A infância pequena e a construção da identidade étnico-racial na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Arleandra Cristina Talin do
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/37002
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silva
id UFPR_a0598cdc0e063ab3d89dbb59d61985a0
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/37002
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Amaral, Arleandra Cristina Talin doUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-2020-08-05T12:20:18Z2020-08-05T12:20:18Z2013https://hdl.handle.net/1884/37002Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da SilvaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 12/12/2013Inclui referênciasResumo: O presente trabalho traçou como objetivo analisar em que medida a implementação de políticas públicas educacionais, baseadas no artigo 26A da LDB se manifesta no cotidiano de um Centro Municipal de Educação Infantil em Curitiba - CMEI e interfere nos processos de construção da identidade étnico-racial de crianças negras e brancas que frequentam a instituição educativa. Os sujeitos privilegiados foram crianças de 3 a 5 anos, que frequentavam as turmas de Maternal III e Pré I, bem como os professores e educadores que atuavam na instituição no ano de 2012. Como metodologia, optou-se por desenvolver uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, que teve a observação como principal instrumento de coleta de dados, além da aplicação de questionário para os docentes. O marco referencial está articulado com uma concepção que identifica a criança como um sujeito social, atuante, capaz de posicionar-se frente às experiências vivenciadas. O texto defende que a noção de identidade é socialmente construída, assim, o foco principal foi analisar o modo como as crianças percebem, entre elas e junto aos adultos, as questões ligadas às relações étnico-raciais, verificando as possibilidades que elas têm de construir sua identidade étnico-racial no cotidiano do CMEI. Como resultado da pesquisa destaca-se que os posicionamentos das crianças quanto às relações étnico-raciais, bem como suas vivências cotidianas no CMEI indicaram que: a organização dos espaços e ambientes é ainda muito pautada em um ideário que valoriza a "branquidade normativa"; existe uma predileção, por parte de adultos e crianças, pelo padrão que interpreto com o conceito de "estética ariana", ou seja, padrão nórdico com, além de pele clara, cabelos loiros e olhos azuis; as crianças negras expressam desconforto em relação ao seu pertencimento étnico-racial, principalmente quanto ao tom da pele e a estrutura dos cabelos; já as crianças brancas se mostram assertivas e com condutas de demonstração de segurança, autoconfiança, iniciativa e predisposição a contatos mais frequentes com adultos não familiares; crianças negras e brancas classificam as bonecas pretas como "feias" e nas brincadeiras não existe segregação em função de critérios raciais, negros e brancos brincam juntos, no entanto, em alguns momentos foi possível notar hierarquização de papéis escolhidos e desempenhados pelas crianças. Como considerações finais, ressalta-se que o espaço não dá visibilidade às características da população negra, pois oferece um ambiente social com alternativas amplas de "outro generalizado" para as crianças brancas e alternativas limitadas ao padrão branco para as crianças negras. E reitera-se a emergente necessidade de formação continuada sobre a educação das relações étnico-raciais para os professores e educadores da educação infantil. Palavras-chave: Infâncias. Políticas Educacionais. Educação Infantil. Identidade. Relações Étnico-raciais.Abstract: This work drew to analyze to what extent the implementation of educational policies, based on Article 26A of LDB occurs in the daily routine of a Municipal Early Childhood Center in Curitiba - CMEI and interferes in the process of construction of the ethnic and racial identity of the black and white children attending the educational institution. The privileged subjects were children 3-5 years old, attending classes of Maternal III and Pre I, and teachers and educators who worked in the institution in the year 2012. The methodology was drawn to develop an ethnographic qualitative research, which took the observation as the main instrument of data collection, in addition to a questionnaire for teachers. The framework is articulated with a conception that identifies the child as a social and active subject, able to position themselves in the face of experiences. The text argues that the notion of identity is socially constructed, thus, the main focus was to examine how children perceive, among themselves and with the adults, issues related to ethnic-racial relations, verifying the possibilities they have to build their ethno-racial identity in the daily routine of the CMEI. As a result of the research, it is emphasized that the children's positioning as to the ethnic-racial relations, as well as their daily experiences in CMEI indicated that: the organization of spaces and environment is still very grounded in an ideology that values the "normative whiteness"; there is a predilection on the part of adults and children, by the pattern I interpret with the concept of "Aryan aesthetics," ie, with Nordic pattern, with, besides the white skin, blond hair and blue eyes; black children express discomfort with their racial-ethnic belonging, particularly for the skin tone and the structure of the hair; whereas the white children show themselves with assertiveness and demonstration of trust and self-confidence, initiative and willingness to more frequent contacts with unfamiliar adults; black and white children classify the black dolls as "ugly", and in the play time there is no segregation of racial criteria, blacks and whites play together, however, at times it was noticeable hierarchy of roles chosen and played by children. As a conclusion, it is highlighted that the space does not give visibility to the characteristics of the black population, for it offers a social environment with ample alternatives of the "generalized other" for white children and alternatives limited to the white pattern to black children. And, it should be reiterated the emerging needs for continuing education on the issue of ethnic and racial relations education, to teachers and educators of early childhood education. Keywords: Childhoods. Educational Policy. Early Childhood Education. Identity. Ethnic and Racial Relations.227 f. : il. algumas color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesEducaçãoEducação de crianças - Curitiba (PR)Relações etnicasRelações raciaisPolitica e educaçãoEducação de crianças - Aspectos políticosA infância pequena e a construção da identidade étnico-racial na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - T - ARLEANDRA CRISTINA TALIN DO AMARAL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1146https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37002/1/R%20-%20T%20-%20ARLEANDRA%20CRISTINA%20TALIN%20DO%20AMARAL.pdf.jpgd67556bb14cffa39f7d44d31c1e532feMD51open accessTEXTR - T - ARLEANDRA CRISTINA TALIN DO AMARAL.pdf.txtExtracted Texttext/plain515575https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37002/2/R%20-%20T%20-%20ARLEANDRA%20CRISTINA%20TALIN%20DO%20AMARAL.pdf.txt482efc4c932dfe1d9a84a90377c9ddc8MD52open accessORIGINALR - T - ARLEANDRA CRISTINA TALIN DO AMARAL.pdfapplication/pdf16855600https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37002/3/R%20-%20T%20-%20ARLEANDRA%20CRISTINA%20TALIN%20DO%20AMARAL.pdf18ba546f7d84953a95f49e85835dea51MD53open access1884/370022020-08-05 09:20:18.651open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/37002Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-05T12:20:18Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A infância pequena e a construção da identidade étnico-racial na educação infantil
title A infância pequena e a construção da identidade étnico-racial na educação infantil
spellingShingle A infância pequena e a construção da identidade étnico-racial na educação infantil
Amaral, Arleandra Cristina Talin do
Teses
Educação
Educação de crianças - Curitiba (PR)
Relações etnicas
Relações raciais
Politica e educação
Educação de crianças - Aspectos políticos
title_short A infância pequena e a construção da identidade étnico-racial na educação infantil
title_full A infância pequena e a construção da identidade étnico-racial na educação infantil
title_fullStr A infância pequena e a construção da identidade étnico-racial na educação infantil
title_full_unstemmed A infância pequena e a construção da identidade étnico-racial na educação infantil
title_sort A infância pequena e a construção da identidade étnico-racial na educação infantil
author Amaral, Arleandra Cristina Talin do
author_facet Amaral, Arleandra Cristina Talin do
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Arleandra Cristina Talin do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-
contributor_str_mv Silva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Educação
Educação de crianças - Curitiba (PR)
Relações etnicas
Relações raciais
Politica e educação
Educação de crianças - Aspectos políticos
topic Teses
Educação
Educação de crianças - Curitiba (PR)
Relações etnicas
Relações raciais
Politica e educação
Educação de crianças - Aspectos políticos
description Orientador: Prof. Dr. Paulo Vinicius Baptista da Silva
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-05T12:20:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-05T12:20:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/37002
url https://hdl.handle.net/1884/37002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 227 f. : il. algumas color., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37002/1/R%20-%20T%20-%20ARLEANDRA%20CRISTINA%20TALIN%20DO%20AMARAL.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37002/2/R%20-%20T%20-%20ARLEANDRA%20CRISTINA%20TALIN%20DO%20AMARAL.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37002/3/R%20-%20T%20-%20ARLEANDRA%20CRISTINA%20TALIN%20DO%20AMARAL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d67556bb14cffa39f7d44d31c1e532fe
482efc4c932dfe1d9a84a90377c9ddc8
18ba546f7d84953a95f49e85835dea51
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860375538302976