Projeto político pedagógico : uma construção participativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muhlen, Inês Von
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147822
Resumo: As escolas públicas têm a possibilidade de construir sua identidade, por meio do Projeto Político-Pedagógico (PPP). Sua elaboração e construção deve ser fundamentada no principio da gestão democrática. Portanto, faz-se necessário à participação efetiva de toda a comunidade escolar, que é composta pelos pais, alunos, professores, funcionários e a comunidade. Seguindo esse viés, esta pesquisa tem por objetivo, refletir acerca da gestão e implementação do Projeto Político Pedagógico de uma Escola Estadual, localizada no município de Teutônia – RS e identificar quais desafios e praticas desenvolvidos no processo de busca da gestão democrática na instituição de ensino pública estadual analisada. Considerando o princípio da gestão democrática elencada na legislação vigente, como ponto de partida desta pesquisa, buscamos alicerce nas concepções de diferentes estudiosos da área, mas principalmente nas obras de Paro, que concebem a gestão democrática como algo fundamental para a melhoria no ensino público. Assim, esta pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de caso de natureza qualitativa que utiliza analise documental como principal procedimento metodológico. Ao decorrer da pesquisa foi evidenciado que é possível desenvolver uma gestão democrática através de estratégias que possibilitem a descentralização de poder e a participação efetiva de todos os segmentos que fazem parte da escola no processo educativo, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pelas escolas da rede estadual de ensino.
id UFRGS-2_afc284332a4e4e2eeed457a6ec749a58
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147822
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Muhlen, Inês VonMachado, Maria Goreti Farias2016-08-31T02:18:07Z2016http://hdl.handle.net/10183/147822000999930As escolas públicas têm a possibilidade de construir sua identidade, por meio do Projeto Político-Pedagógico (PPP). Sua elaboração e construção deve ser fundamentada no principio da gestão democrática. Portanto, faz-se necessário à participação efetiva de toda a comunidade escolar, que é composta pelos pais, alunos, professores, funcionários e a comunidade. Seguindo esse viés, esta pesquisa tem por objetivo, refletir acerca da gestão e implementação do Projeto Político Pedagógico de uma Escola Estadual, localizada no município de Teutônia – RS e identificar quais desafios e praticas desenvolvidos no processo de busca da gestão democrática na instituição de ensino pública estadual analisada. Considerando o princípio da gestão democrática elencada na legislação vigente, como ponto de partida desta pesquisa, buscamos alicerce nas concepções de diferentes estudiosos da área, mas principalmente nas obras de Paro, que concebem a gestão democrática como algo fundamental para a melhoria no ensino público. Assim, esta pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de caso de natureza qualitativa que utiliza analise documental como principal procedimento metodológico. Ao decorrer da pesquisa foi evidenciado que é possível desenvolver uma gestão democrática através de estratégias que possibilitem a descentralização de poder e a participação efetiva de todos os segmentos que fazem parte da escola no processo educativo, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pelas escolas da rede estadual de ensino.application/pdfporGestão democráticaComunidade escolarEscolaEnsinoProjeto político pedagógico : uma construção participativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999930.pdf000999930.pdfTexto completoapplication/pdf483211http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147822/1/000999930.pdfa89cd540e4a45546512371eb7ed17fe4MD51TEXT000999930.pdf.txt000999930.pdf.txtExtracted Texttext/plain61862http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147822/2/000999930.pdf.txt21349983933cab7feadcd919c1bd3b59MD52THUMBNAIL000999930.pdf.jpg000999930.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147822/3/000999930.pdf.jpg52a8adcb7fd639dbba8ab63dd48c4d4bMD5310183/1478222018-10-29 08:45:21.452oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147822Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:45:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto político pedagógico : uma construção participativa
title Projeto político pedagógico : uma construção participativa
spellingShingle Projeto político pedagógico : uma construção participativa
Muhlen, Inês Von
Gestão democrática
Comunidade escolar
Escola
Ensino
title_short Projeto político pedagógico : uma construção participativa
title_full Projeto político pedagógico : uma construção participativa
title_fullStr Projeto político pedagógico : uma construção participativa
title_full_unstemmed Projeto político pedagógico : uma construção participativa
title_sort Projeto político pedagógico : uma construção participativa
author Muhlen, Inês Von
author_facet Muhlen, Inês Von
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muhlen, Inês Von
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Maria Goreti Farias
contributor_str_mv Machado, Maria Goreti Farias
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão democrática
Comunidade escolar
Escola
Ensino
topic Gestão democrática
Comunidade escolar
Escola
Ensino
description As escolas públicas têm a possibilidade de construir sua identidade, por meio do Projeto Político-Pedagógico (PPP). Sua elaboração e construção deve ser fundamentada no principio da gestão democrática. Portanto, faz-se necessário à participação efetiva de toda a comunidade escolar, que é composta pelos pais, alunos, professores, funcionários e a comunidade. Seguindo esse viés, esta pesquisa tem por objetivo, refletir acerca da gestão e implementação do Projeto Político Pedagógico de uma Escola Estadual, localizada no município de Teutônia – RS e identificar quais desafios e praticas desenvolvidos no processo de busca da gestão democrática na instituição de ensino pública estadual analisada. Considerando o princípio da gestão democrática elencada na legislação vigente, como ponto de partida desta pesquisa, buscamos alicerce nas concepções de diferentes estudiosos da área, mas principalmente nas obras de Paro, que concebem a gestão democrática como algo fundamental para a melhoria no ensino público. Assim, esta pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de caso de natureza qualitativa que utiliza analise documental como principal procedimento metodológico. Ao decorrer da pesquisa foi evidenciado que é possível desenvolver uma gestão democrática através de estratégias que possibilitem a descentralização de poder e a participação efetiva de todos os segmentos que fazem parte da escola no processo educativo, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pelas escolas da rede estadual de ensino.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-31T02:18:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147822
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000999930
url http://hdl.handle.net/10183/147822
identifier_str_mv 000999930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147822/1/000999930.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147822/2/000999930.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147822/3/000999930.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a89cd540e4a45546512371eb7ed17fe4
21349983933cab7feadcd919c1bd3b59
52a8adcb7fd639dbba8ab63dd48c4d4b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224516218650624