Materiais manipuláveis e recursos digitais no ensino de trigonometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Paulo César Tavares de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/56923
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Adriana Luiza do Prado
id UFPR_b03ca0f6379d736bcc966d92dcb147ca
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56923
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Souza, Paulo César Tavares dePrado, Adriana Luiza do, 1968-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática2019-03-28T22:35:10Z2019-03-28T22:35:10Z2018https://hdl.handle.net/1884/56923Orientadora: Profa. Dra. Adriana Luiza do PradoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa deMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 28/06/2018Inclui referências: p.52-54Resumo: Em um mundo centrado na tecnologia, as relações humanas acabam ficando em um segundo plano. O desenvolvimento tecnológico acarretou em uma dependência cada vez maior dos recursos eletrônicos no cotidiano das pessoas. Os recursos tecnológicos modernos possibilitam uma maior rapidez nas respostas aos problemas que são colocados, mas tem como efeito colateral o distanciamento nas relações humanas, uma menor necessidade da criatividade na obtenção das soluções e compreensão de problemas. Neste contexto, este trabalho faz uma articulação entre o uso de materiais didáticos artesanais e o uso de recursos digitais de ensino, levantando reflexões necessárias para que o uso de metodologias alternativas de ensino não sejam apenas modismos. O uso de materiais didáticos manipuláveis artesanais não contrapõe o uso dos recursos tecnológicos computacionais, pois eles podem ser complementares. Esses modelos mostram como os estudantes podem construir conceitos e representações relativos aos conteúdos da matemática escolar, em particular da trigonometria, para elaborar e desenvolver o processo de ensino e aprendizagem diferente do que existe nas escolas. Os modelos propostos possibilitarão diversas formas para o trabalho escolar, levando os estudantes a se envolverem mais intensamente com o processo de aprendizagem e a construírem, eles próprios, seu conhecimento matemático. Palavras-Chaves: Trigonometria, Materiais Manipuláveis, Recursos Digitais.Abstract: In a technology-centered world, human relationships have ended up in the background. Technological development has led to an increasing reliance on electronic resources in people's daily lives. On the one hand, modern technological resources allow faster response to the problems that are posted. On the other hand, there has been detachment in human relations, causing less need for creativity in obtaining solutions and understanding problems. In this context, this thesis reflects on the use of alternative teaching strategies, which articulates the use of manipulative materials with digital resources. Therefore, the use of manipulative materials in teaching does not counteract the use of digital resources, as they may be complementary. These models show how students can construct representations and concepts of school mathematics, particularly trigonometry, to elaborate and develop a teaching and learning process that differ from what already exists in schools. The proposed models will enable diverse forms of school work, leading students to become more deeply involved in the learning process and to construct their own mathematical knowledge themselves. Keywords: Trigonometry; Manipulative Materials; Digital Resources.54 p. : il. (algumas color.).application/pdfTrigonometriaMatemáticaInclusão digitalMateriais manipuláveis e recursos digitais no ensino de trigonometriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - PAULO CESAR TAVARES DE SOUZA.pdfapplication/pdf3846524https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56923/1/R%20-%20D%20-%20PAULO%20CESAR%20TAVARES%20DE%20SOUZA.pdf247f92592b3564da07207aad833b3f70MD51open access1884/569232019-03-28 19:35:10.668open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56923Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-03-28T22:35:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Materiais manipuláveis e recursos digitais no ensino de trigonometria
title Materiais manipuláveis e recursos digitais no ensino de trigonometria
spellingShingle Materiais manipuláveis e recursos digitais no ensino de trigonometria
Souza, Paulo César Tavares de
Trigonometria
Matemática
Inclusão digital
title_short Materiais manipuláveis e recursos digitais no ensino de trigonometria
title_full Materiais manipuláveis e recursos digitais no ensino de trigonometria
title_fullStr Materiais manipuláveis e recursos digitais no ensino de trigonometria
title_full_unstemmed Materiais manipuláveis e recursos digitais no ensino de trigonometria
title_sort Materiais manipuláveis e recursos digitais no ensino de trigonometria
author Souza, Paulo César Tavares de
author_facet Souza, Paulo César Tavares de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Prado, Adriana Luiza do, 1968-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Paulo César Tavares de
dc.subject.por.fl_str_mv Trigonometria
Matemática
Inclusão digital
topic Trigonometria
Matemática
Inclusão digital
description Orientadora: Profa. Dra. Adriana Luiza do Prado
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-28T22:35:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-28T22:35:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/56923
url https://hdl.handle.net/1884/56923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 54 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56923/1/R%20-%20D%20-%20PAULO%20CESAR%20TAVARES%20DE%20SOUZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 247f92592b3564da07207aad833b3f70
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860804010573824