Concepção de desigualdades sociais no currículo oficial para rede pública municipal de ensino de Cascavel - ensino fundamental anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53696 |
Resumo: | Orientadora : Profª Drª. Diana Cristina de Abreu |
id |
UFPR_a4ed6b0176e7743b4ae23e2be4d3eb97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53696 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Venson, IveteAbreu, Diana Cristina deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-06-18T15:08:16Z2021-06-18T15:08:16Z2016https://hdl.handle.net/1884/53696Orientadora : Profª Drª. Diana Cristina de AbreuMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : O questionamento deste projeto de pesquisa, reside na preocupação como a concepção das desigualdades sociais são tratados, como está incorporada no currículo escolar. O interesse é compreender as possíveis articulações entre desigualdades sociais e currículo, o que norteia o currículo, problematizar teoricamente questões sobre o Currículo. Nosso objetivo foi identificar se no espaço escolar e na construção do currículo são contemplados um posicionamento crítico que permita visualizar saídas para a resolução dos problemas trazidos à escola pelos sujeitos que a compõem, notadamente os estudantes pobres. A metodologia de pesquisa utilizada foi a de tipologia qualitativa, realizou-se pesquisa bibliográfica, análise do referencial teórico e documental das diretrizes curriculares do Município de Cascavel do Ensino Fundamental Anos Iniciais. A fundamentação teórica foi baseada na visão dos autores José Gimeno Sacristán, Miguel Gonzáles Arroyo. Para o desenvolvimento deste estudo realizou-se também, a análise do Currículo Para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel - Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Volume II, documento que foi elaborado em conjunto com as Escolas do Município de Cascavel e seus professores, implantado no ano de 2008, considerado o mesmo, em processo de constante elaboração, trata-se de uma proposta fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia Histórico Cultural que compreende a necessidade de transmissão planejada dos conhecimentos historicamente sistematizados. Na análise do Currículo Para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, concentraremos os estudos no eixo I Fundamentos Teóricos, tendo como objetivo identificar se a pobreza e as desigualdades sociais estão presentes ou ausentes, quando o currículo se propõe a discutir os pressupostos filosóficos, aspectos históricos, legais e a concepção de avaliação. A pesquisa conclui que a pobreza e as desigualdades sociais, estão contempladas no currículo formal da rede de ensino estudada, o documento apresenta reflexões que podem contribuir para o desvelamento da pobreza de forma que as crianças e jovens possam reconhecer-se e pensar suas condições de existência a partir do conhecimento das razões históricas e sociais da pobreza. Destacamos assim que as reflexões sobre currículo devem estar voltadas principalmente para os valores, os saberes e as identidades construídas a partir das vivências da pobreza e da pobreza extrema. É importante destacar que esta análise, restringiu-se aos documentos formais que estabelecem no plano municipal, seria importante na continuidade desde trabalho identificar como tais práticas se materializam nas práticas curriculares reais e ocultas dos espaços escolares.1 arquivo (23 p.).application/pdfPobrezaEducação inclusiva - Aspectos sociaisCurriculo escolarConcepção de desigualdades sociais no currículo oficial para rede pública municipal de ensino de Cascavel - ensino fundamental anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - IVETE VENSON.pdfapplication/pdf424821https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53696/1/R%20-%20E%20-%20IVETE%20VENSON.pdf1a7e36211701f0f350fc1d161427722fMD51open access1884/536962021-06-18 12:08:16.755open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53696Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-06-18T15:08:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Concepção de desigualdades sociais no currículo oficial para rede pública municipal de ensino de Cascavel - ensino fundamental anos iniciais |
title |
Concepção de desigualdades sociais no currículo oficial para rede pública municipal de ensino de Cascavel - ensino fundamental anos iniciais |
spellingShingle |
Concepção de desigualdades sociais no currículo oficial para rede pública municipal de ensino de Cascavel - ensino fundamental anos iniciais Venson, Ivete Pobreza Educação inclusiva - Aspectos sociais Curriculo escolar |
title_short |
Concepção de desigualdades sociais no currículo oficial para rede pública municipal de ensino de Cascavel - ensino fundamental anos iniciais |
title_full |
Concepção de desigualdades sociais no currículo oficial para rede pública municipal de ensino de Cascavel - ensino fundamental anos iniciais |
title_fullStr |
Concepção de desigualdades sociais no currículo oficial para rede pública municipal de ensino de Cascavel - ensino fundamental anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Concepção de desigualdades sociais no currículo oficial para rede pública municipal de ensino de Cascavel - ensino fundamental anos iniciais |
title_sort |
Concepção de desigualdades sociais no currículo oficial para rede pública municipal de ensino de Cascavel - ensino fundamental anos iniciais |
author |
Venson, Ivete |
author_facet |
Venson, Ivete |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Abreu, Diana Cristina de Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Venson, Ivete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pobreza Educação inclusiva - Aspectos sociais Curriculo escolar |
topic |
Pobreza Educação inclusiva - Aspectos sociais Curriculo escolar |
description |
Orientadora : Profª Drª. Diana Cristina de Abreu |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-18T15:08:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-18T15:08:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53696 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (23 p.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53696/1/R%20-%20E%20-%20IVETE%20VENSON.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1a7e36211701f0f350fc1d161427722f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860500518076416 |