A experiência de imersão na formação do professor de inglês : essencial ou complemento?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Fabiane Lima
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/19860
Resumo: Orientador: Henrique Evaldo Janzen
id UFPR_a0878d66a0bc8792b68307f8bb3c0db9
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/19860
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoJanzen, Henrique Evaldo, 1957-Ferreira, Fabiane Lima2023-01-31T18:12:05Z2023-01-31T18:12:05Z2008https://hdl.handle.net/1884/19860Orientador: Henrique Evaldo JanzenInclui apêndiceDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 19/12/2008Inclui bibliografiaResumo: Este trabalho visa identificar se o discurso que tende a (super)valorizar uma experiência de imersão em relação à formação em Letras realmente existe e se tem consistência. O trabalho também apresenta alguns enunciados que contribuíram para a construção desse discurso predominante, entre os quais: razões sociais, políticas, econômicas e tecnológicas, que 'impõem' a necessidade saber falar inglês; um discurso publicitário que enfatiza a necessidade de saber falar essa língua; as leis educacionais brasileiras, que com a redução da carga horária e outros fatores, influenciaram o crescimento da oferta de cursos de inglês. Além disso, o trabalho visa identificar nos enunciados dos sujeitos diretamente envolvidos no ensino de língua estrangeira - alunos, coordenadores e professores de cursos de inglês - como esse discurso tem se refletido. Para isso, foram utilizados questionários que apontaram qual a importância da experiência no exterior e da formação no curso de Letras, tanto em relação ao mercado de trabalho e quanto em relação à prática em sala de aula. Além disso, os questionários também identificaram os meios utilizados pelas escolas e pelos professores para atualização de seus conhecimentos.Abstract: This paper aims to identify whether the speech that tends to (super)highlight an experience of immersion in relation to a diploma in "Letras" (graduation in language teaching) really exists. The work also presents some statements which contribute to the construction of the predominant discourse, including: reasons related to social political, economic and technological aspects, that 'impose' need to learn English; an advertising speech that emphasizes the need to speak this language, the Brazilian educational laws that reduces the hours of Foreign Language classes and other factors that influenced the growth of the English courses. Moreover, the work seeks to identify the speeches that are directly involved in teaching foreign language - students, teachers and coordinators of English courses - and how this speech has been reflected. For this, questionnaires were used, which pointed out the importance of experience abroad and the graduation in language teaching in the labor market and in the practice in the classroom. In addition, this paper wants to investigate the ways used by English schools and teachers in order to update their knowledge.92 f. : il., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalLíngua inglesa - Estudo e ensinoLingua inglesa - ProfessoresProfessores de ingles - Treinamento profissionalProfessores de línguas - FormaçãoRedação acadêmicaEducaçãoA experiência de imersão na formação do professor de inglês : essencial ou complemento?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALA EXPERIENCIA DE IMERSAO NA FORMACAO DO PROFESSOR DE INGLES_2.pdfapplication/pdf991252https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19860/1/A%20EXPERIENCIA%20DE%20IMERSAO%20NA%20FORMACAO%20DO%20PROFESSOR%20DE%20INGLES_2.pdf36668dcdde3bc5e8e56805c0ad86ec06MD51open accessTEXTA EXPERIENCIA DE IMERSAO NA FORMACAO DO PROFESSOR DE INGLES_2.pdf.txtExtracted Texttext/plain174714https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19860/2/A%20EXPERIENCIA%20DE%20IMERSAO%20NA%20FORMACAO%20DO%20PROFESSOR%20DE%20INGLES_2.pdf.txt3d11fe28d8bd129b1dbb5c5579b526d2MD52open accessTHUMBNAILA EXPERIENCIA DE IMERSAO NA FORMACAO DO PROFESSOR DE INGLES_2.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1336https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19860/3/A%20EXPERIENCIA%20DE%20IMERSAO%20NA%20FORMACAO%20DO%20PROFESSOR%20DE%20INGLES_2.pdf.jpg0fe488795976f2038ac15e6cf2085435MD53open access1884/198602023-01-31 15:12:05.775open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/19860Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-01-31T18:12:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A experiência de imersão na formação do professor de inglês : essencial ou complemento?
title A experiência de imersão na formação do professor de inglês : essencial ou complemento?
spellingShingle A experiência de imersão na formação do professor de inglês : essencial ou complemento?
Ferreira, Fabiane Lima
Língua inglesa - Estudo e ensino
Lingua inglesa - Professores
Professores de ingles - Treinamento profissional
Professores de línguas - Formação
Redação acadêmica
Educação
title_short A experiência de imersão na formação do professor de inglês : essencial ou complemento?
title_full A experiência de imersão na formação do professor de inglês : essencial ou complemento?
title_fullStr A experiência de imersão na formação do professor de inglês : essencial ou complemento?
title_full_unstemmed A experiência de imersão na formação do professor de inglês : essencial ou complemento?
title_sort A experiência de imersão na formação do professor de inglês : essencial ou complemento?
author Ferreira, Fabiane Lima
author_facet Ferreira, Fabiane Lima
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Janzen, Henrique Evaldo, 1957-
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Fabiane Lima
contributor_str_mv Janzen, Henrique Evaldo, 1957-
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Estudo e ensino
Lingua inglesa - Professores
Professores de ingles - Treinamento profissional
Professores de línguas - Formação
Redação acadêmica
Educação
topic Língua inglesa - Estudo e ensino
Lingua inglesa - Professores
Professores de ingles - Treinamento profissional
Professores de línguas - Formação
Redação acadêmica
Educação
description Orientador: Henrique Evaldo Janzen
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-31T18:12:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-31T18:12:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/19860
url https://hdl.handle.net/1884/19860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 92 f. : il., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19860/1/A%20EXPERIENCIA%20DE%20IMERSAO%20NA%20FORMACAO%20DO%20PROFESSOR%20DE%20INGLES_2.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19860/2/A%20EXPERIENCIA%20DE%20IMERSAO%20NA%20FORMACAO%20DO%20PROFESSOR%20DE%20INGLES_2.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19860/3/A%20EXPERIENCIA%20DE%20IMERSAO%20NA%20FORMACAO%20DO%20PROFESSOR%20DE%20INGLES_2.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 36668dcdde3bc5e8e56805c0ad86ec06
3d11fe28d8bd129b1dbb5c5579b526d2
0fe488795976f2038ac15e6cf2085435
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860715585208320