Conhecimentos sobre educação financeira escolar expressos por professores formadores paranaenses atuantes na licenciatura em matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/84985 |
Resumo: | Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Priscila Kabbaz Alves da Costa |
id |
UFPR_ac6b9cb2ab7d0c5c4056ffb459aa6068 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/84985 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaCosta, Priscila Kabbaz Alves da, 1982-Cunha, Kauana Sandeski2023-11-20T14:30:48Z2023-11-20T14:30:48Z2023https://hdl.handle.net/1884/84985Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Priscila Kabbaz Alves da CostaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 22/06/2023Inclui referênciasÁrea de concentração: Educação em Ciências e em MatemáticaResumo: A Educação Financeira vem ganhando força no contexto escolar, desde a implementação da Estratégia Nacional de Educação Financeira, algumas medidas vêm sendo tomadas para abordar esse tema nas escolas. A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018, foi um dos grandes passos e trouxe a obrigatoriedade da inserção do assunto na Educação Básica. Diante desse cenário, a presente pesquisa tem como objetivo identificar a percepção dos professores formadores em relação aos conhecimentos necessários para formar professores que ensinarão Educação Financeira Escolar na Educação Básica. Assim, adotou-se a pesquisa qualitativa, tendo como sujeitos professores que trabalham em universidades públicas da Mesorregião do Centro Oriental Paranaense e da Região Metropolitana de Curitiba e que desenvolvam paralelamente atividades relacionadas ao tema. A produção de dados consistiu em entrevistas semiestruturadas e a análise de documentos disponibilizados pelos professores formadores, tais como planos de aula, slides e ementas das disciplinas ministrada por eles. Essa etapa foi pautada pela Análise de Discurso, no qual foram investigados os relatos desses professores juntamente com o material cedido por eles. Assim, pretende-se perceber quais conhecimentos especializados e formas de pensar e de agir dos professores formadores podem influenciar no ensino e aprendizagem dos conceitos da Educação Financeira Escolar. Para isso, o discurso dos professores foi separado em três categorias, sendo elas os professores formadores, os discursos e o contexto, o conhecimento necessário ao professor formador e as concepções sobre a implementação da educação financeira. Desta maneira, foi possível perceber que os professores formadores desenvolveram seus conhecimentos sobre o tema por meio do seu interesse e da sua própria prática, utilizando isso para balizar suas ações e formar futuros professores que consigam desenvolver cidadãos críticos, de modo que possam tomar decisões considerando seu contexto pessoal, familiar e social. Em seus discursos é possível perceber que tanto o conhecimento do conteúdo, no caso da pesquisa, quanto o conhecimento da Educação Financeira e o conhecimento pedagógico do conteúdo são fundamentais, uma vez que unem teoria e prática na busca da formação de futuros professores que atuarão na Educação Básica. Diante da análise desenvolvida, percebemos que a Educação Financeira Escolar deve, sim, fazer parte da formação inicial de professores e também da formação continuada, tendo como foco ensinar o aluno as questões relativas ao consumo, dinheiro, orçamento, impostos, entre outros, de modo que façam parte da realidade social na qual o aluno está inserido.Abstract: Financial Education has been gaining strength in the school context, since the implementation of the National Strategy for Financial Education, some measures have been taken to address this issue in schools. The implementation of the National Common Curricular Base (BNCC), in 2018, was one of the great steps and brought the mandatory inclusion of the subject in Basic Education. Given this scenario, this research aims to identify the perception of teacher trainers in relation to the knowledge needed to train teachers who will teach School Financial Education in Basic Education. Thus, qualitative research was adopted, having as subjects' professors who work in public universities in the Mesoregion of Central Oriental Paranaense and in the Metropolitan Region of Curitiba and who develop activities related to the theme, in parallel. The production of data consisted of semi-structured interviews and the analysis of documents made available by the teacher educators, such as lesson plans, slides and menus of the disciplines taught by them. This was guided by Discourse Analysis, in which the reports of these teachers were investigated along with the material provided by them. Thus, it is intended to understand which specialized knowledge, ways of thinking and acting of the teacher trainers, can influence the teaching and learning of the concepts of School Financial Education. For this, the teachers' discourse was separated into three categories, namely the trainer teachers, the discourses and the context, the knowledge needed by the trainer teacher and the conceptions about the implementation of financial education. In this way, we could see that the teacher trainers developed their knowledge on the subject through their interest and their own practice, using these to guide their actions and train future teachers who are able to develop critical citizens, who can make decisions considering their personal context, family and social. In their speeches, it is possible to perceive that both content knowledge, in the case of research, knowledge of Financial Education, and pedagogical knowledge of content are fundamental, since they unite theory and practice in the search for training future teachers who will work in Education Basic. In view of the analysis carried out, we realized that School Financial Education should be part of initial teacher training, and also of continuing education, focusing on how to teach your student issues related to consumption, money, budget, taxes, among others, and that are part of the social reality to which the student is inserted.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoMatemática - Estudo e ensinoEducação financeiraProfessores - FormaçãoEducação básicaMatemáticaConhecimentos sobre educação financeira escolar expressos por professores formadores paranaenses atuantes na licenciatura em matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - KAUANA SANDESKI CUNHA.pdfapplication/pdf6882726https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/84985/1/R%20-%20D%20-%20KAUANA%20SANDESKI%20CUNHA.pdf5fa13a9e4862156f95c9338ea41740e0MD51open access1884/849852023-11-20 11:30:48.773open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/84985Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-11-20T14:30:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Conhecimentos sobre educação financeira escolar expressos por professores formadores paranaenses atuantes na licenciatura em matemática |
title |
Conhecimentos sobre educação financeira escolar expressos por professores formadores paranaenses atuantes na licenciatura em matemática |
spellingShingle |
Conhecimentos sobre educação financeira escolar expressos por professores formadores paranaenses atuantes na licenciatura em matemática Cunha, Kauana Sandeski Educação - Estudo e ensino Matemática - Estudo e ensino Educação financeira Professores - Formação Educação básica Matemática |
title_short |
Conhecimentos sobre educação financeira escolar expressos por professores formadores paranaenses atuantes na licenciatura em matemática |
title_full |
Conhecimentos sobre educação financeira escolar expressos por professores formadores paranaenses atuantes na licenciatura em matemática |
title_fullStr |
Conhecimentos sobre educação financeira escolar expressos por professores formadores paranaenses atuantes na licenciatura em matemática |
title_full_unstemmed |
Conhecimentos sobre educação financeira escolar expressos por professores formadores paranaenses atuantes na licenciatura em matemática |
title_sort |
Conhecimentos sobre educação financeira escolar expressos por professores formadores paranaenses atuantes na licenciatura em matemática |
author |
Cunha, Kauana Sandeski |
author_facet |
Cunha, Kauana Sandeski |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Priscila Kabbaz Alves da, 1982- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Kauana Sandeski |
contributor_str_mv |
Costa, Priscila Kabbaz Alves da, 1982- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Estudo e ensino Matemática - Estudo e ensino Educação financeira Professores - Formação Educação básica Matemática |
topic |
Educação - Estudo e ensino Matemática - Estudo e ensino Educação financeira Professores - Formação Educação básica Matemática |
description |
Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Priscila Kabbaz Alves da Costa |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-20T14:30:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-20T14:30:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/84985 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/84985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/84985/1/R%20-%20D%20-%20KAUANA%20SANDESKI%20CUNHA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5fa13a9e4862156f95c9338ea41740e0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860633596002304 |