Aprendizagem profissional, subjetividade e projeto de vida : uma análise do discurso de jovens participantes do programa adolescente aprendiz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Daniele Cristina Brock
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/35315
Resumo: Orientadora: Profª Drª Luciana Albanese Valore
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spelling Alves, Daniele Cristina BrockValore, Luciana AlbaneseUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia2019-12-13T14:35:05Z2019-12-13T14:35:05Z2014https://hdl.handle.net/1884/35315Orientadora: Profª Drª Luciana Albanese ValoreDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 21/03/2014Inclui referênciasArea de concentração : PsicologiaResumo: O objetivo desta pesquisa foi identificar as relações entre aprendizagem profissional, subjetividade e projeto de vida, produzidas no discurso de jovens participantes do Programa Adolescente Aprendiz. Para a compreensão do contexto deste estudo foram abordados discursos contemporâneos relacionados à juventude, ao trabalho e às políticas públicas de educação profissional no Brasil. Dentre tais políticas, deu-se enfoque à Lei da Aprendizagem, por meio da qual, jovens podem ser contratados a partir dos 14 anos na condição de aprendizes. Mantendo a frequência escolar, os aprendizes participam de um programa de aprendizagem profissional, no qual realizam carga horária de atividades práticas em uma empresa contratante e carga horária de atividades teóricas em uma entidade formadora. A pesquisa foi realizada no CEMADE (Centro de Aprendizagem Profissional para Adolescentes Maria Adelaide) entidade formadora localizada em Curitiba. A investigação foi de natureza qualitativa e a abordagem teórico-metodológica, baseada na Análise Institucional do Discurso, da qual se empregou os conceitos de discurso, instituição e sujeito. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 10 jovens aprendizes e analisados trechos dos seus discursos, selecionados em função dos objetivos propostos para a investigação. Considerando pesquisas que enfocam motivações e consequências da inserção laboral do jovem, neste estudo pretendeu-se analisar, no discurso dos aprendizes, as imagens que constroem de si mesmos após a inserção no programa de aprendizagem profissional, bem como, as implicações deste em seus projetos de vida. Verificou-se no discurso dos jovens entrevistados como principais implicações subjetivas relacionadas ao programa: amadurecimento, responsabilidade, seriedade, obediência às regras, socialização, capacidade de superar desafios e dificuldades, dedicação à escola, melhorias na atenção, raciocínio e diminuição da timidez. A entidade formadora, por sua vez, foi legitimada pelos jovens como reguladora de seus comportamentos. Com relação aos projetos de vida, o programa de aprendizagem profissional pareceu não determinar as escolhas dos jovens em relação ao futuro, mas, segundo eles, orienta, apoia e facilita o encaminhamento de seus planos, que na maioria dos casos, se referem a fazer uma faculdade. Com este estudo pode-se perceber que a Lei da Aprendizagem, de um lado, atende aos interesses do mundo capitalista, produzindo sujeitos que se enquadram aos seus objetivos e mantêm o status quo e, de outro, atende aos interesses de jovens de camadas populares, fornecendo-lhes novas perspectivas. Cabe aos profissionais que atuam em tal política pública propor ações que possibilitem aos aprendizes pensarem e discutirem, de forma crítica, sobre: sociedade, consumo, relações de trabalho, qualificação profissional e outros temas do seu cotidiano, para que, cientes de sua condição, se reconheçam efeitos de discursos já existentes e produtores de novos discursos.Abstract: The aim of this research was to identify the relationship between professional learning, subjectivity and life project, produced in the speech of young participants of the program "Teenager Apprentice". In order to understand the context of this study various contemporary youth, work and public professional education in Brazil related speeches were pursued. Amongst such policies, special focus was given to "Apprenticeship Law" by which youngsters can be hired as from the age of 14 under the apprentices condition. Keeping up the school attendance the apprentices take part in a professional apprenticeship program in which they spend time in practical activities in a contracting firm and time in theoretical activities in a forming entity. Research was made at CEMADE (Maria Adelaide Professional Apprenticeship Center for Teenagers) a forming entity located in Curitiba. The investigation was of a qualifying nature and of a theoretical-methodological approach, based in the Speech Institutional Analysis, on which the concepts of speech, institution and subject were used. Semi structured interviews with 10 apprentices were had and parts of their speech were selected due to proposed objectives to the investigation. Considering research that focus motivation and consequences of the youngster work insertion, in this study, was aimed to analyzing, in the apprentices speech, the images they build of themselves after the insertion in a professional apprenticeship program as well as the implication of this fact in their life projects. The following was noted in the speech of the youngsters interview as main subjective implications related to the program: more mature, responsibility, seriousness, obedience to rules, socialization, capability of overcoming challenges and responsibilities, dedication to school, better attention, reasoning and diminution of shyness. The forming entity on its turn was legitimated as the youngster behavior regulator. In relation to life projects the professional apprenticeship program appeared not to determine the choices of the youngsters in relation to future, but, as per themselves, directs, supports and facilitates the channeling of their plans which, in the majority of the cases, refer to join a University. With this study one can understand that the "Apprenticeship Law" on one hand respond to the interests of a capitalistic world producing subjects that are framed to their objectives and maintain the status quo and, on the other hand, respond to the interests of youngsters from popular echelons giving them new perspectives. It is up to the professionals working in such public policies to come forward with actions that make possible to the apprentices to think and discuss in a critical way on: society, consumption, work relations, professional qualification and other themes of their daily routine so that, aware of their condition, effects of existing speeches are recognized and producing new speeches.117f : il. tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - PsicologiaPsicologia da aprendizagemFormação profissionalEducação - Politicas publicasJovens - Ensino profissionalJuventudeSubjetividadePsicologiaAprendizagem profissional, subjetividade e projeto de vida : uma análise do discurso de jovens participantes do programa adolescente aprendizinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DANIELE CRISTINA BROCK ALVES.pdfapplication/pdf1300313https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35315/1/R%20-%20D%20-%20DANIELE%20CRISTINA%20BROCK%20ALVES.pdf0cb4223ff9ea6e40916b9aa458b9a569MD51open accessTEXTR - D - DANIELE CRISTINA BROCK ALVES.pdf.txtExtracted Texttext/plain262236https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35315/2/R%20-%20D%20-%20DANIELE%20CRISTINA%20BROCK%20ALVES.pdf.txte28468e3f9eb177aeefc6171c2b063b0MD52open accessTHUMBNAILR - D - DANIELE CRISTINA BROCK ALVES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/35315/3/R%20-%20D%20-%20DANIELE%20CRISTINA%20BROCK%20ALVES.pdf.jpgf15881382741eb3d84358df12e784da6MD53open access1884/353152019-12-13 11:35:05.257open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/35315Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-13T14:35:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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