Conhecer para intervir : indisciplina ou inclusão?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53740 |
Resumo: | Orientadora : Profª. Dra. Jandicleide Evangelista Lopes |
id |
UFPR_a6d83f3cd5db308a6f5c95aadcf225d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53740 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Corrêa, Sandra Mara dos SantosLopes, Jandicleide EvangelistaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-03T20:13:07Z2019-12-03T20:13:07Z2016https://hdl.handle.net/1884/53740Orientadora : Profª. Dra. Jandicleide Evangelista LopesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : O presente trabalho buscou compreender o comportamento do aluno em sala de aula no contexto do processo ensino aprendizagem. Tal desafio, tornou-se um verdadeiro óbice para o ensino atual e merecedora de uma séria reflexão, tendo em vista que os professores de um modo geral atribuem a culpa pelo comportamento indisciplinado do aluno à educação recebida na família. Embasada em parâmetros teóricos de estudos e reflexões de diversos autores, esta pesquisa procurou discutir, como tratar a questão da indisciplina e inclusão na escola? Qual a definição da ética e a sua contribuição na formação do cidadão incluso? Qual é o papel do professor diante da problemática? Como é tratada a formação de professores para a educação inclusiva? A questão proposta será uma tentativa de investigar as possíveis causas da indisciplina na sala de aula, redefinindo o conceito de disciplina, inclusão e formação, demonstrando a importância da responsabilidade do professor de trabalhar em conjunto. Este estudo adquire relevância pelo redimensionamento da prática a ser proporcionada no espaço escolar frente às demandas surgidas e das orientações da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. O trabalho foi desenvolvido com base nas pesquisas bibliográficas referente ao tema abordado. Como resultado da pesquisa conclui-se que é fundamental, uma modificação no sistema educacional e reformas nas políticas públicas, radicalizando todas as formas de exclusão e atitudes discriminatórias, devemos conhecer para fazer as intervenções necessárias, viabilizando a individualidade de cada aluno, pois todos podem ter êxito, se a escola trabalhar a inclusão com o objetivo de integrar, finalmente cabe ao professor entender o seu aluno.16 p.application/pdfDisciplina escolarProfessores - FormaçãoEducação inclusivaConhecer para intervir : indisciplina ou inclusão?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - SANDRA MARA DOS SANTOS CORREA.pdfapplication/pdf591773https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53740/1/R%20-%20E%20-%20SANDRA%20MARA%20DOS%20SANTOS%20CORREA.pdf7d448c0ac20e184a91e712f0e5b2143fMD51open access1884/537402019-12-03 17:13:07.907open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53740Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-03T20:13:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Conhecer para intervir : indisciplina ou inclusão? |
title |
Conhecer para intervir : indisciplina ou inclusão? |
spellingShingle |
Conhecer para intervir : indisciplina ou inclusão? Corrêa, Sandra Mara dos Santos Disciplina escolar Professores - Formação Educação inclusiva |
title_short |
Conhecer para intervir : indisciplina ou inclusão? |
title_full |
Conhecer para intervir : indisciplina ou inclusão? |
title_fullStr |
Conhecer para intervir : indisciplina ou inclusão? |
title_full_unstemmed |
Conhecer para intervir : indisciplina ou inclusão? |
title_sort |
Conhecer para intervir : indisciplina ou inclusão? |
author |
Corrêa, Sandra Mara dos Santos |
author_facet |
Corrêa, Sandra Mara dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Lopes, Jandicleide Evangelista Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Sandra Mara dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disciplina escolar Professores - Formação Educação inclusiva |
topic |
Disciplina escolar Professores - Formação Educação inclusiva |
description |
Orientadora : Profª. Dra. Jandicleide Evangelista Lopes |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-03T20:13:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-03T20:13:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53740 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
16 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53740/1/R%20-%20E%20-%20SANDRA%20MARA%20DOS%20SANTOS%20CORREA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7d448c0ac20e184a91e712f0e5b2143f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898721044201472 |