Uma proposta de diretrizes para inserção da sustentabilidade em cursos superiores de design gráfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Smythe Junior, Nelson Luis
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/24068
Resumo: Orientadora: Profª Carla Galvão Spinillo
id UFPR_9d217eaefcabe39d4bdcba1ae243596f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/24068
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Smythe Junior, Nelson LuisSpinillo, Carla GalvãoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design2020-05-28T20:54:40Z2020-05-28T20:54:40Z2010https://hdl.handle.net/1884/24068Orientadora: Profª Carla Galvão SpinilloDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design Gráfico e de Produto. Defesa: Curitiba, 22/02/2010Bibliografia: fls.119-124Resumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa sobre a inclusão da sustentabilidade no ensino superior de design gráfico no Brasil, e proprõe um conjunto de diretrizes para propiciar a sua inserção em disciplinas projetuais. Para isso foram revisados estudos sobre as áreas principais – design gráfico e sustentabilidade – e suas relações. O trabalho inicia com a busca das definições, origens e o ensino do design gráfico, passando pelo ecodesign e design para a sustentabilidade até a educação para sustentabilidade. A partir desta base teórica foram realizados três estudos: um mapeamento dos cursos de design gráfico no país em relação à abordagem da ustentabilidade, atráves de uma pesquisa documental e uma pesquisa de campo com um questionário online; um levantamento de diversos grupos de diretrizes de ustentabilidade aplicáveis ao design gráfico e sua análise e classificação, resultando em uma proposta de diretrizes; e um grupo focado com professores de disciplinas projetuais de cursos de design gráfico para avaliar e discutir a proposta. Verificou-se, através dos estudos, a necessidade de uma base comum para inserção da sustentabilidade no ensino de design gráfico, que facilite o entendimento dos seus princípios de uma maneira sistêmica, inerente ao processo de design.Abstract: This dissertation presents a research about the inclusion of sustainability in higher education in graphic design in Brazil, and propose a set of guidelines to facilitate their integration in design disciplines. To do this were reviewed studies on key areas – graphic design and sustainability – and their relationships. The work begins with the search of definitions, origins and teaching graphic design, passing by the ecodesign and design for sustainability up education for sustainability. From this theoretical basis were made three studies: a mapping of graphic design courses in the country in relation to the approach to sustainability through a documentary research and a research with an online questionnaire; a survey of various groups of sustainability guidelines applicable to graphic design and its analysis and classification, resulting in a guidelines proposal; and a focus group with teachers of graphic design courses to evaluate and discuss the proposal. It was found, through studies, the need for a common basis for inclusion of sustainability in teaching graphic design, which facilitates the understanding of its principles in a way systemic, inherent in the design process.143f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDesign gráficoDissertações - DesignArtes graficas - Estudo e ensino (Superior)Artes gráficasDesignUma proposta de diretrizes para inserção da sustentabilidade em cursos superiores de design gráficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALNelsonSmytheJr_Dissert_2010.pdfapplication/pdf1561610https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24068/1/NelsonSmytheJr_Dissert_2010.pdfa8492405d1a36d812275d95bdd967934MD51open accessTEXTNelsonSmytheJr_Dissert_2010.pdf.txtExtracted Texttext/plain275213https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24068/2/NelsonSmytheJr_Dissert_2010.pdf.txtbca4c0cf08c13e88c7e4cbec971e37f2MD52open accessTHUMBNAILNelsonSmytheJr_Dissert_2010.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1327https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24068/3/NelsonSmytheJr_Dissert_2010.pdf.jpgb4322c5c3e8e538192035c5b618b8f22MD53open access1884/240682020-05-28 17:54:40.64open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24068Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-05-28T20:54:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta de diretrizes para inserção da sustentabilidade em cursos superiores de design gráfico
title Uma proposta de diretrizes para inserção da sustentabilidade em cursos superiores de design gráfico
spellingShingle Uma proposta de diretrizes para inserção da sustentabilidade em cursos superiores de design gráfico
Smythe Junior, Nelson Luis
Design gráfico
Dissertações - Design
Artes graficas - Estudo e ensino (Superior)
Artes gráficas
Design
title_short Uma proposta de diretrizes para inserção da sustentabilidade em cursos superiores de design gráfico
title_full Uma proposta de diretrizes para inserção da sustentabilidade em cursos superiores de design gráfico
title_fullStr Uma proposta de diretrizes para inserção da sustentabilidade em cursos superiores de design gráfico
title_full_unstemmed Uma proposta de diretrizes para inserção da sustentabilidade em cursos superiores de design gráfico
title_sort Uma proposta de diretrizes para inserção da sustentabilidade em cursos superiores de design gráfico
author Smythe Junior, Nelson Luis
author_facet Smythe Junior, Nelson Luis
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Spinillo, Carla Galvão
Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design
dc.contributor.author.fl_str_mv Smythe Junior, Nelson Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Design gráfico
Dissertações - Design
Artes graficas - Estudo e ensino (Superior)
Artes gráficas
Design
topic Design gráfico
Dissertações - Design
Artes graficas - Estudo e ensino (Superior)
Artes gráficas
Design
description Orientadora: Profª Carla Galvão Spinillo
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-28T20:54:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T20:54:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/24068
url https://hdl.handle.net/1884/24068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 143f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24068/1/NelsonSmytheJr_Dissert_2010.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24068/2/NelsonSmytheJr_Dissert_2010.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24068/3/NelsonSmytheJr_Dissert_2010.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a8492405d1a36d812275d95bdd967934
bca4c0cf08c13e88c7e4cbec971e37f2
b4322c5c3e8e538192035c5b618b8f22
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898689541832704