O papel dos diretores de CMEIs de Curitiba para o fortalecimento da gestão democrática nas unidades de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Natasha Carolina de, 1980-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/58555
Resumo: Orientador : Ângelo Ricardo de Souza
id UFPR_9c5ef5a29469251b93e0c4d5558cfa23
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58555
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Carvalho, Natasha Carolina de, 1980-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas EducacionaisSouza, Ângelo Ricardo de, 1968-2020-02-13T13:46:56Z2020-02-13T13:46:56Z2018https://hdl.handle.net/1884/58555Orientador : Ângelo Ricardo de SouzaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas EducacionaisInclui referênciasResumo : Esta monografia procurou investigar de que forma os diretores dos CMEIs de Curitiba percebem seu papel diante da gestão democrática e como agem em prol desta democratização. Para fundamentar a pesquisa, o primeiro capítulo traz o conceito de gestão democrática, fundamentado no papel da política, enquanto elemento de disputa de poder e na democracia como construção da vontade coletiva. O conceito de democracia e, em especial da democracia na educação também foi fundamentada pela CF/88 e pela LDB, além do PNE e do PME de Curitiba. Nestes conceitos, também são trazidas a participação como elemento central e o conselho como órgão fundamental para efetivação da democracia nos CMEIs. No segundo capítulo, denominado direção escolar, trago o papel do diretor escolar e faço a defesa do termo diretor em detrimento a outros, tidos como sinônimos, como gestor ou gerente. Também é trazida à tona a natureza do ofício dos diretores, entendendo que têm uma função muito mais político-pedagógica que técnica. A partir disso é discutida a questão do provimento e da diferença que há entre a forma de provimento das escolas (ensino fundamental) e CMEIs (educação infantil) no município de Curitiba. Finalmente, no terceiro capítulo, trago o resultado das entrevistas realizadas com três diretoras de CMEI de Curitiba, entendendo a percepção que têm sobre seu papel diante da gestão democrática e de como suas ações impactam ou não para atingir este princípio da legislação.Abstract : This monograph sought to investigate how the directors of the CMEIs in Curitiba perceive their role in the democratic management and how they act in favor of this democratization. To support this research, the first chapter presents the concept of democratic management, based on the role of politics as an element of power struggle and on democracy as a construction of the collective will. The concept of democracy and, in particular, democracy in education was also supported by CF / 88 and LDB, in addition to PNE and Curitiba SMEs. In these concepts, participation is also brought as a central element and the council as a fundamental organ for the realization of democracy in the CMEIs. In the second chapter, called school management, we bring the role of the school director and defend the term director instead of others, taken as synonyms, as manager or manager. The nature of the directors' office is also brought to the fore, understanding that they have a much more political-pedagogical than technical function. From this, the question of the provision and the difference that exists between the form of provision of the schools (elementary school) and CMEIs (children's education) in the city of Curitiba is discussed. Finally, in the third chapter, we present the results of the interviews conducted with three directors of the CMEI in Curitiba, understand the perception they have of their role in the democratic management and how their actions impact or not to reach this goal of the legislation.61 p.application/pdfGestão democrática - Escolas publicasDiretores escolaresO papel dos diretores de CMEIs de Curitiba para o fortalecimento da gestão democrática nas unidades de educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - NATASHA CAROLINA DE CARVALHO.pdfapplication/pdf630314https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58555/1/R%20-%20E%20-%20NATASHA%20CAROLINA%20DE%20CARVALHO.pdfa120f63376553dafa2551c564dd4f883MD51open access1884/585552020-02-13 10:46:57.02open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58555Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-13T13:46:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel dos diretores de CMEIs de Curitiba para o fortalecimento da gestão democrática nas unidades de educação infantil
title O papel dos diretores de CMEIs de Curitiba para o fortalecimento da gestão democrática nas unidades de educação infantil
spellingShingle O papel dos diretores de CMEIs de Curitiba para o fortalecimento da gestão democrática nas unidades de educação infantil
Carvalho, Natasha Carolina de, 1980-
Gestão democrática - Escolas publicas
Diretores escolares
title_short O papel dos diretores de CMEIs de Curitiba para o fortalecimento da gestão democrática nas unidades de educação infantil
title_full O papel dos diretores de CMEIs de Curitiba para o fortalecimento da gestão democrática nas unidades de educação infantil
title_fullStr O papel dos diretores de CMEIs de Curitiba para o fortalecimento da gestão democrática nas unidades de educação infantil
title_full_unstemmed O papel dos diretores de CMEIs de Curitiba para o fortalecimento da gestão democrática nas unidades de educação infantil
title_sort O papel dos diretores de CMEIs de Curitiba para o fortalecimento da gestão democrática nas unidades de educação infantil
author Carvalho, Natasha Carolina de, 1980-
author_facet Carvalho, Natasha Carolina de, 1980-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Natasha Carolina de, 1980-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Ângelo Ricardo de, 1968-
contributor_str_mv Souza, Ângelo Ricardo de, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática - Escolas publicas
Diretores escolares
topic Gestão democrática - Escolas publicas
Diretores escolares
description Orientador : Ângelo Ricardo de Souza
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-13T13:46:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-13T13:46:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/58555
url https://hdl.handle.net/1884/58555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 61 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58555/1/R%20-%20E%20-%20NATASHA%20CAROLINA%20DE%20CARVALHO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a120f63376553dafa2551c564dd4f883
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898780107341824