Reputação online em empreendimentos gastronômicos : um estudo de caso da vila gastronômica Ca’dore – Comida Descomplicada (Curitiba)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Jessyca Mariana Jungles, 1995-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/63020
Resumo: Orientador : Thays Cristina Domareski Ruiz
id UFPR_a2937c333f8aca76cbaec844eeb15b57
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/63020
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Fernandes, Jessyca Mariana Jungles, 1995-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em TurismoDomareski Ruiz, Thays Cristina2019-09-03T19:21:48Z2019-09-03T19:21:48Z2018https://hdl.handle.net/1884/63020Orientador : Thays Cristina Domareski RuizMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Graduação em TurismoInclui referênciasResumo : O desenvolvimento e surgimento das novas tecnologias de informação e comunicação, em especial a internet, houve transformação no processo de comunicação do setor turístico e gastronômico. Nesse contexto, a internet aumenta a capacidade de interatividade dos consumidores entre si e para com suas marcas e empresas, fazendo-se necessário refletir sobre o uso dessas ferramentas e potencialidades na produção e circulação de informações. Diante desse contexto, o presente trabalho propõe avaliar a reputação online do empreendimento Ca’dore – Comida Descomplicada e sua relação com o turismo gastronômico de Curitiba. Para cumprir com este objetivo, foi considerado como embasamento a evolução dos canais de distribuição online, destacando sua influência na promoção turística e gastronômica. Esta pesquisa é exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa configurada em um estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram as técnicas bibliográfica e documental, além da análise do mix de marketing online do objeto de estudo, Ca’dore – Comida Descomplicada. Por meio de tais instrumentos de coleta de dados, foi possível constatar a inexistência de engajamento dos clientes para com as publicações nas principais mídias sociais do empreendimento, considerado principal fator para reputação online efetiva. Nessa perspectiva, com base nos resultados obtidos e fundamentos teóricos apresentados, propõe-se um plano de marketing digital que objetiva, divulgar o Ca’dore - Comida Descomplicada como um todo e os 41 empreendimentos que compõe o espaço.Abstract : The development and emergence of new information and communication technologies, especially the internet, have transformed the communication process of the tourism and gastronomic sector. In this context, the Internet increases the capacity of consumers to interact with each other and with their brands and companies, making it necessary to reflect on the use of these tools and potentialities in the production and circulation of information. In this context, the present study proposes to evaluate the online reputation of Ca'dore – Comida Descomplicada and its relation with the gastronomic tourism of Curitiba. In order to comply with this objective, the evolution of the online distribution channels was taken as a basis, highlighting its influence in the promotion of tourism and gastronomy. This research is exploratory, descriptive, qualitative approach configured in a case study. The instruments of data collection were the bibliographical and documentary techniques, besides the analysis of the online marketing mix of the object of study, Ca'dore – Comida Descomplicada. Through these data collection instruments, it was possible to verify the lack of customer engagement with publications in the main social media of the enterprise, considered the main factor for effective online reputation. From this perspective, based on the results obtained and presented theoretical foundations, it is proposed a digital marketing plan that aims to disclose the Ca'dore - Uncomplicated Food as a whole and 41 restaurants that make up the space.72 p. : il. (algumas color.).application/pdfTurismo e gastronomiaReputação online em empreendimentos gastronômicos : um estudo de caso da vila gastronômica Ca’dore – Comida Descomplicada (Curitiba)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALJESSYCA MARIANA JUNGLES FERNANDES.pdfapplication/pdf1533805https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/63020/1/JESSYCA%20MARIANA%20JUNGLES%20FERNANDES.pdfc1629336a2d39f4e4869e8edd6772f5bMD51open access1884/630202019-09-03 16:21:48.162open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/63020Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-09-03T19:21:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reputação online em empreendimentos gastronômicos : um estudo de caso da vila gastronômica Ca’dore – Comida Descomplicada (Curitiba)
title Reputação online em empreendimentos gastronômicos : um estudo de caso da vila gastronômica Ca’dore – Comida Descomplicada (Curitiba)
spellingShingle Reputação online em empreendimentos gastronômicos : um estudo de caso da vila gastronômica Ca’dore – Comida Descomplicada (Curitiba)
Fernandes, Jessyca Mariana Jungles, 1995-
Turismo e gastronomia
title_short Reputação online em empreendimentos gastronômicos : um estudo de caso da vila gastronômica Ca’dore – Comida Descomplicada (Curitiba)
title_full Reputação online em empreendimentos gastronômicos : um estudo de caso da vila gastronômica Ca’dore – Comida Descomplicada (Curitiba)
title_fullStr Reputação online em empreendimentos gastronômicos : um estudo de caso da vila gastronômica Ca’dore – Comida Descomplicada (Curitiba)
title_full_unstemmed Reputação online em empreendimentos gastronômicos : um estudo de caso da vila gastronômica Ca’dore – Comida Descomplicada (Curitiba)
title_sort Reputação online em empreendimentos gastronômicos : um estudo de caso da vila gastronômica Ca’dore – Comida Descomplicada (Curitiba)
author Fernandes, Jessyca Mariana Jungles, 1995-
author_facet Fernandes, Jessyca Mariana Jungles, 1995-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismo
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Jessyca Mariana Jungles, 1995-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Domareski Ruiz, Thays Cristina
contributor_str_mv Domareski Ruiz, Thays Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo e gastronomia
topic Turismo e gastronomia
description Orientador : Thays Cristina Domareski Ruiz
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-03T19:21:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-03T19:21:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/63020
url https://hdl.handle.net/1884/63020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 72 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/63020/1/JESSYCA%20MARIANA%20JUNGLES%20FERNANDES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c1629336a2d39f4e4869e8edd6772f5b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860456290189312