A produção das consoantes velares em inglês por alunos surdos brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Maria Lúcia de Castro
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/24536
Resumo: Orientador : Michael Alan Watkins
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spelling Gomes, Maria Lúcia de CastroUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasWatkins, Michael Alan, 1944-2020-06-10T17:55:51Z2020-06-10T17:55:51Z2002https://hdl.handle.net/1884/24536Orientador : Michael Alan WatkinsAutor não autorizou a divulgação do arquivo digitalDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 20/09/2002Inclui referênciasÁrea de concentração : Estudos linguísticosResumo: Este trabalho se propôs a analisar a produção das consoantes velares oclusivas em palavras da língua inglesa, durante o aprendizado desse idioma, por dois alunos portadores de surdez profunda bilateral. Devido à falta de feedback auditivo, esses sujeitos, que foram oralizados em português, apresentam óbvias dificuldades de articulação. De acordo com o modelo de processamento da fala de Levelt (1989), procurou-se descrever e analisar os processos ocorridos nas palavras articuladas pelos sujeitos. As palavras escolhidas para análise continham os sons oclusivos velares surdos e sonoros em diversos contextos de sílaba e de acompanhamento vocálico. A análise articulatoria teve como suporte os programas GRAM (Hörne, Nair e Belhau), PRAAT (Boersma e Weenick) e SpeechStation2 (Sensimetrics Corporation) para análise acústica e foi embasada nas descrições de Ladefoged (1975) e Kent e Read (1992) para os segmentos da língua inglesa e de Russo e Behlau (1993) para os segmentos do português. A partir dos dados analisados, e das hipóteses levantadas sobre as dificuldades demonstradas pelos sujeitos na produção dos segmentos em questão, alguns outros problemas de articulação que se apresentaram durante o processo também foram listados. Ao final, é feito um apelo aos profissionais e pesquisadores, que de alguma forma se relacionam com o grupo a que fazem parte os sujeitos desta pesquisa, para que unam seus conhecimentos e suas forças visando a realização de mais trabalhos na área da Educação do Surdo e da ciência da fala como um todo.Abstract: The aim of this research was to analyze the production of velar stop consonants in English words, during the language learning process, by two profoundly deaf students. Due to lack of auditory feedback, these students, who were oralized in Portuguese, obviously present serious difficulties in articulation. Based on Levelt's model (1989) "The Speaker as Information Processer", the subjects' spoken words were described and the processes were analyzed. The words chosen to be analyzed had velar stop sounds, in the voiced and voiceless varieties, in several contexts of syllable and vowel adjacencies. The GRAM (Belhau and Nair), PRAAT (Boersma and Weenick) and SpeechStation2 (Sensimetrics Corporation) programs gave support to the analyses, which were based on the descriptions of English segments by Ladefoged (1975) and Kent and Read (1992), and of Portuguese by Russo and Behlau (1993). Based on the analyzed data and after some hypothesizing over the difficulties shown by the students during production of the segments in study, some other articulatory problems detected during the whole process were also listed. Finally, professionals and researchers who in any way deal with deaf people are asked to unite their knowledge and efforts, so that more research be conducted for the benefit of Deaf Education and Speech Science as a whole.viii, 119 f. : il., tabs., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalSurdos - EducaçãoLíngua inglesa - Estudo e ensinoLíngua inglesa - ConsoantesDissertações - LetrasCNPqA produção das consoantes velares em inglês por alunos surdos brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - GOMES, MARIA LUCIA DE CASTRO.pdfapplication/pdf3491657https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24536/1/D%20-%20GOMES%2c%20MARIA%20LUCIA%20DE%20CASTRO.pdf01dcd7caf5163854cf6a37e6c8e5df4cMD51open accessTEXTD - GOMES, MARIA LUCIA DE CASTRO.pdf.txtExtracted Texttext/plain138318https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24536/2/D%20-%20GOMES%2c%20MARIA%20LUCIA%20DE%20CASTRO.pdf.txt24c15ed842a8c6fb6eb6c5c3be9f2c1bMD52open accessTHUMBNAILD - GOMES, MARIA LUCIA DE CASTRO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1197https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/24536/3/D%20-%20GOMES%2c%20MARIA%20LUCIA%20DE%20CASTRO.pdf.jpgec38c4c1e7afb2c9566b53071242fe6cMD53open access1884/245362020-06-10 14:55:51.797open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/24536Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-10T17:55:51Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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