A experiência de imersão na formação do professor de inglês : essencial ou complemento?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/19860 |
Resumo: | Orientador: Henrique Evaldo Janzen |
id |
UFPR_a0878d66a0bc8792b68307f8bb3c0db9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/19860 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoJanzen, Henrique Evaldo, 1957-Ferreira, Fabiane Lima2023-01-31T18:12:05Z2023-01-31T18:12:05Z2008https://hdl.handle.net/1884/19860Orientador: Henrique Evaldo JanzenInclui apêndiceDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 19/12/2008Inclui bibliografiaResumo: Este trabalho visa identificar se o discurso que tende a (super)valorizar uma experiência de imersão em relação à formação em Letras realmente existe e se tem consistência. O trabalho também apresenta alguns enunciados que contribuíram para a construção desse discurso predominante, entre os quais: razões sociais, políticas, econômicas e tecnológicas, que 'impõem' a necessidade saber falar inglês; um discurso publicitário que enfatiza a necessidade de saber falar essa língua; as leis educacionais brasileiras, que com a redução da carga horária e outros fatores, influenciaram o crescimento da oferta de cursos de inglês. Além disso, o trabalho visa identificar nos enunciados dos sujeitos diretamente envolvidos no ensino de língua estrangeira - alunos, coordenadores e professores de cursos de inglês - como esse discurso tem se refletido. Para isso, foram utilizados questionários que apontaram qual a importância da experiência no exterior e da formação no curso de Letras, tanto em relação ao mercado de trabalho e quanto em relação à prática em sala de aula. Além disso, os questionários também identificaram os meios utilizados pelas escolas e pelos professores para atualização de seus conhecimentos.Abstract: This paper aims to identify whether the speech that tends to (super)highlight an experience of immersion in relation to a diploma in "Letras" (graduation in language teaching) really exists. The work also presents some statements which contribute to the construction of the predominant discourse, including: reasons related to social political, economic and technological aspects, that 'impose' need to learn English; an advertising speech that emphasizes the need to speak this language, the Brazilian educational laws that reduces the hours of Foreign Language classes and other factors that influenced the growth of the English courses. Moreover, the work seeks to identify the speeches that are directly involved in teaching foreign language - students, teachers and coordinators of English courses - and how this speech has been reflected. For this, questionnaires were used, which pointed out the importance of experience abroad and the graduation in language teaching in the labor market and in the practice in the classroom. In addition, this paper wants to investigate the ways used by English schools and teachers in order to update their knowledge.92 f. : il., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalLíngua inglesa - Estudo e ensinoLingua inglesa - ProfessoresProfessores de ingles - Treinamento profissionalProfessores de línguas - FormaçãoRedação acadêmicaEducaçãoA experiência de imersão na formação do professor de inglês : essencial ou complemento?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALA EXPERIENCIA DE IMERSAO NA FORMACAO DO PROFESSOR DE INGLES_2.pdfapplication/pdf991252https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19860/1/A%20EXPERIENCIA%20DE%20IMERSAO%20NA%20FORMACAO%20DO%20PROFESSOR%20DE%20INGLES_2.pdf36668dcdde3bc5e8e56805c0ad86ec06MD51open accessTEXTA EXPERIENCIA DE IMERSAO NA FORMACAO DO PROFESSOR DE INGLES_2.pdf.txtExtracted Texttext/plain174714https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19860/2/A%20EXPERIENCIA%20DE%20IMERSAO%20NA%20FORMACAO%20DO%20PROFESSOR%20DE%20INGLES_2.pdf.txt3d11fe28d8bd129b1dbb5c5579b526d2MD52open accessTHUMBNAILA EXPERIENCIA DE IMERSAO NA FORMACAO DO PROFESSOR DE INGLES_2.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1336https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19860/3/A%20EXPERIENCIA%20DE%20IMERSAO%20NA%20FORMACAO%20DO%20PROFESSOR%20DE%20INGLES_2.pdf.jpg0fe488795976f2038ac15e6cf2085435MD53open access1884/198602023-01-31 15:12:05.775open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/19860Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-01-31T18:12:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A experiência de imersão na formação do professor de inglês : essencial ou complemento? |
title |
A experiência de imersão na formação do professor de inglês : essencial ou complemento? |
spellingShingle |
A experiência de imersão na formação do professor de inglês : essencial ou complemento? Ferreira, Fabiane Lima Língua inglesa - Estudo e ensino Lingua inglesa - Professores Professores de ingles - Treinamento profissional Professores de línguas - Formação Redação acadêmica Educação |
title_short |
A experiência de imersão na formação do professor de inglês : essencial ou complemento? |
title_full |
A experiência de imersão na formação do professor de inglês : essencial ou complemento? |
title_fullStr |
A experiência de imersão na formação do professor de inglês : essencial ou complemento? |
title_full_unstemmed |
A experiência de imersão na formação do professor de inglês : essencial ou complemento? |
title_sort |
A experiência de imersão na formação do professor de inglês : essencial ou complemento? |
author |
Ferreira, Fabiane Lima |
author_facet |
Ferreira, Fabiane Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Janzen, Henrique Evaldo, 1957- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Fabiane Lima |
contributor_str_mv |
Janzen, Henrique Evaldo, 1957- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa - Estudo e ensino Lingua inglesa - Professores Professores de ingles - Treinamento profissional Professores de línguas - Formação Redação acadêmica Educação |
topic |
Língua inglesa - Estudo e ensino Lingua inglesa - Professores Professores de ingles - Treinamento profissional Professores de línguas - Formação Redação acadêmica Educação |
description |
Orientador: Henrique Evaldo Janzen |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-31T18:12:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-31T18:12:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/19860 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/19860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
92 f. : il., grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19860/1/A%20EXPERIENCIA%20DE%20IMERSAO%20NA%20FORMACAO%20DO%20PROFESSOR%20DE%20INGLES_2.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19860/2/A%20EXPERIENCIA%20DE%20IMERSAO%20NA%20FORMACAO%20DO%20PROFESSOR%20DE%20INGLES_2.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/19860/3/A%20EXPERIENCIA%20DE%20IMERSAO%20NA%20FORMACAO%20DO%20PROFESSOR%20DE%20INGLES_2.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
36668dcdde3bc5e8e56805c0ad86ec06 3d11fe28d8bd129b1dbb5c5579b526d2 0fe488795976f2038ac15e6cf2085435 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860715585208320 |