Materiais manipuláveis e recursos digitais no ensino de trigonometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/56923 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Adriana Luiza do Prado |
id |
UFPR_b03ca0f6379d736bcc966d92dcb147ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56923 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Souza, Paulo César Tavares dePrado, Adriana Luiza do, 1968-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática2019-03-28T22:35:10Z2019-03-28T22:35:10Z2018https://hdl.handle.net/1884/56923Orientadora: Profa. Dra. Adriana Luiza do PradoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa deMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 28/06/2018Inclui referências: p.52-54Resumo: Em um mundo centrado na tecnologia, as relações humanas acabam ficando em um segundo plano. O desenvolvimento tecnológico acarretou em uma dependência cada vez maior dos recursos eletrônicos no cotidiano das pessoas. Os recursos tecnológicos modernos possibilitam uma maior rapidez nas respostas aos problemas que são colocados, mas tem como efeito colateral o distanciamento nas relações humanas, uma menor necessidade da criatividade na obtenção das soluções e compreensão de problemas. Neste contexto, este trabalho faz uma articulação entre o uso de materiais didáticos artesanais e o uso de recursos digitais de ensino, levantando reflexões necessárias para que o uso de metodologias alternativas de ensino não sejam apenas modismos. O uso de materiais didáticos manipuláveis artesanais não contrapõe o uso dos recursos tecnológicos computacionais, pois eles podem ser complementares. Esses modelos mostram como os estudantes podem construir conceitos e representações relativos aos conteúdos da matemática escolar, em particular da trigonometria, para elaborar e desenvolver o processo de ensino e aprendizagem diferente do que existe nas escolas. Os modelos propostos possibilitarão diversas formas para o trabalho escolar, levando os estudantes a se envolverem mais intensamente com o processo de aprendizagem e a construírem, eles próprios, seu conhecimento matemático. Palavras-Chaves: Trigonometria, Materiais Manipuláveis, Recursos Digitais.Abstract: In a technology-centered world, human relationships have ended up in the background. Technological development has led to an increasing reliance on electronic resources in people's daily lives. On the one hand, modern technological resources allow faster response to the problems that are posted. On the other hand, there has been detachment in human relations, causing less need for creativity in obtaining solutions and understanding problems. In this context, this thesis reflects on the use of alternative teaching strategies, which articulates the use of manipulative materials with digital resources. Therefore, the use of manipulative materials in teaching does not counteract the use of digital resources, as they may be complementary. These models show how students can construct representations and concepts of school mathematics, particularly trigonometry, to elaborate and develop a teaching and learning process that differ from what already exists in schools. The proposed models will enable diverse forms of school work, leading students to become more deeply involved in the learning process and to construct their own mathematical knowledge themselves. Keywords: Trigonometry; Manipulative Materials; Digital Resources.54 p. : il. (algumas color.).application/pdfTrigonometriaMatemáticaInclusão digitalMateriais manipuláveis e recursos digitais no ensino de trigonometriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - PAULO CESAR TAVARES DE SOUZA.pdfapplication/pdf3846524https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56923/1/R%20-%20D%20-%20PAULO%20CESAR%20TAVARES%20DE%20SOUZA.pdf247f92592b3564da07207aad833b3f70MD51open access1884/569232019-03-28 19:35:10.668open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56923Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-03-28T22:35:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Materiais manipuláveis e recursos digitais no ensino de trigonometria |
title |
Materiais manipuláveis e recursos digitais no ensino de trigonometria |
spellingShingle |
Materiais manipuláveis e recursos digitais no ensino de trigonometria Souza, Paulo César Tavares de Trigonometria Matemática Inclusão digital |
title_short |
Materiais manipuláveis e recursos digitais no ensino de trigonometria |
title_full |
Materiais manipuláveis e recursos digitais no ensino de trigonometria |
title_fullStr |
Materiais manipuláveis e recursos digitais no ensino de trigonometria |
title_full_unstemmed |
Materiais manipuláveis e recursos digitais no ensino de trigonometria |
title_sort |
Materiais manipuláveis e recursos digitais no ensino de trigonometria |
author |
Souza, Paulo César Tavares de |
author_facet |
Souza, Paulo César Tavares de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Prado, Adriana Luiza do, 1968- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Paulo César Tavares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trigonometria Matemática Inclusão digital |
topic |
Trigonometria Matemática Inclusão digital |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Adriana Luiza do Prado |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-03-28T22:35:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-03-28T22:35:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/56923 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/56923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
54 p. : il. (algumas color.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56923/1/R%20-%20D%20-%20PAULO%20CESAR%20TAVARES%20DE%20SOUZA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
247f92592b3564da07207aad833b3f70 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860804010573824 |