O papel dos diretores de CMEIs de Curitiba para o fortalecimento da gestão democrática nas unidades de educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/58555 |
Resumo: | Orientador : Ângelo Ricardo de Souza |
id |
UFPR_9c5ef5a29469251b93e0c4d5558cfa23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58555 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Carvalho, Natasha Carolina de, 1980-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas EducacionaisSouza, Ângelo Ricardo de, 1968-2020-02-13T13:46:56Z2020-02-13T13:46:56Z2018https://hdl.handle.net/1884/58555Orientador : Ângelo Ricardo de SouzaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas EducacionaisInclui referênciasResumo : Esta monografia procurou investigar de que forma os diretores dos CMEIs de Curitiba percebem seu papel diante da gestão democrática e como agem em prol desta democratização. Para fundamentar a pesquisa, o primeiro capítulo traz o conceito de gestão democrática, fundamentado no papel da política, enquanto elemento de disputa de poder e na democracia como construção da vontade coletiva. O conceito de democracia e, em especial da democracia na educação também foi fundamentada pela CF/88 e pela LDB, além do PNE e do PME de Curitiba. Nestes conceitos, também são trazidas a participação como elemento central e o conselho como órgão fundamental para efetivação da democracia nos CMEIs. No segundo capítulo, denominado direção escolar, trago o papel do diretor escolar e faço a defesa do termo diretor em detrimento a outros, tidos como sinônimos, como gestor ou gerente. Também é trazida à tona a natureza do ofício dos diretores, entendendo que têm uma função muito mais político-pedagógica que técnica. A partir disso é discutida a questão do provimento e da diferença que há entre a forma de provimento das escolas (ensino fundamental) e CMEIs (educação infantil) no município de Curitiba. Finalmente, no terceiro capítulo, trago o resultado das entrevistas realizadas com três diretoras de CMEI de Curitiba, entendendo a percepção que têm sobre seu papel diante da gestão democrática e de como suas ações impactam ou não para atingir este princípio da legislação.Abstract : This monograph sought to investigate how the directors of the CMEIs in Curitiba perceive their role in the democratic management and how they act in favor of this democratization. To support this research, the first chapter presents the concept of democratic management, based on the role of politics as an element of power struggle and on democracy as a construction of the collective will. The concept of democracy and, in particular, democracy in education was also supported by CF / 88 and LDB, in addition to PNE and Curitiba SMEs. In these concepts, participation is also brought as a central element and the council as a fundamental organ for the realization of democracy in the CMEIs. In the second chapter, called school management, we bring the role of the school director and defend the term director instead of others, taken as synonyms, as manager or manager. The nature of the directors' office is also brought to the fore, understanding that they have a much more political-pedagogical than technical function. From this, the question of the provision and the difference that exists between the form of provision of the schools (elementary school) and CMEIs (children's education) in the city of Curitiba is discussed. Finally, in the third chapter, we present the results of the interviews conducted with three directors of the CMEI in Curitiba, understand the perception they have of their role in the democratic management and how their actions impact or not to reach this goal of the legislation.61 p.application/pdfGestão democrática - Escolas publicasDiretores escolaresO papel dos diretores de CMEIs de Curitiba para o fortalecimento da gestão democrática nas unidades de educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - NATASHA CAROLINA DE CARVALHO.pdfapplication/pdf630314https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58555/1/R%20-%20E%20-%20NATASHA%20CAROLINA%20DE%20CARVALHO.pdfa120f63376553dafa2551c564dd4f883MD51open access1884/585552020-02-13 10:46:57.02open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58555Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-13T13:46:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O papel dos diretores de CMEIs de Curitiba para o fortalecimento da gestão democrática nas unidades de educação infantil |
title |
O papel dos diretores de CMEIs de Curitiba para o fortalecimento da gestão democrática nas unidades de educação infantil |
spellingShingle |
O papel dos diretores de CMEIs de Curitiba para o fortalecimento da gestão democrática nas unidades de educação infantil Carvalho, Natasha Carolina de, 1980- Gestão democrática - Escolas publicas Diretores escolares |
title_short |
O papel dos diretores de CMEIs de Curitiba para o fortalecimento da gestão democrática nas unidades de educação infantil |
title_full |
O papel dos diretores de CMEIs de Curitiba para o fortalecimento da gestão democrática nas unidades de educação infantil |
title_fullStr |
O papel dos diretores de CMEIs de Curitiba para o fortalecimento da gestão democrática nas unidades de educação infantil |
title_full_unstemmed |
O papel dos diretores de CMEIs de Curitiba para o fortalecimento da gestão democrática nas unidades de educação infantil |
title_sort |
O papel dos diretores de CMEIs de Curitiba para o fortalecimento da gestão democrática nas unidades de educação infantil |
author |
Carvalho, Natasha Carolina de, 1980- |
author_facet |
Carvalho, Natasha Carolina de, 1980- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Natasha Carolina de, 1980- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Ângelo Ricardo de, 1968- |
contributor_str_mv |
Souza, Ângelo Ricardo de, 1968- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática - Escolas publicas Diretores escolares |
topic |
Gestão democrática - Escolas publicas Diretores escolares |
description |
Orientador : Ângelo Ricardo de Souza |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-13T13:46:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-02-13T13:46:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/58555 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/58555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
61 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58555/1/R%20-%20E%20-%20NATASHA%20CAROLINA%20DE%20CARVALHO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a120f63376553dafa2551c564dd4f883 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898780107341824 |