Avaliação diagnóstica no ensino fundamental : estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/66914 |
Resumo: | Orientadora : Leila Juliette Kalo |
id |
UFPR_a043c7fd988ed10a7352556748843de4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/66914 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Benko, Marcia AdrianaGomes, Mônica DavidUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho PedagógicoKaló, Leila Juliette, 1947-2020-06-09T18:47:00Z2020-06-09T18:47:00Z2001https://hdl.handle.net/1884/66914Orientadora : Leila Juliette KaloMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.Inclui referências.Resumo : O nosso trabalho aborda a ava iação, focalizando-a do ponto de vista da sala de aula, ou seja, no nível do processo ensino aprendizagem. Nosso objetivo foi apresentar as duas realidades, comparando-se a escola particular com a escola pública municipal, a nível de Ensino Fundamental, mais precisamente com alunos de 4Ê série, utilizando a técnica de amostragem para a demonstração dos resultados. Nosso esforço é dado pelo esforço teórico e prático de estabelecer a importãncia essencial da avaliação do processo ensino aprendizagem na educação para o educando e educador, procurando torná-lo justo e crítico. O assunto em estudo é polêmico, precisamente pelo choque que existe entre as duas realidades estabelecidas, o que nos levou a argumentar da melhor maneira possivel para torná-lo compreensível e praticável. Apresentamos a situação dos educadores, com relação aos critérios de avaliar e medir, nas duas escolas. Demonstramos que enquanto medir é um processo descritivo, avaliar é um processo interpretativo, pois supõe julgamento a partir de uma escala de valores, onde muitas vezes o professor é desprovido de conhecimento pra exercer tal processo avaliativo. Freqüentemente o termo avaliação é associado a outros como exame, nota, sucesso e fracasso, promoção e repetëncia. O que pretendemos demonstrar é que, em decorrência de uma nova concepção pedagógica, a avaliação assume dimensões mais amplas. A atividade educativa não tem por meta atribuir notas, mas realizar uma série de objetivos que se traduzem em termos de mudança de comportamento dos alunos.38 f : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalAvaliação educacionalProfessores - Avaliação - AvaliaçãoEnsino fundamentalAvaliação diagnóstica no ensino fundamental : estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALE - MARCIA ADRIANA BENKO e MONICA DAVID GOMES.pdfapplication/pdf1395995https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66914/1/E%20-%20MARCIA%20ADRIANA%20BENKO%20e%20MONICA%20DAVID%20GOMES.pdf0463b915ecc1566e15b6210164d207fbMD51open access1884/669142020-06-09 15:47:00.669open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/66914Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-09T18:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação diagnóstica no ensino fundamental : estudo de caso |
title |
Avaliação diagnóstica no ensino fundamental : estudo de caso |
spellingShingle |
Avaliação diagnóstica no ensino fundamental : estudo de caso Benko, Marcia Adriana Avaliação educacional Professores - Avaliação - Avaliação Ensino fundamental |
title_short |
Avaliação diagnóstica no ensino fundamental : estudo de caso |
title_full |
Avaliação diagnóstica no ensino fundamental : estudo de caso |
title_fullStr |
Avaliação diagnóstica no ensino fundamental : estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Avaliação diagnóstica no ensino fundamental : estudo de caso |
title_sort |
Avaliação diagnóstica no ensino fundamental : estudo de caso |
author |
Benko, Marcia Adriana |
author_facet |
Benko, Marcia Adriana |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Gomes, Mônica David Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benko, Marcia Adriana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kaló, Leila Juliette, 1947- |
contributor_str_mv |
Kaló, Leila Juliette, 1947- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação educacional Professores - Avaliação - Avaliação Ensino fundamental |
topic |
Avaliação educacional Professores - Avaliação - Avaliação Ensino fundamental |
description |
Orientadora : Leila Juliette Kalo |
publishDate |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-09T18:47:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-09T18:47:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/66914 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/66914 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
38 f : il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/66914/1/E%20-%20MARCIA%20ADRIANA%20BENKO%20e%20MONICA%20DAVID%20GOMES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0463b915ecc1566e15b6210164d207fb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898763002970112 |