Avaliação : formação ou punição?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Rodrigo de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53667
Resumo: Orientadora : Profa. Jokasta Pires Vieira Ferraz
id UFPR_df0afbd0dd433821dec6d11b16769d22
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53667
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Abreu, Rodrigo deFerraz, Jokasta Pires VieiraUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-27T16:16:10Z2019-11-27T16:16:10Z2016https://hdl.handle.net/1884/53667Orientadora : Profa. Jokasta Pires Vieira FerrazMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : A avaliação é um tema que ainda merece estudo dentro dos estabelecimentos de ensino. Partindo dessa afirmação procura-se demonstrar nesse artigo uma breve reflexão sobre Avaliação, Projeto Político Pedagógico, e também, analisar a concepção de avaliação dos professores de 4º e 5º anos da Escola Municipal Ensinando e Aprendendo2 da cidade de Arapongas. O objetivo do artigo é compreender a concepção de avaliação dos professores e se os mesmos estabelecem suas práticas de avaliação da aprendizagem como um processo que viabiliza situações de aprendizagens significativas onde os alunos demonstrão o que podem e sabem fazer, juntamente com o que é proposto no Projeto Político Pedagógico da escola. No intuito de responder e atingir o objetivo do presente artigo realizou-se uma pesquisa de campo contendo 6 questões e revisão bibliográfica sobre o tema, a fim de identificar o pensamento dos professores em relação a avaliação, além de averiguar se os mesmos utilizavam a avaliação como um método de promover ou punir os alunos. Essas questões serão analisadas no corpo do trabalho, com a contribuição das idéias de diversos autores como: Júlia Falivene Alves, Jussara Hoffmann, Celso Vasconcelos, Carlos Cipriano Luckesi, e outros, que tratam das abordagens de educação e avaliação historicamente situadas, serão apresentados em capítulos a Revisão Bibliográfica, a Análise das entrevistas, e a Conclusão do trabalho. Breviamente conclui-se que a avaliação é muito mais do que apenas atribuir notas e conceitos aos alunos. Ela deve ser sinônimo de uma ação ética democrática, comprometida com a construção do conhecimento e do desenvolvimento das capacidades e habilidades dos estudantes, exigindo do professor portanto formação, preparo técnico e responsabilidade. A avaliação ocorre no começo no meio e ao final de uma aula, módulo.22 p.application/pdfAvaliação educacionalEnsino fundamentalAvaliação : formação ou punição?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - RODRIGO DE ABREU.pdfapplication/pdf438469https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53667/1/R%20-%20E%20-%20RODRIGO%20DE%20ABREU.pdf6302b5cf0866bad5af00456eb07612d2MD51open access1884/536672019-11-27 13:16:10.167open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53667Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-27T16:16:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação : formação ou punição?
title Avaliação : formação ou punição?
spellingShingle Avaliação : formação ou punição?
Abreu, Rodrigo de
Avaliação educacional
Ensino fundamental
title_short Avaliação : formação ou punição?
title_full Avaliação : formação ou punição?
title_fullStr Avaliação : formação ou punição?
title_full_unstemmed Avaliação : formação ou punição?
title_sort Avaliação : formação ou punição?
author Abreu, Rodrigo de
author_facet Abreu, Rodrigo de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Ferraz, Jokasta Pires Vieira
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Rodrigo de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Ensino fundamental
topic Avaliação educacional
Ensino fundamental
description Orientadora : Profa. Jokasta Pires Vieira Ferraz
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-27T16:16:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-27T16:16:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53667
url https://hdl.handle.net/1884/53667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 22 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53667/1/R%20-%20E%20-%20RODRIGO%20DE%20ABREU.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6302b5cf0866bad5af00456eb07612d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860542990647296