A sala de recursos como apoio aos alunos com transtornos globais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/42594 |
Resumo: | Professor Orientador: Edna Mayer Vergara |
id |
UFPR_aec7cd988d6f100991443ee59ffc825a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/42594 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Kehl, Solange TriunfoUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores SustentáveisVergara, Édina Mayer, 1962-2021-11-16T19:13:52Z2021-11-16T19:13:52Z2015https://hdl.handle.net/1884/42594Professor Orientador: Edna Mayer VergaraMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores SustentáveisInclui referênciasResumo: A evolução social abriu as portas da escola para a inclusão. A escola deve estar preparada para acolher as diferenças. No entanto, nem sempre a formação do professor é apropriada para entender e superar todas as dificuldades apresentadas por alguns de seus alunos. Os Transtornos Globais do Desenvolvimento, por exemplo, mostram-se dentro do ambiente de sala de aula, desafios constantes, seja pela diversidade de atitudes e de comportamentos apresentados por seus portadores seja pelo desafio de confronto direto com a homogeneização, que neste caso, não ocorre. A Sala de Recursos, bem como professores especializados que acompanham alunos com Transtornos Globais é, um espaço privilegiado de conhecimento e apoio ao professor da classe regular. Neste espaço, através de atendimento personalizado e individualizado, o professor, com habilidades e técnicas específicas e principalmente utilização de jogos, materiais pedagógicos específicos e outros instrumentos, trabalhará o aluno em suas dificuldades buscando o crescimento e a superação. A união entre a família, o professor de sala regular e o professor de sala de recursos forma um conjunto poderoso capaz de remover as barreiras que impedem o sucesso escolar da criança. Em suma, todos precisam trabalhar pelo mesmo objetivo e todos os recursos que puderem ser utilizados para que a criança aprenda e supere suas dificuldades, são válidos. O presente trabalho aprofundou o olhar sobre estas particularidades clínicas de desenvolvimento motor e cognitivo que acomete os alunos em idade inicial escolar além de falar sobre a importância da sala de recursos no conjunto de trabalhos realizados com eles em prol de seu máximo desenvolvimento. A busca de conhecimentos ocorreu através de pesquisas bibliográficas na formação do referencial teórico que em seguida, foi confrontado com a observação da prática diária em salas de Ensino Fundamental Séries Iniciais. É com satisfação que constato que a realidade no que tange à inclusão de alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento vem evoluindo ano após ano, não somente em garantias regimentais e elaboração de leis, mas principalmente no acesso e apoio ao aluno dentro de sala de aula, oferecendo a ele a oportunidade de aprender e superar suas dificuldades.1 arquivo (27 p.) : PDF.application/pdfEducação especialA sala de recursos como apoio aos alunos com transtornos globaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - SOLANGE TRIUNFO KEHL.pdfapplication/pdf633660https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42594/1/R%20-%20E%20-%20SOLANGE%20TRIUNFO%20KEHL.pdf4a209fd9ce4942b92637d60bc004c705MD51open accessTEXTR - E - SOLANGE TRIUNFO KEHL.pdf.txtExtracted Texttext/plain48015https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42594/2/R%20-%20E%20-%20SOLANGE%20TRIUNFO%20KEHL.pdf.txtd626c2d569155432daef424b3e637898MD52open accessTHUMBNAILR - E - SOLANGE TRIUNFO KEHL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1260https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42594/3/R%20-%20E%20-%20SOLANGE%20TRIUNFO%20KEHL.pdf.jpgb5e59e2f7cdc09d992d5621bd1aec344MD53open access1884/425942021-11-16 16:13:52.607open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/42594Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-11-16T19:13:52Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A sala de recursos como apoio aos alunos com transtornos globais |
title |
A sala de recursos como apoio aos alunos com transtornos globais |
spellingShingle |
A sala de recursos como apoio aos alunos com transtornos globais Kehl, Solange Triunfo Educação especial |
title_short |
A sala de recursos como apoio aos alunos com transtornos globais |
title_full |
A sala de recursos como apoio aos alunos com transtornos globais |
title_fullStr |
A sala de recursos como apoio aos alunos com transtornos globais |
title_full_unstemmed |
A sala de recursos como apoio aos alunos com transtornos globais |
title_sort |
A sala de recursos como apoio aos alunos com transtornos globais |
author |
Kehl, Solange Triunfo |
author_facet |
Kehl, Solange Triunfo |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kehl, Solange Triunfo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vergara, Édina Mayer, 1962- |
contributor_str_mv |
Vergara, Édina Mayer, 1962- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial |
topic |
Educação especial |
description |
Professor Orientador: Edna Mayer Vergara |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-11-16T19:13:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-11-16T19:13:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/42594 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/42594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (27 p.) : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42594/1/R%20-%20E%20-%20SOLANGE%20TRIUNFO%20KEHL.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42594/2/R%20-%20E%20-%20SOLANGE%20TRIUNFO%20KEHL.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42594/3/R%20-%20E%20-%20SOLANGE%20TRIUNFO%20KEHL.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4a209fd9ce4942b92637d60bc004c705 d626c2d569155432daef424b3e637898 b5e59e2f7cdc09d992d5621bd1aec344 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860645951373312 |