Os conceitos de norma na lingüística e sua relação com o ensino de língua materna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/12125 |
Resumo: | Orientador: Gilberto de Castro |
id |
UFPR_b109c46f8b45f7d0fa686894bef1c82f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/12125 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Rodrigues, Fabiano PinknerUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCastro, Gilberto de2020-09-16T13:28:56Z2020-09-16T13:28:56Z2007https://hdl.handle.net/1884/12125Orientador: Gilberto de CastroDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007Inclui bibliografiaResumo: Este trabalho analisa o debate em torno dos conceitos de norma lingüística e a preocupação com o ensino de língua portuguesa. O primeiro objetivo da pesquisa é verificar de que forma os lingüistas conceituam e pensam a realidade da norma na língua materna e de que forma essa reflexão chega até ao seu ensino. O segundo objetivo é realizar uma leitura desse trabalho de reflexão sobre a norma feito pela Lingüística através das teorias desenvolvidas pelo Círculo de Bakhtin sobre linguagem. Essa leitura procura analisar a concepção de língua que perpassa o debate apresentado, assim como suas implicações para o ensino de língua materna. A idéia é oferecer uma contribuição teórica para a discussão normativa sobre a língua e suas conseqüências práticas no ensino de português nas escolas. O trabalho foi desenvolvido da seguinte forma: o primeiro capítulo resgata o surgimento da Lingüística no país e o contexto das primeiras reflexões sobre a necessidade de ocorrerem mudanças no ensino de língua materna. Como resultado dessas reflexões e das mudanças sugeridas, há também a leitura das orientações oferecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de português no ensino fundamental e médio e dos exames de avaliação educacional empregados pelo governo federal (o exame analisado mais cuidadosamente foi o Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM). A intenção inicial é mostrar o contexto do debate normativo e sua relevância para o ensino de língua portuguesa. O segundo capítulo desenvolve os principais conceitos que envolvem as reflexões sobre a norma e de que forma isso chega a interferir na escola. O capítulo final realiza o segundo objetivo da dissertação, que é, a partir das idéias sobre linguagem desenvolvidas por Bakhtin-Volochínov, propor uma leitura discursiva do debate em torno da norma lingüística e sua interferência no ensino de língua materna.Abstract: This work aims to analyze the debate underway concerning the concepts of a linguistic norm and concerns regarding the instruction of the Portuguese language. The first objective of this research is to determine how linguists envision the conceptual basis and the reality of a norm in their mother tongue and how their thinking reflects upon their instruction. The second objective is to carry out research on the reflections that have been made about the norm in the area of linguistics, through a study of the theories developed by the Bakhtin Circle as related to language. This study seeks to delve into the conception of language that underlies the aforementioned debate, as well as its implications for instruction of the mother tongue. The aim is to make a theoretical contribution to the discussion of the norm in the language and its applications to the instruction of the Portuguese language in educational environments. The work has been drawn up as follows: Chapter One traces back to the emergence of linguistics in Brazil and the first reflections on the need to promote changes in instruction of the mother tongue. An outcome of the reflections and proposed changes is presented, it being the guidelines that were drawn up for the National (Brazilian) Curricular Parameters for instruction of the Portuguese language at elementary and secondary school levels. In addition, exams are presented that are adopted by the Brazilian Federal government (the exam analyzed more thoroughly being the ENEM, the exam administered nation-wide to secondary students in their last year). The purpose, initially, is to demonstrate the context of the debate on the norm and its relevance to instruction of the Portuguese language. Chapter Two provides further depth in the main concepts that emerge from reflections on the norm and the impact it may have on instruction. Chapter Three strives to fulfill the second objective of this thesis, i.e., to propose a discursive interpretation of a linguistic norm and its impact (interference?) on instruction of the mother language, based upon the concepts in language developed by Bakhtin-Volochínov.vi, 107 f.application/pdfDisponível em formato digitalLingua portuguesa - LinguisticaLíngua maternaLingua portuguesa - Estudo e ensinoDissertações - EducaçãoEducaçãoOs conceitos de norma na lingüística e sua relação com o ensino de língua maternainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDISSERTAÇÃO.pdfapplication/pdf610038https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12125/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O.pdfca16d87a43e895811ba0b70bfe7a4ab1MD51open accessRESUMOeABSTRACT.pdfapplication/pdf19833https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12125/2/RESUMOeABSTRACT.pdfb3f12c0725fa3262ded357f93470a10eMD52open accessCAPAeSUMÁRIO.pdfapplication/pdf25329https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12125/3/CAPAeSUM%c3%81RIO.pdfb6c6cf2ca0d595f026f0a175b98441a0MD53open accessTEXTDISSERTAÇÃO.pdf.txtExtracted Texttext/plain243226https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12125/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O.pdf.txt287e3544fbe627a41a13c7f6b88c0f0fMD54open accessRESUMOeABSTRACT.pdf.txtExtracted Texttext/plain4126https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12125/5/RESUMOeABSTRACT.pdf.txtd1387e049e7eda35c465ebd93fb6d0eeMD55open accessCAPAeSUMÁRIO.pdf.txtExtracted Texttext/plain3506https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12125/6/CAPAeSUM%c3%81RIO.pdf.txte61144e678cb7722055e1594eaefbe83MD56open accessTHUMBNAILDISSERTAÇÃO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1631https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12125/7/DISSERTA%c3%87%c3%83O.pdf.jpg46c3a007934d363f9a1308cc616f7621MD57open accessRESUMOeABSTRACT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1383https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12125/8/RESUMOeABSTRACT.pdf.jpgc31706a17b2cba5e0e499d37291d7639MD58open accessCAPAeSUMÁRIO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1191https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12125/9/CAPAeSUM%c3%81RIO.pdf.jpgad8b3db18ff5b747e1c679b1fabe448fMD59open access1884/121252020-09-16 10:28:56.574open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/12125Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-16T13:28:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os conceitos de norma na lingüística e sua relação com o ensino de língua materna |
title |
Os conceitos de norma na lingüística e sua relação com o ensino de língua materna |
spellingShingle |
Os conceitos de norma na lingüística e sua relação com o ensino de língua materna Rodrigues, Fabiano Pinkner Lingua portuguesa - Linguistica Língua materna Lingua portuguesa - Estudo e ensino Dissertações - Educação Educação |
title_short |
Os conceitos de norma na lingüística e sua relação com o ensino de língua materna |
title_full |
Os conceitos de norma na lingüística e sua relação com o ensino de língua materna |
title_fullStr |
Os conceitos de norma na lingüística e sua relação com o ensino de língua materna |
title_full_unstemmed |
Os conceitos de norma na lingüística e sua relação com o ensino de língua materna |
title_sort |
Os conceitos de norma na lingüística e sua relação com o ensino de língua materna |
author |
Rodrigues, Fabiano Pinkner |
author_facet |
Rodrigues, Fabiano Pinkner |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Fabiano Pinkner |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Castro, Gilberto de |
contributor_str_mv |
Castro, Gilberto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lingua portuguesa - Linguistica Língua materna Lingua portuguesa - Estudo e ensino Dissertações - Educação Educação |
topic |
Lingua portuguesa - Linguistica Língua materna Lingua portuguesa - Estudo e ensino Dissertações - Educação Educação |
description |
Orientador: Gilberto de Castro |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-09-16T13:28:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-09-16T13:28:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/12125 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/12125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
vi, 107 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12125/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12125/2/RESUMOeABSTRACT.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12125/3/CAPAeSUM%c3%81RIO.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12125/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12125/5/RESUMOeABSTRACT.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12125/6/CAPAeSUM%c3%81RIO.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12125/7/DISSERTA%c3%87%c3%83O.pdf.jpg https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12125/8/RESUMOeABSTRACT.pdf.jpg https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/12125/9/CAPAeSUM%c3%81RIO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ca16d87a43e895811ba0b70bfe7a4ab1 b3f12c0725fa3262ded357f93470a10e b6c6cf2ca0d595f026f0a175b98441a0 287e3544fbe627a41a13c7f6b88c0f0f d1387e049e7eda35c465ebd93fb6d0ee e61144e678cb7722055e1594eaefbe83 46c3a007934d363f9a1308cc616f7621 c31706a17b2cba5e0e499d37291d7639 ad8b3db18ff5b747e1c679b1fabe448f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860435518947328 |