Geografias do êxtase religioso na experiência umbandista em Londrina (PR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira de Paula, Victor Hugo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/87212
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Sylvio Fausto Gil Filho
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em GeografiaGil Filho, Sylvio Fausto, 1963-Oliveira de Paula, Victor Hugo2024-03-21T17:26:31Z2024-03-21T17:26:31Z2023https://hdl.handle.net/1884/87212Orientador: Prof. Dr. Sylvio Fausto Gil FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa : Curitiba, 28/11/2023Inclui referênciasResumo: Este trabalho explora a interseção entre a vivência do êxtase religioso na Umbanda e a construção do espaço sagrado do terreiro, empregando uma abordagem fenomenológica-hermenêutica, compreendendo o espaço geográfico como transcendente às dimensões físicas e sociais, sendo também configurado pelos sistemas simbólicos atribuídos pelos sujeitos ao seu mundo. O cerne desta pesquisa reside na Umbanda, uma religião complexa que entrelaça influências africanas, indígenas, católicas e kardecistas. O êxtase religioso, peça fundamental na tessitura dessa religião, permite aos umbandistas uma profunda conexão com seus símbolos individuais e coletivos. A construção teórica foi feita principalmente com a partir das contribuições de Mircea Eliade e Carl Jung. Eliade, centrando-se na sua compreensão de como as experiências religiosas transformam a espacialidade e a temporalidade do mundo vivido — o que é centralizado no conceito de hierofania, utilizado aqui como ferramenta de análise das experiências de conexão com o sagrado, e de como constroem significado e transformam as vidas dos praticantes; e Jung que, por sua vez, oferece uma sofisticada concepção de arquétipos ligada ao inconsciente coletivo. Isso se demonstrou relevante pois as entidades espirituais na Umbanda são entendidas exatamente como arquétipos de uma ancestralidade afrobrasileira, integrantes de falanges espirituais coletivas que trabalham nas energias arquetípicas em que se manifestam. A pesquisa foi conduzida em um espaço religioso umbandista em Londrina (PR), utilizando-se de procedimentos de observação participante e entrevistas qualitativas com lideranças do terreiro. A experiência do êxtase religioso, para além de uma mera expressão ritualística, demonstrou-se como a principal fonte de sacralização do espaço do terreiro durante giras e festas. Nesse contexto, o sagrado não é apenas invocado, mas manifestado de maneira não apenas simbólica, mas também tangível, transformando o ambiente ritual. Esta experiência do êxtase entrelaça-se com a dinâmica psíquica individual e coletiva, proporcionando um encontro autêntico do sujeito consigo mesmo e alimentando a comunhão coletiva dos filhos de santo em torno de símbolos arquetípicos. As entidades espirituais emergem como representações arquetípicas coletivas durante o êxtase, conectadas a representação de um passado mítico da cultura brasileira. O êxtase de apresenta como um mergulho nas profundezas do inconsciente coletivo, tecendo uma rede simbólica que transcende tempo e espaço, destacando que o terreiro se torna um epicentro de espiritualidade e ancestralidade, invocando continuamente a ontologia arcaica que é a base viva da experiência umbandista.Abstract: This work explores the intersection between the experience of religious ecstasy in Umbanda and the construction of the sacred space of the terreiro, employing a phenomenological-hermeneutic approach. It comprehends geographical space as transcending physical and social dimensions, being configured by the symbolic systems attributed by individuals to their world. The core of this research lies in Umbanda, a complex religion that intertwines African, indigenous, Catholic, and Kardecist influences. Religious ecstasy, a fundamental piece in the fabric of this religion, allows the umbandistas a profound connection with their individual and collective symbols. The theoretical framework was mainly built upon the contributions of Mircea Eliade and Carl Jung. Eliade, focusing on his understanding of how religious experiences transform the spatiality and temporality of the lived world; which is centralized in the concept of hierophany, used here as a tool to analyze experiences of connection with the sacred, and how they construct meaning and transform the lives of practitioners. Jung, in turn, offers a sophisticated conception of archetypes linked to the collective unconscious. This proved to be relevant because the spiritual entities in Umbanda are precisely understood as archetypes of an Afro- Brazilian ancestry, members of collective spiritual phalanxes working in the archetypal energies they manifest. The research was conducted in an Umbanda religious space in Londrina (PR), using participant observation and qualitative interviews procedures with the leaders of the terreiro. The experience of religious ecstasy, beyond being a mere ritual expression, demonstrated itself as the primary source of sacralization of the terreiro's space during ceremonies and festivities. In this context, the sacred is not merely invoked but manifested not only in a symbolic manner but also tangible, transforming the ritual environment. This experience of ecstasy intertwines with individual and collective psychic dynamics, providing an authentic encounter of the subject with oneself and nourishing the collective communion of the sons and daughters of the saint around archetypal symbols. Spiritual entities emerge as collective archetypal representations during ecstasy, connected to the representation of a mythical past of Brazilian culture. Ecstasy presents itself as a dive into the depths of the collective unconscious, weaving a symbolic network that transcends time and space, emphasizing that the terreiro becomes a focal point of spirituality and ancestry, continually invoking the archaic ontology that is the living foundation of the Umbanda experience.1 recurso online : PDF.application/pdfReligião e geografiaUmbandaEspaço sagradoGeografiaGeografias do êxtase religioso na experiência umbandista em Londrina (PR)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - VICTOR HUGO OLIVEIRA DE PAULA.pdfapplication/pdf4489983https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87212/1/R%20-%20D%20-%20VICTOR%20HUGO%20OLIVEIRA%20DE%20PAULA.pdf8f622bc0af4ed810f728c6ccaa06c6d2MD51open access1884/872122024-03-21 14:26:31.731open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87212Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-03-21T17:26:31Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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