Concepção de desigualdades sociais no currículo oficial para rede pública municipal de ensino de Cascavel - ensino fundamental anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venson, Ivete
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53696
Resumo: Orientadora : Profª Drª. Diana Cristina de Abreu
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spelling Venson, IveteAbreu, Diana Cristina deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-06-18T15:08:16Z2021-06-18T15:08:16Z2016https://hdl.handle.net/1884/53696Orientadora : Profª Drª. Diana Cristina de AbreuMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : O questionamento deste projeto de pesquisa, reside na preocupação como a concepção das desigualdades sociais são tratados, como está incorporada no currículo escolar. O interesse é compreender as possíveis articulações entre desigualdades sociais e currículo, o que norteia o currículo, problematizar teoricamente questões sobre o Currículo. Nosso objetivo foi identificar se no espaço escolar e na construção do currículo são contemplados um posicionamento crítico que permita visualizar saídas para a resolução dos problemas trazidos à escola pelos sujeitos que a compõem, notadamente os estudantes pobres. A metodologia de pesquisa utilizada foi a de tipologia qualitativa, realizou-se pesquisa bibliográfica, análise do referencial teórico e documental das diretrizes curriculares do Município de Cascavel do Ensino Fundamental Anos Iniciais. A fundamentação teórica foi baseada na visão dos autores José Gimeno Sacristán, Miguel Gonzáles Arroyo. Para o desenvolvimento deste estudo realizou-se também, a análise do Currículo Para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel - Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Volume II, documento que foi elaborado em conjunto com as Escolas do Município de Cascavel e seus professores, implantado no ano de 2008, considerado o mesmo, em processo de constante elaboração, trata-se de uma proposta fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia Histórico Cultural que compreende a necessidade de transmissão planejada dos conhecimentos historicamente sistematizados. Na análise do Currículo Para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, concentraremos os estudos no eixo I Fundamentos Teóricos, tendo como objetivo identificar se a pobreza e as desigualdades sociais estão presentes ou ausentes, quando o currículo se propõe a discutir os pressupostos filosóficos, aspectos históricos, legais e a concepção de avaliação. A pesquisa conclui que a pobreza e as desigualdades sociais, estão contempladas no currículo formal da rede de ensino estudada, o documento apresenta reflexões que podem contribuir para o desvelamento da pobreza de forma que as crianças e jovens possam reconhecer-se e pensar suas condições de existência a partir do conhecimento das razões históricas e sociais da pobreza. Destacamos assim que as reflexões sobre currículo devem estar voltadas principalmente para os valores, os saberes e as identidades construídas a partir das vivências da pobreza e da pobreza extrema. É importante destacar que esta análise, restringiu-se aos documentos formais que estabelecem no plano municipal, seria importante na continuidade desde trabalho identificar como tais práticas se materializam nas práticas curriculares reais e ocultas dos espaços escolares.1 arquivo (23 p.).application/pdfPobrezaEducação inclusiva - Aspectos sociaisCurriculo escolarConcepção de desigualdades sociais no currículo oficial para rede pública municipal de ensino de Cascavel - ensino fundamental anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - IVETE VENSON.pdfapplication/pdf424821https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53696/1/R%20-%20E%20-%20IVETE%20VENSON.pdf1a7e36211701f0f350fc1d161427722fMD51open access1884/536962021-06-18 12:08:16.755open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53696Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-06-18T15:08:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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