Avaliação diagnóstica no ensino fundamental : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benko, Marcia Adriana
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/66914
Resumo: Orientadora : Leila Juliette Kalo
id UFPR_a043c7fd988ed10a7352556748843de4
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/66914
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Benko, Marcia AdrianaGomes, Mônica DavidUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho PedagógicoKaló, Leila Juliette, 1947-2020-06-09T18:47:00Z2020-06-09T18:47:00Z2001https://hdl.handle.net/1884/66914Orientadora : Leila Juliette KaloMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.Inclui referências.Resumo : O nosso trabalho aborda a ava iação, focalizando-a do ponto de vista da sala de aula, ou seja, no nível do processo ensino aprendizagem. Nosso objetivo foi apresentar as duas realidades, comparando-se a escola particular com a escola pública municipal, a nível de Ensino Fundamental, mais precisamente com alunos de 4Ê série, utilizando a técnica de amostragem para a demonstração dos resultados. Nosso esforço é dado pelo esforço teórico e prático de estabelecer a importãncia essencial da avaliação do processo ensino aprendizagem na educação para o educando e educador, procurando torná-lo justo e crítico. O assunto em estudo é polêmico, precisamente pelo choque que existe entre as duas realidades estabelecidas, o que nos levou a argumentar da melhor maneira possivel para torná-lo compreensível e praticável. Apresentamos a situação dos educadores, com relação aos critérios de avaliar e medir, nas duas escolas. Demonstramos que enquanto medir é um processo descritivo, avaliar é um processo interpretativo, pois supõe julgamento a partir de uma escala de valores, onde muitas vezes o professor é desprovido de conhecimento pra exercer tal processo avaliativo. Freqüentemente o termo avaliação é associado a outros como exame, nota, sucesso e fracasso, promoção e repetëncia. O que pretendemos demonstrar é que, em decorrência de uma nova concepção pedagógica, a avaliação assume dimensões mais amplas. A atividade educativa não tem por meta atribuir notas, mas realizar uma série de objetivos que se traduzem em termos de mudança de comportamento dos alunos.38 f : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalAvaliação educacionalProfessores - Avaliação - AvaliaçãoEnsino fundamentalAvaliação diagnóstica no ensino fundamental : estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALE - MARCIA ADRIANA BENKO e MONICA DAVID GOMES.pdfapplication/pdf1395995https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66914/1/E%20-%20MARCIA%20ADRIANA%20BENKO%20e%20MONICA%20DAVID%20GOMES.pdf0463b915ecc1566e15b6210164d207fbMD51open access1884/669142020-06-09 15:47:00.669open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/66914Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-09T18:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação diagnóstica no ensino fundamental : estudo de caso
title Avaliação diagnóstica no ensino fundamental : estudo de caso
spellingShingle Avaliação diagnóstica no ensino fundamental : estudo de caso
Benko, Marcia Adriana
Avaliação educacional
Professores - Avaliação - Avaliação
Ensino fundamental
title_short Avaliação diagnóstica no ensino fundamental : estudo de caso
title_full Avaliação diagnóstica no ensino fundamental : estudo de caso
title_fullStr Avaliação diagnóstica no ensino fundamental : estudo de caso
title_full_unstemmed Avaliação diagnóstica no ensino fundamental : estudo de caso
title_sort Avaliação diagnóstica no ensino fundamental : estudo de caso
author Benko, Marcia Adriana
author_facet Benko, Marcia Adriana
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Gomes, Mônica David
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico
dc.contributor.author.fl_str_mv Benko, Marcia Adriana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kaló, Leila Juliette, 1947-
contributor_str_mv Kaló, Leila Juliette, 1947-
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Professores - Avaliação - Avaliação
Ensino fundamental
topic Avaliação educacional
Professores - Avaliação - Avaliação
Ensino fundamental
description Orientadora : Leila Juliette Kalo
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-09T18:47:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-09T18:47:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/66914
url https://hdl.handle.net/1884/66914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 38 f : il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66914/1/E%20-%20MARCIA%20ADRIANA%20BENKO%20e%20MONICA%20DAVID%20GOMES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0463b915ecc1566e15b6210164d207fb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898763002970112