O lúdico para uma aprendizagem inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Márcia Kachinski
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/54656
Resumo: Orientadora: Profª. Ma. Liliane Schenfelder Salles
id UFPR_a3448501560c3f3fa86d2b6578307eea
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54656
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Pires, Márcia KachinskiSalles, Liliane SchenfelderUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-19T13:42:26Z2019-12-19T13:42:26Z2016https://hdl.handle.net/1884/54656Orientadora: Profª. Ma. Liliane Schenfelder SallesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : O objetivo deste artigo foi refletir sobre o uso do lúdico nas salas de recursos, sendo de fundamental importância, não devendo ser negligenciado às crianças com necessidades educacionais especiais, pois acredita-se na sua eficácia quando desempenhado na função de entreter e instruir. Compreende-se que brincando com jogos as crianças elaboram raciocínio lógico e melhoram sua comunicação, desta forma estão se socializando e aprendendo de forma significativa. A aprendizagem da criança com necessidades educacionais especiais é um desafio para a escola, que deve se empenhar no sentido de trazer e oportunizar jogos educativos incentivando assim para um aprendizado mais significativo que desenvolva habilidades essenciais para o desenvolvimento do processo educacional. O resultado parcial do trabalho foi mostrar a interferência das atividades lúdicas no processo ensinoaprendizagem da criança, e com isso permitir-lhe aprender, interpretar, exercitar conceitos e relações em construção, além de tornar a aprendizagem mais dinâmica, participativa, prazerosa e coletiva.23 p.application/pdfEducação especialJogos educativosO lúdico para uma aprendizagem inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARCIA KACHINSKI PIRES.pdfapplication/pdf910994https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54656/1/R%20-%20E%20-%20MARCIA%20KACHINSKI%20PIRES.pdfe704ed5ddc981b7e6c7f9661a9148a91MD51open access1884/546562019-12-19 10:42:26.336open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54656Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-19T13:42:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O lúdico para uma aprendizagem inclusiva
title O lúdico para uma aprendizagem inclusiva
spellingShingle O lúdico para uma aprendizagem inclusiva
Pires, Márcia Kachinski
Educação especial
Jogos educativos
title_short O lúdico para uma aprendizagem inclusiva
title_full O lúdico para uma aprendizagem inclusiva
title_fullStr O lúdico para uma aprendizagem inclusiva
title_full_unstemmed O lúdico para uma aprendizagem inclusiva
title_sort O lúdico para uma aprendizagem inclusiva
author Pires, Márcia Kachinski
author_facet Pires, Márcia Kachinski
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Salles, Liliane Schenfelder
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Márcia Kachinski
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Jogos educativos
topic Educação especial
Jogos educativos
description Orientadora: Profª. Ma. Liliane Schenfelder Salles
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-19T13:42:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-19T13:42:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/54656
url https://hdl.handle.net/1884/54656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 23 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54656/1/R%20-%20E%20-%20MARCIA%20KACHINSKI%20PIRES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e704ed5ddc981b7e6c7f9661a9148a91
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860235950817280