A ação profissional do psicólogo junto a estudantes com necessidades educacionais especiais : uma revisão sob a perspectiva da teoria da subjetividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabitto, Tatiana, 1981-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71603
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Norma da Luz Ferrarini
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spelling Rabitto, Tatiana, 1981-Ferrarini, Norma da Luz, 1957-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia2021-09-13T18:36:55Z2021-09-13T18:36:55Z2021https://hdl.handle.net/1884/71603Orientadora: Profa. Dra. Norma da Luz FerrariniDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 10/02/2021Inclui referências: p. 189-202Resumo: Esta dissertação teve por objetivo analisar artigos científicos referentes à atuação de psicólogos junto a estudantes com necessidades educacionais especiais, na educação básica brasileira, sob a perspectiva Cultural-histórica da Teoria da Subjetividade, de González Rey. Os capítulos iniciais apresentam apontamentos sobre a educação especial e a educação inclusiva, a qual é considerada como uma educação sem diferenciação e para todos, desviando-se da forma dominante como vem sendo referido este público. Expõem-se argumentos para a atuação da psicologia no contexto escolar, desafios enfrentados e o percurso da luta dos psicólogos por sua inserção e manutenção na educação básica brasileira. Quanto à concepção teórica que fundamenta o trabalho, inicia-se por uma breve explanação quanto à Psicologia Cultural-histórica, em específico as contribuições de Vigotsky à educação pelo prisma de González Rey. A educação inclusiva, dificuldades de aprendizagem e deficiência são apresentadas em discussões e reflexões propostas por autores amparados na Teoria da Subjetividade, contemplando contribuições do referido embasamento teórico para a atuação de psicólogos nesse contexto. Com o método de revisão integrativa de literatura foi possível identificar, sintetizar e analisar artigos científicos, referentes à atuação de psicólogos junto a estudantes com necessidades educacionais especiais ou à comunidade escolar relacionada a eles. A busca foi realizada nas bases de dados PEPsic, SciELO e ERIC, sem delimitação temporal e contemplou descritores relativos aos temas psicologia escolar, prática profissional e educação especial. Os critérios de elegibilidade proporcionaram a seleção final de onze artigos. Viabilizou-se a discussão e comparação das informações identificadas nas publicações incluídas, com o conhecimento teórico adotado, neste caso a Teoria da Subjetividade. Identificou-se carência de artigos referentes à atuação de psicólogos na educação inclusiva e predomínio de publicações subsequentes à perspectiva inclusiva. Os artigos incluídos descrevem formas de atuação tradicionais, emergentes e combinadas, distanciando-se do modelo clínico de atuação dos psicólogos na escola; relatam ações profissionais concordantes ao caráter proposto pela Teoria da Subjetividade aos psicólogos na educação, ou seja, com atuação não diretiva do profissional, favorecedora de novos sentidos subjetivos nos estudantes e comunidade escolar, promovendo o posicionamento crítico, ativo e criativo dos envolvidos. Contudo, também foram encontrados artigos que relatam intervenções diretivas e individualizantes. Conclui-se que há espaço para novas ações profissionais dos psicólogos junto a estudantes com necessidades educacionais especiais e comunidade escolar, especialmente no que se refere a contemplar a dimensão subjetiva da aprendizagem e a subjetividade social configurada nestes espaços escolares. Palavras-chave: Psicologia Escolar; Prática Profissional; Atuação do Psicólogo; Educação Inclusiva; Teoria da Subjetividade.Abstract: This dissertation aimed to analyze scientific articles concerning the psychologist's professional practices with students regarding special educational needs in Brazilian basic education (comprising Preschool, Elementary School, Middle School and High School), from the Cultural-Historical perspective of the Theory of Subjectivity, by González Rey. The initial chapters present notes about the special education and inclusive education, which is regarded as an education without differentiation and for all, deviating from the dominant form in which this public has been referred to. Arguments for the performance of psychologist's in the school context, challenges faced and the path of the struggle of psychologists for their insertion and maintenance in basic Brazilian education are exposed. As for the theoretical conception that fundamentals the work, initiates with a brief explanation of historical cultural psychology, in particular the Vigotsky's contributions to education by the prism of González Rey. The inclusive education, apprenticeship difficulties and disabilities are presented in discussions and reflections proposed by supported authors on the Theory of Subjectivity, contemplating contributions of the theoretical basis for the psychologist's performance on this context. With the integrative literature review method, it was possible to identify, synthesize and analyze scientific articles concerning the psychologist's performance with students regarding special educational needs or the school community related to them. The search was realized on the databases PEPsic, SciELO e ERIC, without temporal delimitation and contemplated descriptors related to the themes of school psychology, professional practice and special education. The eligibility criteria provided the final selection of eleven articles. Made it possible to discuss and compare the information identified in the included publications with the adopted theoretical knowledge, in this case the Theory of Subjectivity. Identified itself the lack of articles refering to the psychologist's performance on the inclusive education and a predominance of publications following to the inclusive perspective. The included articles describe forms of traditional actions, emerged and combined, distancing from the clinical model of psychologist's actions at school, reported professional actions in agreement with the propositions of the Theory of Subjectivity for psychologists in education, that is, with a non-directive action by the professional, favoring the emergence of new subjective meanings in students and in the school community and thus promoting a critical, creative and active attitude of those involved. However, articles reporting directive and individualizing interventions were also found. It is concluded that there is room for new professional actions of psychologists concerning students with special educational needs and school communities, especially with regard to contemplate the subjective dimension of learning and social subjectivity configured in these school environments. Keywords: School Psychology; Professional Practice; Psychologist's Performance, Inclusive education; Theory of Subjectivity.1 arquivo (220 p.) : il. (algumas color.).application/pdfPsicologia escolarPsicologos escolaresPrática profissionalEducação inclusivaSubjetividadePsicologiaA ação profissional do psicólogo junto a estudantes com necessidades educacionais especiais : uma revisão sob a perspectiva da teoria da subjetividadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - TATIANA RABITTO.pdfapplication/pdf4750346https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71603/1/R%20-%20D%20-%20TATIANA%20RABITTO.pdfd46259fd1b3ddb3fa66e175cab3d9d82MD51open access1884/716032021-09-13 15:36:55.573open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71603Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-09-13T18:36:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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