Física moderna e contemporanea : com a palavra professores do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/18256 |
Resumo: | Orientador: Nilson Marcos Dias Garcia |
id |
UFPR_ac8441f684938d8642b6a462054f577c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/18256 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
D'Agostin, AlineUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGarcia, Nilson Marcos Dias, 1951-2022-09-01T18:00:36Z2022-09-01T18:00:36Z2008https://hdl.handle.net/1884/18256Orientador: Nilson Marcos Dias GarciaInclui apendiceDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 03/12/2008Inclui bibliografiaResumo : Os documentos oficiais propõem a renovação curricular e inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, cuja importância para o ensino os inúmeros trabalhos sobre a temática não deixam dúvida. Apesar disso, não tem sido freqüente a inclusão desses temas e conteúdos nas atividades do Ensino Médio, conforme apontam as mesmas pesquisas. Tendo em vista tal fato, investigou-se se e como os professores de Física de rede pública de ensino do estado do Paraná respondem às solicitações dos documentos oficiais de inserir esses conteúdos no Ensino Médio. Considerando que recai sobre os professores a responsabilidade de selecionar os conteúdos aceitos pela cultura escolar e desempenhar o papel de um dos atores mais importantes do processo ensino-aprendizagem ao desenvolver esses conteúdos em sala de aula, esta pesquisa deu-lhes voz, buscando entender sobre as reais condições que eles enfrentam para tentar atender e cumprir o proposto nos documentos oficiais. Tomando como referência os conceitos de cultura escolar de Forquin e Alice Lopes, de transposição didática de Chevallard e os documentos norteadores oficiais, a pesquisa de campo foi construída a partir de uma sondagem inicial entre os professores de Física das escolas estaduais de Curitiba. Atendendo critérios previamente estabelecidos, foi possível selecionar os potenciais participantes na pesquisa, dentre os quais três se dispuseram a colaborar em um processo que demandou a elaboração de um plano de trabalho docente, a resposta a um questionário e a concessão de uma entrevista. Os resultados mostraram, dentre outros aspectos, que os professores se sentem inseguros para ensinar sobre Física Moderna e Contemporânea por não terem conhecimento suficiente sobre a temática, apontando para sua formação inadequada tanto nos cursos de Licenciatura quanto nas oportunidades de formação continuada, contrastando com o indicado nos trabalhos de pesquisa que mostram que os alunos têm maturidade para aprender sobre essa temática e indicam que para que a mudança de fato ocorra em sala de aula é preciso dar condições e subsídios para que os professores tenham conhecimento sobre os assuntos, sintam-se confiantes para ensinar e possam assim contribuir para a renovação curricular de Física solicitada nos documentos oficiais.vi, 104 f.application/pdfDisponível em formato digitalFísica - CurriculoEnsino médio - CurriculosEducaçãoFísica moderna e contemporanea : com a palavra professores do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao final 20090314.pdfapplication/pdf814234https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18256/1/Dissertacao%20final%2020090314.pdf10e488bc33b68a6247c57ecb58c86241MD51open accessTEXTDissertacao final 20090314.pdf.txtExtracted Texttext/plain252661https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18256/2/Dissertacao%20final%2020090314.pdf.txt658b8807ef3ad25f7ec31fff62510ed6MD52open accessTHUMBNAILDissertacao final 20090314.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1238https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18256/3/Dissertacao%20final%2020090314.pdf.jpg310db08cdac77724cdb81b52670ead5fMD53open access1884/182562022-09-01 15:00:36.558open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/18256Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-01T18:00:36Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Física moderna e contemporanea : com a palavra professores do ensino médio |
title |
Física moderna e contemporanea : com a palavra professores do ensino médio |
spellingShingle |
Física moderna e contemporanea : com a palavra professores do ensino médio D'Agostin, Aline Física - Curriculo Ensino médio - Curriculos Educação |
title_short |
Física moderna e contemporanea : com a palavra professores do ensino médio |
title_full |
Física moderna e contemporanea : com a palavra professores do ensino médio |
title_fullStr |
Física moderna e contemporanea : com a palavra professores do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Física moderna e contemporanea : com a palavra professores do ensino médio |
title_sort |
Física moderna e contemporanea : com a palavra professores do ensino médio |
author |
D'Agostin, Aline |
author_facet |
D'Agostin, Aline |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D'Agostin, Aline |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951- |
contributor_str_mv |
Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - Curriculo Ensino médio - Curriculos Educação |
topic |
Física - Curriculo Ensino médio - Curriculos Educação |
description |
Orientador: Nilson Marcos Dias Garcia |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-01T18:00:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-01T18:00:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/18256 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/18256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
vi, 104 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18256/1/Dissertacao%20final%2020090314.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18256/2/Dissertacao%20final%2020090314.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/18256/3/Dissertacao%20final%2020090314.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
10e488bc33b68a6247c57ecb58c86241 658b8807ef3ad25f7ec31fff62510ed6 310db08cdac77724cdb81b52670ead5f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860734018125824 |