Padrões de competitividade e estratégias organizacionais na indústria moveleira no Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Solange de Lima
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/32126
Resumo: Orientador: Clóvis Luís Machado-da-Silva
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais AplicadasSilva, Clovis Luiz Machado daBarbosa, Solange de Lima2022-11-04T14:47:24Z2022-11-04T14:47:24Z2001https://hdl.handle.net/1884/32126Orientador: Clóvis Luís Machado-da-SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais AplicadasResumo: No processo de competição, as organizações precisam estar sempre atentas às variações ambientais. Mudanças em padrões de consumo, nos índices econômicos e a entrada de novos concorrentes são alguns dos fatores que devem ser analisados antes de tomarem-se as decisões estratégicas, mas não são os únicos. A ênfase dada à eficiência operacional tem ocasionado a compreensão da competitividade com base apenas em fatores relativos ao ambiente técnico. Sob essa ótica, a competitividade seria derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades que podem ser econômica ou financeiramente mensuradas. Entretanto têm-se razões suficientes para acreditar que a competitividade de uma organização não depende apenas desses fatores, mas de uma conduta socialmente valorizada e aceita que garanta a sua legitimidade e sobrevivência no ambiente em que atua. Esse tipo de demanda constitui o chamado ambiente institucional e, sob essa ótica, a competitividade derivaria não apenas da excelência empresarial do ponto de vista econômico, mas também a prática de ações consideradas adequadas e relevantes para o setor e sociedade nos quais a empresa compete. As organizações trabalham sob níveis diferentes de pressões ambientais - técnicas e institucionais - segundo a natureza de suas atividades e o seu mercado. Neste estudo procurou-se verificar em que tipo de ambiente as empresas do setor moveleiro atuam e quais são as pressões às quais devem adequar-se. Isso foi feito com o objetivo de identificar o modo como as empresas do setor estão desenvolvendo suas estratégias mediante tais demandas. Realizou-se, portanto, uma pesquisa exploratória no setor, para levantar os valores predominantes no ambiente a respeito da competitividade e as estratégias dessas organizações. Com base nesses valores, buscou-se construir arquétipos que representassem os padrões de competitividade instituídos nos três níveis do contexto ambiental: internacional, nacional e local/regional - para verificar uma possível influência da orientação organizacional dada a esses contextos sobre o seu posicionamento estratégico. Quatro grupos foram encontrados no setor, segundo a valorização dada aos diversos indicadores de competitividade propostos pelo questionário, o que revelou graus diferenciados de influência do ambiente técnico e do institucional dentro do mesmo setor. Essa constatação permitiu também que fossem apontadas as estratégias de competição predominantes nos grupos, evidenciando que a valorização e interpretação diversa das pressões ambientais podem causar formas específicas de competição e de posicionamento perante o conceito de competitividade.Abstract: Organizations, in the competition process, always need to be alert to environmental transformations. Changes in consumer patterns, economic issues and the arrival of new competitors, are some factors that must be analyzed before making strategic decisions in organizations, but they are not the only ones. The emphasis on operational efficiency has made the understanding of competitiveness focus only on things related to the technical environment. It's means that competitiveness would derive from organizational excellence in the performance that could be evaluated with economic and financial measures. However, it may be possible to believe that the organizational competitiveness does not just depends on these factors, but a valued social conduct is also important. This conduct will guarantee the organizational legitimacy and survival in its working field. This kind of demand is called pressures of institutional environment and it culminates on realizing the competitiveness as a result of both: the excellence on economic performance and also the practice of socially accepted conducts in its community and competition field. Organizations use to work under different levels of environmental pressures- either institutional or technical - according to the nature of its markets and activities. This study sought identifies the furniture organizations environment and verify which kind of pressures influence them. The intent was to discover how these organizations develop its strategies to answer to the environmental demands. Thus, it was made an exploratory research in the furniture sector to find the predominant competitive values in this environment and the organizational strategies adopted. Archetypes were constructed with these values to try to verify if they represent patterns of competitiveness in the three environmental context levels - international, national and local/regional - with the purpose of identifying their influences on organizational strategic positioning. Four groups were found in the sector analysis according to their valuation on numerous competitiveness indicators present in the questionnaire. This could reveal different levels of influence from technical and institutional environment on organizations in the same field. Finally, this analysis allowed identifying the groups' competitive strategies and concluding that the diverse valuation and interpretation about environmental pressures may cause specific competition forms and specific strategic positioning to face the competitiveness.178 f. : grafs., tabs. ; 30cm.application/pdfDisponível em formato digital.Planejamento estratégicoIndústria de móveisPadrões de competitividade e estratégias organizacionais na indústria moveleira no Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SOLANGE DE LIMA BARBOSA.pdfapplication/pdf894248https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32126/1/R%20-%20D%20-%20SOLANGE%20DE%20LIMA%20BARBOSA.pdf36c32818482a1242c60521c3bd72f700MD51open accessTEXTR - D - SOLANGE DE LIMA BARBOSA.pdf.txtExtracted Texttext/plain359268https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32126/2/R%20-%20D%20-%20SOLANGE%20DE%20LIMA%20BARBOSA.pdf.txt199e81514b7af9b4cfa07b18249c43d0MD52open accessTHUMBNAILR - D - SOLANGE DE LIMA BARBOSA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1212https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/32126/3/R%20-%20D%20-%20SOLANGE%20DE%20LIMA%20BARBOSA.pdf.jpg68f3b377338d6d1adeb0339fb7c1c8f5MD53open access1884/321262022-11-04 11:47:24.979open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/32126Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-04T14:47:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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