O lúdico para uma aprendizagem inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/54656 |
Resumo: | Orientadora: Profª. Ma. Liliane Schenfelder Salles |
id |
UFPR_a3448501560c3f3fa86d2b6578307eea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54656 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Pires, Márcia KachinskiSalles, Liliane SchenfelderUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-19T13:42:26Z2019-12-19T13:42:26Z2016https://hdl.handle.net/1884/54656Orientadora: Profª. Ma. Liliane Schenfelder SallesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : O objetivo deste artigo foi refletir sobre o uso do lúdico nas salas de recursos, sendo de fundamental importância, não devendo ser negligenciado às crianças com necessidades educacionais especiais, pois acredita-se na sua eficácia quando desempenhado na função de entreter e instruir. Compreende-se que brincando com jogos as crianças elaboram raciocínio lógico e melhoram sua comunicação, desta forma estão se socializando e aprendendo de forma significativa. A aprendizagem da criança com necessidades educacionais especiais é um desafio para a escola, que deve se empenhar no sentido de trazer e oportunizar jogos educativos incentivando assim para um aprendizado mais significativo que desenvolva habilidades essenciais para o desenvolvimento do processo educacional. O resultado parcial do trabalho foi mostrar a interferência das atividades lúdicas no processo ensinoaprendizagem da criança, e com isso permitir-lhe aprender, interpretar, exercitar conceitos e relações em construção, além de tornar a aprendizagem mais dinâmica, participativa, prazerosa e coletiva.23 p.application/pdfEducação especialJogos educativosO lúdico para uma aprendizagem inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARCIA KACHINSKI PIRES.pdfapplication/pdf910994https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54656/1/R%20-%20E%20-%20MARCIA%20KACHINSKI%20PIRES.pdfe704ed5ddc981b7e6c7f9661a9148a91MD51open access1884/546562019-12-19 10:42:26.336open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54656Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-19T13:42:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O lúdico para uma aprendizagem inclusiva |
title |
O lúdico para uma aprendizagem inclusiva |
spellingShingle |
O lúdico para uma aprendizagem inclusiva Pires, Márcia Kachinski Educação especial Jogos educativos |
title_short |
O lúdico para uma aprendizagem inclusiva |
title_full |
O lúdico para uma aprendizagem inclusiva |
title_fullStr |
O lúdico para uma aprendizagem inclusiva |
title_full_unstemmed |
O lúdico para uma aprendizagem inclusiva |
title_sort |
O lúdico para uma aprendizagem inclusiva |
author |
Pires, Márcia Kachinski |
author_facet |
Pires, Márcia Kachinski |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Salles, Liliane Schenfelder Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Márcia Kachinski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Jogos educativos |
topic |
Educação especial Jogos educativos |
description |
Orientadora: Profª. Ma. Liliane Schenfelder Salles |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-19T13:42:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-19T13:42:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/54656 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/54656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
23 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54656/1/R%20-%20E%20-%20MARCIA%20KACHINSKI%20PIRES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e704ed5ddc981b7e6c7f9661a9148a91 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860235950817280 |