sort |
Proposta de diversificação de práticas de avaliação |
author |
Souza, Renata Barbosa da Silva de, 1987- |
author_facet |
Souza, Renata Barbosa da Silva de, 1987- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em Matemática |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Renata Barbosa da Silva de, 1987- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Casacio, Luciana, 1983- |
contributor_str_mv |
Casacio, Luciana, 1983- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Avaliação Matematica - Instrumentos |
topic |
Matemática Avaliação Matematica - Instrumentos |
description |
Orientadora: Luciana Casacio |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-12T17:33:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-12T17:33:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/76921 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/76921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76921/1/SOUZA%2c%20Renata%20Barbosa%20da%20Silva%20de.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
df315743552925223299980898016f35 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860655967371264 |