A sala de recursos como apoio aos alunos com transtornos globais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kehl, Solange Triunfo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/42594
Resumo: Professor Orientador: Edna Mayer Vergara
id UFPR_aec7cd988d6f100991443ee59ffc825a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/42594
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Kehl, Solange TriunfoUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores SustentáveisVergara, Édina Mayer, 1962-2021-11-16T19:13:52Z2021-11-16T19:13:52Z2015https://hdl.handle.net/1884/42594Professor Orientador: Edna Mayer VergaraMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental com ênfase em Espaços Educadores SustentáveisInclui referênciasResumo: A evolução social abriu as portas da escola para a inclusão. A escola deve estar preparada para acolher as diferenças. No entanto, nem sempre a formação do professor é apropriada para entender e superar todas as dificuldades apresentadas por alguns de seus alunos. Os Transtornos Globais do Desenvolvimento, por exemplo, mostram-se dentro do ambiente de sala de aula, desafios constantes, seja pela diversidade de atitudes e de comportamentos apresentados por seus portadores seja pelo desafio de confronto direto com a homogeneização, que neste caso, não ocorre. A Sala de Recursos, bem como professores especializados que acompanham alunos com Transtornos Globais é, um espaço privilegiado de conhecimento e apoio ao professor da classe regular. Neste espaço, através de atendimento personalizado e individualizado, o professor, com habilidades e técnicas específicas e principalmente utilização de jogos, materiais pedagógicos específicos e outros instrumentos, trabalhará o aluno em suas dificuldades buscando o crescimento e a superação. A união entre a família, o professor de sala regular e o professor de sala de recursos forma um conjunto poderoso capaz de remover as barreiras que impedem o sucesso escolar da criança. Em suma, todos precisam trabalhar pelo mesmo objetivo e todos os recursos que puderem ser utilizados para que a criança aprenda e supere suas dificuldades, são válidos. O presente trabalho aprofundou o olhar sobre estas particularidades clínicas de desenvolvimento motor e cognitivo que acomete os alunos em idade inicial escolar além de falar sobre a importância da sala de recursos no conjunto de trabalhos realizados com eles em prol de seu máximo desenvolvimento. A busca de conhecimentos ocorreu através de pesquisas bibliográficas na formação do referencial teórico que em seguida, foi confrontado com a observação da prática diária em salas de Ensino Fundamental Séries Iniciais. É com satisfação que constato que a realidade no que tange à inclusão de alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento vem evoluindo ano após ano, não somente em garantias regimentais e elaboração de leis, mas principalmente no acesso e apoio ao aluno dentro de sala de aula, oferecendo a ele a oportunidade de aprender e superar suas dificuldades.1 arquivo (27 p.) : PDF.application/pdfEducação especialA sala de recursos como apoio aos alunos com transtornos globaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - SOLANGE TRIUNFO KEHL.pdfapplication/pdf633660https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42594/1/R%20-%20E%20-%20SOLANGE%20TRIUNFO%20KEHL.pdf4a209fd9ce4942b92637d60bc004c705MD51open accessTEXTR - E - SOLANGE TRIUNFO KEHL.pdf.txtExtracted Texttext/plain48015https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42594/2/R%20-%20E%20-%20SOLANGE%20TRIUNFO%20KEHL.pdf.txtd626c2d569155432daef424b3e637898MD52open accessTHUMBNAILR - E - SOLANGE TRIUNFO KEHL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1260https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42594/3/R%20-%20E%20-%20SOLANGE%20TRIUNFO%20KEHL.pdf.jpgb5e59e2f7cdc09d992d5621bd1aec344MD53open access1884/425942021-11-16 16:13:52.607open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/42594Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-11-16T19:13:52Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A sala de recursos como apoio aos alunos com transtornos globais
title A sala de recursos como apoio aos alunos com transtornos globais
spellingShingle A sala de recursos como apoio aos alunos com transtornos globais
Kehl, Solange Triunfo
Educação especial
title_short A sala de recursos como apoio aos alunos com transtornos globais
title_full A sala de recursos como apoio aos alunos com transtornos globais
title_fullStr A sala de recursos como apoio aos alunos com transtornos globais
title_full_unstemmed A sala de recursos como apoio aos alunos com transtornos globais
title_sort A sala de recursos como apoio aos alunos com transtornos globais
author Kehl, Solange Triunfo
author_facet Kehl, Solange Triunfo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis
dc.contributor.author.fl_str_mv Kehl, Solange Triunfo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vergara, Édina Mayer, 1962-
contributor_str_mv Vergara, Édina Mayer, 1962-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
topic Educação especial
description Professor Orientador: Edna Mayer Vergara
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-16T19:13:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-16T19:13:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/42594
url https://hdl.handle.net/1884/42594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (27 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42594/1/R%20-%20E%20-%20SOLANGE%20TRIUNFO%20KEHL.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42594/2/R%20-%20E%20-%20SOLANGE%20TRIUNFO%20KEHL.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42594/3/R%20-%20E%20-%20SOLANGE%20TRIUNFO%20KEHL.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a209fd9ce4942b92637d60bc004c705
d626c2d569155432daef424b3e637898
b5e59e2f7cdc09d992d5621bd1aec344
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860645951373312