Física moderna e contemporânea no ensino médio : uma experiência didática com a teoria da relatividade restrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Mauro Duro
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/10375
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de contribuir para a atualização curricular da disciplina de Física no ensino médio, a partir da inserção da Relatividade Restrita, como tema foco da Física Moderna e Contemporânea. Esta pesquisa teve como referencial teórico a aprendizagem significativa de David Ausubel e a teoria de ensino de D. B. Gowin. Como materiais educativos foram utilizados um vídeo, um aplicativo e um texto didático para, juntamente com a mediação do professor, procurar promover a aprendizagem significativa de conceitos básicos da Relatividade Restrita. O estudo foi aplicado a 50 alunos da Escola Estadual Protásio Alves, de Porto Alegre, num total de oito encontros. Foram também realizadas entrevistas com 11 professores do ensino médio para verificar a real necessidade da inserção de tópicos de FMC no currículo de Física nesse nível, bem como as condições para tal. O resultado encontrado ao final desse trabalho foi o de que é viável a inserção de alguns tópicos de FMC no ensino médio, em particular a Relatividade Restrita, e de que há boa aceitação por parte dos alunos.
id URGS_b3a9973c318fff23d78aff5d7e9d3829
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10375
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Borges, Mauro DuroMoreira, Marco AntonioOstermann, Fernanda2007-08-10T05:09:28Z2005http://hdl.handle.net/10183/10375000597599Este trabalho tem o objetivo de contribuir para a atualização curricular da disciplina de Física no ensino médio, a partir da inserção da Relatividade Restrita, como tema foco da Física Moderna e Contemporânea. Esta pesquisa teve como referencial teórico a aprendizagem significativa de David Ausubel e a teoria de ensino de D. B. Gowin. Como materiais educativos foram utilizados um vídeo, um aplicativo e um texto didático para, juntamente com a mediação do professor, procurar promover a aprendizagem significativa de conceitos básicos da Relatividade Restrita. O estudo foi aplicado a 50 alunos da Escola Estadual Protásio Alves, de Porto Alegre, num total de oito encontros. Foram também realizadas entrevistas com 11 professores do ensino médio para verificar a real necessidade da inserção de tópicos de FMC no currículo de Física nesse nível, bem como as condições para tal. O resultado encontrado ao final desse trabalho foi o de que é viável a inserção de alguns tópicos de FMC no ensino médio, em particular a Relatividade Restrita, e de que há boa aceitação por parte dos alunos.The aim of this study is to contribute for the updating of the physics curriculum at high school level, starting with the insertion of Special Relativity, a subject in Modern and Contemporary Physic (FMC), in such a curriculum. This research had as theoretical framework Ausubel’s meaningful learning theory and Gowin’s teaching model. A video, a software and a text were used as instructional aids in order to facilitate, together with teacher’s mediation, the meaningful learning of basic concepts of Special Relativity. This study was applied to 50 students of the Protásio Alves State School, in a total of eight encounters. Interviews with 11 high school teachers were accomplished in order to verify the real need of the insertion of FMC topics in physics education at secondary level school, as well as the conditions for that. The main finding are that there is a real need of inserting FMC subjects at secondary level school, that the insertion of some topics, specially Relativity, is viable, and that they have good acceptance from the part of the students.application/pdfporEnsino de físicaEnsino médioMétodos de ensinoCurrículoAprendizagem significativaFisica modernaFísica contemporâneaRelatividade especialFísica moderna e contemporânea no ensino médio : uma experiência didática com a teoria da relatividade restritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em FísicaPorto Alegre, BR-RS2005mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000597599.pdf000597599.pdfTexto completoapplication/pdf728104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10375/1/000597599.pdfaa3869a93bd7ab0fe03fbffdfc6538baMD51TEXT000597599.pdf.txt000597599.pdf.txtExtracted Texttext/plain182295http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10375/2/000597599.pdf.txtea7027bece5ad0e4da02f76e1d9d58d6MD52THUMBNAIL000597599.pdf.jpg000597599.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10375/3/000597599.pdf.jpgebb5ecd0304bf339677fea63ea19662aMD5310183/103752018-10-10 08:24:56.53oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10375Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T11:24:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Física moderna e contemporânea no ensino médio : uma experiência didática com a teoria da relatividade restrita
title Física moderna e contemporânea no ensino médio : uma experiência didática com a teoria da relatividade restrita
spellingShingle Física moderna e contemporânea no ensino médio : uma experiência didática com a teoria da relatividade restrita
Borges, Mauro Duro
Ensino de física
Ensino médio
Métodos de ensino
Currículo
Aprendizagem significativa
Fisica moderna
Física contemporânea
Relatividade especial
title_short Física moderna e contemporânea no ensino médio : uma experiência didática com a teoria da relatividade restrita
title_full Física moderna e contemporânea no ensino médio : uma experiência didática com a teoria da relatividade restrita
title_fullStr Física moderna e contemporânea no ensino médio : uma experiência didática com a teoria da relatividade restrita
title_full_unstemmed Física moderna e contemporânea no ensino médio : uma experiência didática com a teoria da relatividade restrita
title_sort Física moderna e contemporânea no ensino médio : uma experiência didática com a teoria da relatividade restrita
author Borges, Mauro Duro
author_facet Borges, Mauro Duro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Mauro Duro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moreira, Marco Antonio
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ostermann, Fernanda
contributor_str_mv Moreira, Marco Antonio
Ostermann, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Ensino médio
Métodos de ensino
Currículo
Aprendizagem significativa
Fisica moderna
Física contemporânea
Relatividade especial
topic Ensino de física
Ensino médio
Métodos de ensino
Currículo
Aprendizagem significativa
Fisica moderna
Física contemporânea
Relatividade especial
description Este trabalho tem o objetivo de contribuir para a atualização curricular da disciplina de Física no ensino médio, a partir da inserção da Relatividade Restrita, como tema foco da Física Moderna e Contemporânea. Esta pesquisa teve como referencial teórico a aprendizagem significativa de David Ausubel e a teoria de ensino de D. B. Gowin. Como materiais educativos foram utilizados um vídeo, um aplicativo e um texto didático para, juntamente com a mediação do professor, procurar promover a aprendizagem significativa de conceitos básicos da Relatividade Restrita. O estudo foi aplicado a 50 alunos da Escola Estadual Protásio Alves, de Porto Alegre, num total de oito encontros. Foram também realizadas entrevistas com 11 professores do ensino médio para verificar a real necessidade da inserção de tópicos de FMC no currículo de Física nesse nível, bem como as condições para tal. O resultado encontrado ao final desse trabalho foi o de que é viável a inserção de alguns tópicos de FMC no ensino médio, em particular a Relatividade Restrita, e de que há boa aceitação por parte dos alunos.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-08-10T05:09:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/10375
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000597599
url http://hdl.handle.net/10183/10375
identifier_str_mv 000597599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10375/1/000597599.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10375/2/000597599.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10375/3/000597599.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aa3869a93bd7ab0fe03fbffdfc6538ba
ea7027bece5ad0e4da02f76e1d9d58d6
ebb5ecd0304bf339677fea63ea19662a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085097367404544