Os objetos de aprendizagem de matemática do PNLD 2014 : uma análise segundo as visões construtivista e ergonômica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balbino, Renata
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/44080
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
id UFPR_a9299c8844b9c46d2d6377fe983b7351
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/44080
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaKalinke, Marco AurélioBalbino, Renata2024-04-19T19:11:01Z2024-04-19T19:11:01Z2016https://hdl.handle.net/1884/44080Orientador : Prof. Dr. Marco Aurélio KalinkeDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 17/03/2016Inclui referências : f. 136-139Resumo: O presente trabalho foi motivado pela presença de objetos de aprendizagem nos livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático de 2014 para a disciplina de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. Este edital apresentou uma possibilidade inédita com a submissão de objetos de aprendizagem para avaliação concomitante ao livro didático. Neste trabalho foi realizada uma análise dos objetos aprovados, segundo critérios previamente definidos por outros autores para análise e seleção de sites educacionais sob os paradigmas construtivista e ergonômico, com o objetivo de ampliar as possibilidades de análise destes objetos. Partiu-se da investigação de autores que concordam que a presença das tecnologias na sociedade pode causar mudanças na forma de relacionamentos e comunicação entre os homens. Essa interpretação abriu caminho para os estudos de autores que justificam o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação em ambientes educacionais e, assim, surge a necessidade de uma prática pedagógica adequada a essa realidade. Na sequência realizou-se uma explanação sobre o Plano Nacional do Livro Didático de 2014 e seu edital. Foram então analisados os dezesseis objetos de aprendizagem aprovados no Plano Nacional do Livro Didático de 2014, distribuídos em três coleções de livros didáticos de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental. Cada uma das coleções foi apresentada com os seus respectivos objetos de aprendizagem de forma individual. Justifica-se o porquê de, neste trabalho, os objetos de aprendizagem podem ser analisados com uma proposta de análise de sites educacionais, desde que fosse realizada uma adequação dos critérios para que fossem aplicados aos objetos de aprendizagem. Feitas as análises, constatou-se que muitos dos objetos analisados não possibilitam a interatividade, que é um critério importante quando se trata dos aspectos construtivistas. Também foi apontada a atenção à falta de orientações pedagógicas para o uso dos objetos em sala de aula. Como aspecto positivo, destacou-se que, pelo fato de promoverem a interatividade, os objetos de aprendizagem podem propiciar uma maior participação dos alunos, que é um dos fatores que afetam o ensino e a motivação a aprender.Abstract: This study was motivated by the presence of learning objects in text books that was approved by the Textbook National Plan of 2014 directed towards the mathematics taught in the last years of elementary school. This announcement contest brought the possibility of submitting simultaneously for evaluation; learning objects and textbooks. This study analyzed the learning objects that were approved according to the criteria previously formulated by other authors for the analysis and selection of educational web sites built under the constructivist and ergonomic paradigms, with the goal of increasing the possibilities of analyzing these objects. Our study is based on the investigation of authors who agree that the presence of technology in our society can change communication and relationship among people. This reasoning has en couraged the research carried out by authors that justify the use of Information Technologyand Communication in educational environments, consequently be coming ecessary to adequate pedagogical practice to this reality. We also explain the Text book National Plan of 2014 and its announcement contest. Following, we analyzed 16 learning objects that were approved in the Textbook National Plan of 2014 and distributed in 3 collections of mathematics didactic books directed to the last years of elementary school. Each one of the collections was presented with its respective learning object. We justify why the learning objects can bean alyzed by the educational web sites approach, after adjusting the criteria to be applicable to learning objects. It has also called our attention the lack of pedagogical orientation for the use of learning objects within the class room environment. After the analysis, we concluded that many of studied objects do not allow interactivity, an important feature of the constructivist approach. As a positive aspect, we highlight that promoting interactivity; the learning objects may increase students' participation, one element that affects teaching and learning motivation.141 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalMatemáticaMatemática - Livros didaticosObjetos de aprendizagemJogos em educação matematicaOs objetos de aprendizagem de matemática do PNLD 2014 : uma análise segundo as visões construtivista e ergonômicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - RENATA OLIVEIRA BALBINO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1141https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44080/1/R%20-%20D%20-%20RENATA%20OLIVEIRA%20BALBINO.pdf.jpg0d1be821a4954d18721bdc12c4f1d126MD51open accessTEXTR - D - RENATA OLIVEIRA BALBINO.pdf.txtExtracted Texttext/plain231881https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44080/2/R%20-%20D%20-%20RENATA%20OLIVEIRA%20BALBINO.pdf.txt953ba0468cb30418c0b2b7ffc08c4db2MD52open accessORIGINALR - D - RENATA OLIVEIRA BALBINO.pdfapplication/pdf1228385https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44080/3/R%20-%20D%20-%20RENATA%20OLIVEIRA%20BALBINO.pdfd2194ab24097bdf0a9b5e32ea28bb754MD53open access1884/440802024-04-19 16:11:01.149open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/44080Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-19T19:11:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os objetos de aprendizagem de matemática do PNLD 2014 : uma análise segundo as visões construtivista e ergonômica
title Os objetos de aprendizagem de matemática do PNLD 2014 : uma análise segundo as visões construtivista e ergonômica
spellingShingle Os objetos de aprendizagem de matemática do PNLD 2014 : uma análise segundo as visões construtivista e ergonômica
Balbino, Renata
Matemática
Matemática - Livros didaticos
Objetos de aprendizagem
Jogos em educação matematica
title_short Os objetos de aprendizagem de matemática do PNLD 2014 : uma análise segundo as visões construtivista e ergonômica
title_full Os objetos de aprendizagem de matemática do PNLD 2014 : uma análise segundo as visões construtivista e ergonômica
title_fullStr Os objetos de aprendizagem de matemática do PNLD 2014 : uma análise segundo as visões construtivista e ergonômica
title_full_unstemmed Os objetos de aprendizagem de matemática do PNLD 2014 : uma análise segundo as visões construtivista e ergonômica
title_sort Os objetos de aprendizagem de matemática do PNLD 2014 : uma análise segundo as visões construtivista e ergonômica
author Balbino, Renata
author_facet Balbino, Renata
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kalinke, Marco Aurélio
dc.contributor.author.fl_str_mv Balbino, Renata
contributor_str_mv Kalinke, Marco Aurélio
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Matemática - Livros didaticos
Objetos de aprendizagem
Jogos em educação matematica
topic Matemática
Matemática - Livros didaticos
Objetos de aprendizagem
Jogos em educação matematica
description Orientador : Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-19T19:11:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-19T19:11:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/44080
url https://hdl.handle.net/1884/44080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 141 f. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44080/1/R%20-%20D%20-%20RENATA%20OLIVEIRA%20BALBINO.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44080/2/R%20-%20D%20-%20RENATA%20OLIVEIRA%20BALBINO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/44080/3/R%20-%20D%20-%20RENATA%20OLIVEIRA%20BALBINO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d1be821a4954d18721bdc12c4f1d126
953ba0468cb30418c0b2b7ffc08c4db2
d2194ab24097bdf0a9b5e32ea28bb754
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860696682528768