Cenas da vida quotidiana em "Il segreto de Susanna" de E. Wolf-Ferrari
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/4659 |
Resumo: | A presente dissertação vem propor uma investigação musicológica sobre o intermezzo // Segtreto di Susanna intermezzo in un atto de Ermanno Wolf-Ferrari com libreto de Enrico Golisciani de 1909. Insere-se na linha de estudos ligados à performance musical revelando o papel da ópera enquanto espelho da sociedade, a partir do estatuto da mulher na viragem do séc. XIX para o séc. XX, com vista à interpretação cénica da obra e de que forma esta investigação possibilita uma visão crítica acerca da sociedade, do género "ópera buffa" e do estatuto da mulher. A dissertação está organizada em duas partes. A primeira está dividida em cinco partes: a primeira diz respeito à contextualização histórica desta forma de intermezzo, a segunda sobre o compositor e sua linguagem musical e estilo, a terceira diz respeito a este intermezzo em particular e o seu impacto junto do público, a quarta sobre // Segreto di Susana em Portugal, às interpretações e às encenações escolhidas das várias produções apresentadas em Lisboa e Porto e a quinta é dedicada à análise musical. A segunda parte da dissertação está relacionada com a performance propriamente dita: qual a metodologia aplicada e como a performance reflecte a análise e é influenciada por ela. Pretende-se aqui também dar a conhecer as opções escolhidas com base em entrevistas realizadas para esse objectivo, culminando nos espectáculos realizados nos dias 6 e 7 de Julho de 2007 no Museu do Carro Eléctrico no Porto. |
id |
RCAP_7bda588958ddd2ba282e56813e7ad49b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/4659 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cenas da vida quotidiana em "Il segreto de Susanna" de E. Wolf-FerrariMusicologiaSociologia da música: Séc. 19-20ÓperaAnálise musicalA presente dissertação vem propor uma investigação musicológica sobre o intermezzo // Segtreto di Susanna intermezzo in un atto de Ermanno Wolf-Ferrari com libreto de Enrico Golisciani de 1909. Insere-se na linha de estudos ligados à performance musical revelando o papel da ópera enquanto espelho da sociedade, a partir do estatuto da mulher na viragem do séc. XIX para o séc. XX, com vista à interpretação cénica da obra e de que forma esta investigação possibilita uma visão crítica acerca da sociedade, do género "ópera buffa" e do estatuto da mulher. A dissertação está organizada em duas partes. A primeira está dividida em cinco partes: a primeira diz respeito à contextualização histórica desta forma de intermezzo, a segunda sobre o compositor e sua linguagem musical e estilo, a terceira diz respeito a este intermezzo em particular e o seu impacto junto do público, a quarta sobre // Segreto di Susana em Portugal, às interpretações e às encenações escolhidas das várias produções apresentadas em Lisboa e Porto e a quinta é dedicada à análise musical. A segunda parte da dissertação está relacionada com a performance propriamente dita: qual a metodologia aplicada e como a performance reflecte a análise e é influenciada por ela. Pretende-se aqui também dar a conhecer as opções escolhidas com base em entrevistas realizadas para esse objectivo, culminando nos espectáculos realizados nos dias 6 e 7 de Julho de 2007 no Museu do Carro Eléctrico no Porto.This dissertation proposes an investigation allied with musical performance and musicological studies about the intermezzo // Segreto di Susanna intermezzo in un atto by Ermanno Wolf-Ferrari with libreto of Enrico Golisciani composed in 1909. It's related with performance musical studies revealing the role of opera while being a society's reflection, from woman's point of view and status, in the turning of 19th century into the 20th century, with the purpose of theatrical interpretation of the work and also how this investigation opens a door to a new and critic look about the society, about "opera buffa" and woman's status. This dissertation is divided in two parts. The first is also divided also in seven parts: the first in which is explained the historic overview of this form of "intermezzo", the second about the composer and his musical language and style, the third concerning this particular work and its public impact, the fourth about the musical language and its harmonic analysis of the opera towards the action; the fifth about woman's role in european society at the end of the 19th century, the sixth about symbols related to woman's new action and the seventh about //Segreto di Susana being performed in Portugal, these interpretations and its chosen's staging of the different productions in Lisbon and Oporto and the fifth part is dedicated to the musical analysis. The second part is related with the performance itself: which method was applied to its performance and how the performance reflects the analysis and how is it influenced by it. Here I present the chosen options having in mind also the interviews made for this written dissertation, achieved in the performances made on the 6th and 7thJuly of 2007 in the Museu do Carro Electrico in Oporto.Universidade de Aveiro2011-12-19T17:36:11Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4659porBarriga, Luísa Maria dos Santos Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:33Zoai:ria.ua.pt:10773/4659Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:33.657323Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cenas da vida quotidiana em "Il segreto de Susanna" de E. Wolf-Ferrari |
title |
Cenas da vida quotidiana em "Il segreto de Susanna" de E. Wolf-Ferrari |
spellingShingle |
Cenas da vida quotidiana em "Il segreto de Susanna" de E. Wolf-Ferrari Barriga, Luísa Maria dos Santos Ribeiro Musicologia Sociologia da música: Séc. 19-20 Ópera Análise musical |
title_short |
Cenas da vida quotidiana em "Il segreto de Susanna" de E. Wolf-Ferrari |
title_full |
Cenas da vida quotidiana em "Il segreto de Susanna" de E. Wolf-Ferrari |
title_fullStr |
Cenas da vida quotidiana em "Il segreto de Susanna" de E. Wolf-Ferrari |
title_full_unstemmed |
Cenas da vida quotidiana em "Il segreto de Susanna" de E. Wolf-Ferrari |
title_sort |
Cenas da vida quotidiana em "Il segreto de Susanna" de E. Wolf-Ferrari |
author |
Barriga, Luísa Maria dos Santos Ribeiro |
author_facet |
Barriga, Luísa Maria dos Santos Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barriga, Luísa Maria dos Santos Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Musicologia Sociologia da música: Séc. 19-20 Ópera Análise musical |
topic |
Musicologia Sociologia da música: Séc. 19-20 Ópera Análise musical |
description |
A presente dissertação vem propor uma investigação musicológica sobre o intermezzo // Segtreto di Susanna intermezzo in un atto de Ermanno Wolf-Ferrari com libreto de Enrico Golisciani de 1909. Insere-se na linha de estudos ligados à performance musical revelando o papel da ópera enquanto espelho da sociedade, a partir do estatuto da mulher na viragem do séc. XIX para o séc. XX, com vista à interpretação cénica da obra e de que forma esta investigação possibilita uma visão crítica acerca da sociedade, do género "ópera buffa" e do estatuto da mulher. A dissertação está organizada em duas partes. A primeira está dividida em cinco partes: a primeira diz respeito à contextualização histórica desta forma de intermezzo, a segunda sobre o compositor e sua linguagem musical e estilo, a terceira diz respeito a este intermezzo em particular e o seu impacto junto do público, a quarta sobre // Segreto di Susana em Portugal, às interpretações e às encenações escolhidas das várias produções apresentadas em Lisboa e Porto e a quinta é dedicada à análise musical. A segunda parte da dissertação está relacionada com a performance propriamente dita: qual a metodologia aplicada e como a performance reflecte a análise e é influenciada por ela. Pretende-se aqui também dar a conhecer as opções escolhidas com base em entrevistas realizadas para esse objectivo, culminando nos espectáculos realizados nos dias 6 e 7 de Julho de 2007 no Museu do Carro Eléctrico no Porto. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2009 2011-12-19T17:36:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/4659 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/4659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137473895333888 |