A formação de formadores e a integração do computador na licenciatura de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goulart, Marceli Behm
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/22820
Resumo: Acompanha CD-ROM
id UFPR_fafd0430b32c9bf0e4c48b9e800a9e09
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/22820
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Scherer, SuelyUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-Goulart, Marceli Behm2022-11-29T15:56:32Z2022-11-29T15:56:32Z2009https://hdl.handle.net/1884/22820Acompanha CD-ROMOrientadora : Prof.ª Dr.ª Maria Tereza Carneiro SoaresCo-Orientadora : Prof.ª Dr.ª Suely SchererTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 21/12/2009Bibliografia: fls.188-199Resumo: O estudo procura identificar elementos a serem considerados em uma proposta de formação de formadores (professores de Licenciatura em Matemática) para integrar o uso do computador na formação dos futuros professores de Matemática. Para tanto, busca-se identificar as características de uma proposta curricular para um curso de Licenciatura em Matemática que integre o uso significativo do computador na formação dos futuros professores e o que influencia o uso que esses formadores fazem do computador nos processos de ensino e de aprendizagem. O trabalho está fundamentado na abordagem onstrucionista, nos estágios do uso do computador, nos conhecimentos necessários aos professores e na abordagem experiencial. A revisão bibliográfica possibilitou que fossem definidas algumas características de um currículo de Licenciatura em Matemática que integre o uso do computador, como o primeiro elemento a ser considerado numa proposta de formação de formadores de futuros professores. Realizou-se a coleta de dados, por meio de três instrumentos: questionário, questionário por ramificações e autobiografia. Os dados foram obtidos via internet de 23 (vinte e três) professores de cursos de Licenciatura em atemática de universidades públicas paranaenses. A análise dos dados de natureza quantitativa e qualitativa levou à verificação da hipótese de que os professores da Licenciatura em Matemática fazem iferentes usos do computador, tanto pela identificação de que os formadores estão em diferentes estágios de uso, como pela frequência e finalidades com que usam o computador, sendo este um segundo elemento a ser considerado na elaboração de uma proposta de formação dos formadores para a integração do computador na formação inicial dos professores de Matemática. A análise também permitiu a identificação de outros elementos: considerar o domínio que esses formadores têm dos conhecimentos envolvidos no uso do computador em processos de ensino e aprendizagem; oferecer aos formadores, experiências que possibilitem a descoberta de outras potencialidades do computador, no que se refere ao seu uso em processos de ensino e aprendizagem; permitir o desenvolvimento de estratégias e soluções possíveis para contornar condições adversas e não ideais para o uso do computador, e a abordagem de temas relacionados às preocupações e necessidades de formação dos professores geradas pelo uso do computador.Abstract: This study aims to identify elements that will be considered in a proposal of mentor formation (Mathematics Degree professors) to integrate the use of the computer into the formation of future math eachers. To do so, this investigation seeks identify the characteristics of a curriculum proposal in a Mathematics Degree course integrating in a significative way the current use of the computer in the teaching and learning processes and what influences this procedure. This work is based on the constructionist approach, on the utilization level of computer using, on the necessary knowledge of the teachers and on the experiential approach. The bibliographical review made some definitions possible concerning the teaching curriculum in Mathematics Degree that integrate the use of the computer, as the first element being considered in a development proposal. The data was collected, by 3 instruments: questionnaire, branch questionnaire and autobiography. The data was obtained by internet from 23 (twenty- three) professors from Mathematics course of public universities from Paraná. The data analysis of quantitative and qualitative nature led to the hypothesis that the mathematics professors make different uses of the computer, not only by identifying that the professors are in different levels of use, but also how often they use the computer and why, this being a second element to be considered in the elaboration of a proposal of mentor formation to the integration of the computer in the initial development of mathematics teachers. It was also possible the identification of other elements: taking into consideration the professors mastery on computer knowledge involved in the teaching and learning processes; offering the professors experiences that make possible the discovery of other computer potentialities related to its use in teaching and learning; make possible the development of strategies and possible solutions for the professors preparation to face adverse and not ideal conditions to their work; and the approach of themes related to the preoccupations and development needs created by the use of the computer.206 f. + anexos : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesProfessores de matematica - FormaçãoMatemática - Estudo e ensinoEducaçãoA formação de formadores e a integração do computador na licenciatura de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALgoulart.pdfapplication/pdf3761239https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22820/1/goulart.pdfc92f38fb9dda544d1def85eb6d52002bMD51open accessTEXTgoulart.pdf.txtExtracted Texttext/plain1558160https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22820/2/goulart.pdf.txtf2e3a4ff4ab5dac8650b271515b18fc5MD52open accessTHUMBNAILgoulart.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1298https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22820/3/goulart.pdf.jpga9fa1f27b58f513ca05e5bb9d558aefaMD53open access1884/228202022-11-29 12:56:32.222open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/22820Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-11-29T15:56:32Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação de formadores e a integração do computador na licenciatura de matemática
title A formação de formadores e a integração do computador na licenciatura de matemática
spellingShingle A formação de formadores e a integração do computador na licenciatura de matemática
Goulart, Marceli Behm
Teses
Professores de matematica - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Educação
title_short A formação de formadores e a integração do computador na licenciatura de matemática
title_full A formação de formadores e a integração do computador na licenciatura de matemática
title_fullStr A formação de formadores e a integração do computador na licenciatura de matemática
title_full_unstemmed A formação de formadores e a integração do computador na licenciatura de matemática
title_sort A formação de formadores e a integração do computador na licenciatura de matemática
author Goulart, Marceli Behm
author_facet Goulart, Marceli Behm
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Scherer, Suely
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-
dc.contributor.author.fl_str_mv Goulart, Marceli Behm
contributor_str_mv Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Professores de matematica - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Educação
topic Teses
Professores de matematica - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Educação
description Acompanha CD-ROM
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-29T15:56:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-29T15:56:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/22820
url https://hdl.handle.net/1884/22820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 206 f. + anexos : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22820/1/goulart.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22820/2/goulart.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22820/3/goulart.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c92f38fb9dda544d1def85eb6d52002b
f2e3a4ff4ab5dac8650b271515b18fc5
a9fa1f27b58f513ca05e5bb9d558aefa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860387692347392