Profissão professor : desafios que afetam o trabalho docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/54764 |
Resumo: | Orientadora : Andréa Ceccatto |
id |
UFPR_a1549f912049b4093728a6bde7815380 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54764 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Fonseca, Marisa daCeccatto, Andréa de Paula, 1960-Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2020-01-08T12:26:50Z2020-01-08T12:26:50Z2016https://hdl.handle.net/1884/54764Orientadora : Andréa CeccattoMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Este artigo tem como objetivo, analisar como a indisciplina, o desinteresse dos alunos e a pressão diária de sala de aula afetam o trabalho e a saúde do professor. Sendo elaborado a partir de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo em uma escola da rede estadual de ensino do Estado do Paraná localizada na cidade de Pato Branco/PR no ano de 2016. Para isso foram entrevistados professores desta, no intuito de investigar como os professores se sentem frente a esses desafios na sociedade atual. É muito importante que se investigue as causas e as consequências que o desinteresse e a indisciplina provocam no ambiente escolar, bem como, no trabalho do professor para que se busquem estratégias de superação. Esta pesquisa visa contribuir para a aprendizagem e do mesmo modo, ampliar o conhecimento sobre o tema, já que este tem afetado diretamente o cotidiano escolar, acredita-se também, que o mesmo tenha um reflexo nos números (aprovação, reprovação, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEB, evasão) que tanto preocupam educadores de nosso estado. O estudo deixou claro, ao mesmo tempo, o quanto a profissão docente é desafiadora e importante, o que permite afirmar que as transformações necessárias para que a escola cumpra seu papel depende do comprometimento de todos os segmentos que dela fazem parte14 p.application/pdfProfessores - FormaçãoProfissão professor : desafios que afetam o trabalho docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARISA DA FONSECA.pdfapplication/pdf326660https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54764/1/R%20-%20E%20-%20MARISA%20DA%20FONSECA.pdf1c5fb06af4a259ee2d333ea2afb86b6fMD51open access1884/547642020-01-08 09:26:50.41open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54764Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-08T12:26:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Profissão professor : desafios que afetam o trabalho docente |
title |
Profissão professor : desafios que afetam o trabalho docente |
spellingShingle |
Profissão professor : desafios que afetam o trabalho docente Fonseca, Marisa da Professores - Formação |
title_short |
Profissão professor : desafios que afetam o trabalho docente |
title_full |
Profissão professor : desafios que afetam o trabalho docente |
title_fullStr |
Profissão professor : desafios que afetam o trabalho docente |
title_full_unstemmed |
Profissão professor : desafios que afetam o trabalho docente |
title_sort |
Profissão professor : desafios que afetam o trabalho docente |
author |
Fonseca, Marisa da |
author_facet |
Fonseca, Marisa da |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Ceccatto, Andréa de Paula, 1960- Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Marisa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação |
topic |
Professores - Formação |
description |
Orientadora : Andréa Ceccatto |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-08T12:26:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-08T12:26:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/54764 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/54764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
14 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54764/1/R%20-%20E%20-%20MARISA%20DA%20FONSECA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1c5fb06af4a259ee2d333ea2afb86b6f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860445923966976 |