Projeto político pedagógico : uma construção participativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muhlen, Inês Von
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147822
Resumo: As escolas públicas têm a possibilidade de construir sua identidade, por meio do Projeto Político-Pedagógico (PPP). Sua elaboração e construção deve ser fundamentada no principio da gestão democrática. Portanto, faz-se necessário à participação efetiva de toda a comunidade escolar, que é composta pelos pais, alunos, professores, funcionários e a comunidade. Seguindo esse viés, esta pesquisa tem por objetivo, refletir acerca da gestão e implementação do Projeto Político Pedagógico de uma Escola Estadual, localizada no município de Teutônia – RS e identificar quais desafios e praticas desenvolvidos no processo de busca da gestão democrática na instituição de ensino pública estadual analisada. Considerando o princípio da gestão democrática elencada na legislação vigente, como ponto de partida desta pesquisa, buscamos alicerce nas concepções de diferentes estudiosos da área, mas principalmente nas obras de Paro, que concebem a gestão democrática como algo fundamental para a melhoria no ensino público. Assim, esta pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de caso de natureza qualitativa que utiliza analise documental como principal procedimento metodológico. Ao decorrer da pesquisa foi evidenciado que é possível desenvolver uma gestão democrática através de estratégias que possibilitem a descentralização de poder e a participação efetiva de todos os segmentos que fazem parte da escola no processo educativo, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pelas escolas da rede estadual de ensino.
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