Conhecer para intervir : indisciplina ou inclusão?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Sandra Mara dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53740
Resumo: Orientadora : Profª. Dra. Jandicleide Evangelista Lopes
id UFPR_a6d83f3cd5db308a6f5c95aadcf225d5
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53740
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Corrêa, Sandra Mara dos SantosLopes, Jandicleide EvangelistaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-03T20:13:07Z2019-12-03T20:13:07Z2016https://hdl.handle.net/1884/53740Orientadora : Profª. Dra. Jandicleide Evangelista LopesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : O presente trabalho buscou compreender o comportamento do aluno em sala de aula no contexto do processo ensino aprendizagem. Tal desafio, tornou-se um verdadeiro óbice para o ensino atual e merecedora de uma séria reflexão, tendo em vista que os professores de um modo geral atribuem a culpa pelo comportamento indisciplinado do aluno à educação recebida na família. Embasada em parâmetros teóricos de estudos e reflexões de diversos autores, esta pesquisa procurou discutir, como tratar a questão da indisciplina e inclusão na escola? Qual a definição da ética e a sua contribuição na formação do cidadão incluso? Qual é o papel do professor diante da problemática? Como é tratada a formação de professores para a educação inclusiva? A questão proposta será uma tentativa de investigar as possíveis causas da indisciplina na sala de aula, redefinindo o conceito de disciplina, inclusão e formação, demonstrando a importância da responsabilidade do professor de trabalhar em conjunto. Este estudo adquire relevância pelo redimensionamento da prática a ser proporcionada no espaço escolar frente às demandas surgidas e das orientações da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. O trabalho foi desenvolvido com base nas pesquisas bibliográficas referente ao tema abordado. Como resultado da pesquisa conclui-se que é fundamental, uma modificação no sistema educacional e reformas nas políticas públicas, radicalizando todas as formas de exclusão e atitudes discriminatórias, devemos conhecer para fazer as intervenções necessárias, viabilizando a individualidade de cada aluno, pois todos podem ter êxito, se a escola trabalhar a inclusão com o objetivo de integrar, finalmente cabe ao professor entender o seu aluno.16 p.application/pdfDisciplina escolarProfessores - FormaçãoEducação inclusivaConhecer para intervir : indisciplina ou inclusão?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - SANDRA MARA DOS SANTOS CORREA.pdfapplication/pdf591773https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53740/1/R%20-%20E%20-%20SANDRA%20MARA%20DOS%20SANTOS%20CORREA.pdf7d448c0ac20e184a91e712f0e5b2143fMD51open access1884/537402019-12-03 17:13:07.907open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53740Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-03T20:13:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conhecer para intervir : indisciplina ou inclusão?
title Conhecer para intervir : indisciplina ou inclusão?
spellingShingle Conhecer para intervir : indisciplina ou inclusão?
Corrêa, Sandra Mara dos Santos
Disciplina escolar
Professores - Formação
Educação inclusiva
title_short Conhecer para intervir : indisciplina ou inclusão?
title_full Conhecer para intervir : indisciplina ou inclusão?
title_fullStr Conhecer para intervir : indisciplina ou inclusão?
title_full_unstemmed Conhecer para intervir : indisciplina ou inclusão?
title_sort Conhecer para intervir : indisciplina ou inclusão?
author Corrêa, Sandra Mara dos Santos
author_facet Corrêa, Sandra Mara dos Santos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Lopes, Jandicleide Evangelista
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Sandra Mara dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Disciplina escolar
Professores - Formação
Educação inclusiva
topic Disciplina escolar
Professores - Formação
Educação inclusiva
description Orientadora : Profª. Dra. Jandicleide Evangelista Lopes
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-03T20:13:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-03T20:13:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53740
url https://hdl.handle.net/1884/53740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 16 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53740/1/R%20-%20E%20-%20SANDRA%20MARA%20DOS%20SANTOS%20CORREA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7d448c0ac20e184a91e712f0e5b2143f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860375534108672