OS INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS NA INTERFACE ENTRE HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA:: COMPREENDENDO O CENÁRIO NACIONAL NOS ÚLTIMOS 10 ANOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Carolina Costa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Saito, Fumikazu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/225
Resumo: Pesquisas pautadas no diálogo entre a história e o ensino de matemática estão em expansão no Brasil, principalmente focalizando atividades didáticas, em particular, na formação do professor de matemática. Dentre os diversos objetos que ajudam na construção dessa interface, podem-se encontrar os instrumentos matemáticos antigos, que proporcionam uma conexão entre a teoria e a prática da experimentação. Nesse trabalho será apresentado um levantamento inicial de estudos envolvendo a construção de interface entre história e ensino de matemática nos últimos 10 anos, cujo principal foco é o instrumento matemático como articulador dos dois campos de conhecimentos (história da matemática e educação matemática). Dessa maneira, realizou-se uma busca no banco de teses da Capes, anais de eventos da área, livros e artigos em periódicos a fim de compreender o cenário nacional e vislumbrar possíveis desdobramentos didáticos do tema. Entretanto, nessa busca, apontou-se para diversos trabalhos cujos autores faziam ou fizeram parte do Grupo de Estudo e Pesquisa, HEEMa (História e Epistemologia na Educação Matemática) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), criado 2008. Assim, optou-se por realizar uma breve análise dos 12 trabalhos produzidos no HEEMa, que versavam sobre a temática. Após a leitura, percebeu-se que muitas publicações fazem somente o estudo do contexto no qual os conhecimentos são mobilizados, deixando o movimento do pensamento, a elaboração das atividades e a aplicação para uma próxima etapa.
id UECE-4_931fa640e16965d8da0d520e1b7e42c1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/225
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling OS INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS NA INTERFACE ENTRE HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA:: COMPREENDENDO O CENÁRIO NACIONAL NOS ÚLTIMOS 10 ANOSInstrumentos Matemáticos. Interface. História da Matemática. Ensino de matemática.Pesquisas pautadas no diálogo entre a história e o ensino de matemática estão em expansão no Brasil, principalmente focalizando atividades didáticas, em particular, na formação do professor de matemática. Dentre os diversos objetos que ajudam na construção dessa interface, podem-se encontrar os instrumentos matemáticos antigos, que proporcionam uma conexão entre a teoria e a prática da experimentação. Nesse trabalho será apresentado um levantamento inicial de estudos envolvendo a construção de interface entre história e ensino de matemática nos últimos 10 anos, cujo principal foco é o instrumento matemático como articulador dos dois campos de conhecimentos (história da matemática e educação matemática). Dessa maneira, realizou-se uma busca no banco de teses da Capes, anais de eventos da área, livros e artigos em periódicos a fim de compreender o cenário nacional e vislumbrar possíveis desdobramentos didáticos do tema. Entretanto, nessa busca, apontou-se para diversos trabalhos cujos autores faziam ou fizeram parte do Grupo de Estudo e Pesquisa, HEEMa (História e Epistemologia na Educação Matemática) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), criado 2008. Assim, optou-se por realizar uma breve análise dos 12 trabalhos produzidos no HEEMa, que versavam sobre a temática. Após a leitura, percebeu-se que muitas publicações fazem somente o estudo do contexto no qual os conhecimentos são mobilizados, deixando o movimento do pensamento, a elaboração das atividades e a aplicação para uma próxima etapa.EdUECE2018-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/22510.30938/bocehm.v5i14.225Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática; 109 - 1222447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/225/174Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Ana Carolina CostaSaito, Fumikazu2019-02-12T00:36:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/225Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:39.506306Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv OS INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS NA INTERFACE ENTRE HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA:: COMPREENDENDO O CENÁRIO NACIONAL NOS ÚLTIMOS 10 ANOS
title OS INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS NA INTERFACE ENTRE HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA:: COMPREENDENDO O CENÁRIO NACIONAL NOS ÚLTIMOS 10 ANOS
spellingShingle OS INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS NA INTERFACE ENTRE HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA:: COMPREENDENDO O CENÁRIO NACIONAL NOS ÚLTIMOS 10 ANOS
Pereira, Ana Carolina Costa
Instrumentos Matemáticos. Interface. História da Matemática. Ensino de matemática.
title_short OS INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS NA INTERFACE ENTRE HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA:: COMPREENDENDO O CENÁRIO NACIONAL NOS ÚLTIMOS 10 ANOS
title_full OS INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS NA INTERFACE ENTRE HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA:: COMPREENDENDO O CENÁRIO NACIONAL NOS ÚLTIMOS 10 ANOS
title_fullStr OS INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS NA INTERFACE ENTRE HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA:: COMPREENDENDO O CENÁRIO NACIONAL NOS ÚLTIMOS 10 ANOS
title_full_unstemmed OS INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS NA INTERFACE ENTRE HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA:: COMPREENDENDO O CENÁRIO NACIONAL NOS ÚLTIMOS 10 ANOS
title_sort OS INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS NA INTERFACE ENTRE HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA:: COMPREENDENDO O CENÁRIO NACIONAL NOS ÚLTIMOS 10 ANOS
author Pereira, Ana Carolina Costa
author_facet Pereira, Ana Carolina Costa
Saito, Fumikazu
author_role author
author2 Saito, Fumikazu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Carolina Costa
Saito, Fumikazu
dc.subject.por.fl_str_mv Instrumentos Matemáticos. Interface. História da Matemática. Ensino de matemática.
topic Instrumentos Matemáticos. Interface. História da Matemática. Ensino de matemática.
description Pesquisas pautadas no diálogo entre a história e o ensino de matemática estão em expansão no Brasil, principalmente focalizando atividades didáticas, em particular, na formação do professor de matemática. Dentre os diversos objetos que ajudam na construção dessa interface, podem-se encontrar os instrumentos matemáticos antigos, que proporcionam uma conexão entre a teoria e a prática da experimentação. Nesse trabalho será apresentado um levantamento inicial de estudos envolvendo a construção de interface entre história e ensino de matemática nos últimos 10 anos, cujo principal foco é o instrumento matemático como articulador dos dois campos de conhecimentos (história da matemática e educação matemática). Dessa maneira, realizou-se uma busca no banco de teses da Capes, anais de eventos da área, livros e artigos em periódicos a fim de compreender o cenário nacional e vislumbrar possíveis desdobramentos didáticos do tema. Entretanto, nessa busca, apontou-se para diversos trabalhos cujos autores faziam ou fizeram parte do Grupo de Estudo e Pesquisa, HEEMa (História e Epistemologia na Educação Matemática) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), criado 2008. Assim, optou-se por realizar uma breve análise dos 12 trabalhos produzidos no HEEMa, que versavam sobre a temática. Após a leitura, percebeu-se que muitas publicações fazem somente o estudo do contexto no qual os conhecimentos são mobilizados, deixando o movimento do pensamento, a elaboração das atividades e a aplicação para uma próxima etapa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/225
10.30938/bocehm.v5i14.225
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/225
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v5i14.225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/225/174
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática; 109 - 122
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997483294720