Proposta de diversificação de práticas de avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Renata Barbosa da Silva de, 1987-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/76921
Resumo: Orientadora: Luciana Casacio
id UFPR_9c2131bf6fced82e7fc115118fc4eb6a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/76921
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Souza, Renata Barbosa da Silva de, 1987-Universidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em MatemáticaCasacio, Luciana, 1983-2022-07-12T17:33:48Z2022-07-12T17:33:48Z2022https://hdl.handle.net/1884/76921Orientadora: Luciana CasacioMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar, Curso de Licenciatura em Ciências Exatas - Matemática.Inclui referênciasResumo : Tendo como objetivo principal pensar, questionar e procurar transformar as ações pedagógicas quanto às práticas avaliativas, propõe-se neste trabalho a aplicação de diversificação de práticas de avaliação. Avaliar o aluno indicando apenas seus erros, sem se preocupar com a aprendizagem, é comum e realidade no ambiente escolar. Geralmente, a avaliação da aprendizagem é tida como o fim de um processo, normalmente usada para "medir" o conhecimento dos alunos, e ao final desse processo, o conteúdo programático é considerado cumprido sem, muitas vezes, refletir se houve realmente a aprendizagem ou não. Entende-se que a avaliação é essencial ao processo educativo quando concebida com problematização, questionamento e reflexão sobre a ação com base nas teorias científicas; é necessário pensar, questionar e procurar transformar as práticas avaliativas, sobretudo com mudanças nas ações pedagógicas. Neste contexto, este trabalho aborda uma reflexão sobre os atuais métodos de avaliação e propõe a diversificação de estratégias de ensino para uma avaliação mais significativa, considerando ampliar as possibilidades de avaliação do conhecimento. Para isso, são propostas e aplicadas no Colégio Estadual Professora Sully da Rosa Vilarinho, do município de Pontal do Paraná, Estado do Paraná, quatro estratégias: a Abordagem por Resolução de Problemas, trazendo situações-problemas da vida real para serem exploradas, mostrando a matemática como ferramenta para solucionar situações cotidianas e transformando o ato de avaliar em um processo menos autoritário; a Modelagem Matemática como forma diferenciada de metodologia e avaliação, visto que essa prática ainda é pouco utilizada nas escolas e pode ser um sucesso ao tornar o aluno o centro do processo de sua aprendizagem; e as Avaliações Diagnósticas Formativas, disponibilizadas na plataforma do Ministério da Educação como auxílio ao retorno das aulas presenciais após a pandemia da Covid-19 e visam dar um direcionamento aos alunos através do seu nível de aprendizagem. Além disso, algumas formas tradicionais de avaliação são utilizadas para comparação dos métodos e demais formas de avaliar. Os resultados dessas aplicações levam à reflexão crítica sobre o conceito de avaliação e o processo de ensino aprendizagem ao identificar a importância de diversificar métodos de avaliação e repensar a prática educativa.1 recurso online : PDF.application/pdfMatemáticaAvaliaçãoMatematica - InstrumentosProposta de diversificação de práticas de avaliaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALSOUZA, Renata Barbosa da Silva de.pdfapplication/pdf1551441https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76921/1/SOUZA%2c%20Renata%20Barbosa%20da%20Silva%20de.pdfdf315743552925223299980898016f35MD51open access1884/769212022-07-12 14:33:48.493open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/76921Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-12T17:33:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de diversificação de práticas de avaliação
title Proposta de diversificação de práticas de avaliação
spellingShingle Proposta de diversificação de práticas de avaliação
Souza, Renata Barbosa da Silva de, 1987-
Matemática
Avaliação
Matematica - Instrumentos
title_short Proposta de diversificação de práticas de avaliação
title_full Proposta de diversificação de práticas de avaliação
title_fullStr Proposta de diversificação de práticas de avaliação
title_full_unstemmed Proposta de diversificação de práticas de avaliação
title_sort Proposta de diversificação de práticas de avaliação
author Souza, Renata Barbosa da Silva de, 1987-
author_facet Souza, Renata Barbosa da Silva de, 1987-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Renata Barbosa da Silva de, 1987-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Casacio, Luciana, 1983-
contributor_str_mv Casacio, Luciana, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Avaliação
Matematica - Instrumentos
topic Matemática
Avaliação
Matematica - Instrumentos
description Orientadora: Luciana Casacio
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-12T17:33:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-12T17:33:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/76921
url https://hdl.handle.net/1884/76921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/76921/1/SOUZA%2c%20Renata%20Barbosa%20da%20Silva%20de.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv df315743552925223299980898016f35
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860655967371264