Aprendizagem de piano em grupo no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Sergio Inácio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/26129
Resumo: Resumo: O tema desta pesquisa é o processo de aprendizagem no contexto do ensino de Piano em Grupo, no âmbito de instituições de nível superior. O objetivo geral para esta pesquisa foi investigar um processo de aprendizagem de Piano em Grupo de uma turma de alunos de graduação por meio de um estudo de desenvolvimento, tendo como base o método Keyboard Musicianship. Como objetivos específicos buscou-se: verificar dados para caracterizar o grupo de alunos participantes da pesquisa, avaliar os planos de aulas baseados no método Keyboard Musicianship e identificar aspectos motivacionais para o grupo durante a participação em aula. A metodologia consistiu na aplicação de um estudo de desenvolvimento longitudinal, onde os dados de campo foram coletados junto a uma classe de estudantes de graduação em música da UFPR. Participou do estudo um grupo formado por sete alunos de piano funcional. O processo foi realizado por meio de dez aulas, três avaliações formativas e dois questionários. As aulas foram expositivas e o pesquisador aplicou a maior parte do conteúdo do método junto à turma. Esse estudo se vale da aprendizagem e da educação musical, ancorados em referenciais teóricos do Piano em Grupo, educação musical, motivação, pedagogia do piano e educação por meio dos quais se podem formular mecanismos tradutórios. Com base nas análises, foi possível compreender que, a partir de um diagnóstico do perfil dos graduandos que estudam Piano de Grupo, é possível traçar um plano de aula eficaz para o formato deste tipo de classe. Para a aplicabilidade constatou-se a importância dos processos avaliatórios e motivacionais. Outro aspecto que este trabalho alcançou foi sobre o método Keyboard Musicianship, que se configurou em uma ferramenta estratégica, por possibilitar fazer recortes, mantendo a linha metodológica proposta no ensino de Piano em Grupo.
id UFPR_b1d7d835430ea8981cbd4f9da4c34666
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26129
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Torres, Sergio InácioAraujo, Rosane Cardoso deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música2011-09-12T10:30:02Z2011-09-12T10:30:02Z2011-09-12http://hdl.handle.net/1884/26129Resumo: O tema desta pesquisa é o processo de aprendizagem no contexto do ensino de Piano em Grupo, no âmbito de instituições de nível superior. O objetivo geral para esta pesquisa foi investigar um processo de aprendizagem de Piano em Grupo de uma turma de alunos de graduação por meio de um estudo de desenvolvimento, tendo como base o método Keyboard Musicianship. Como objetivos específicos buscou-se: verificar dados para caracterizar o grupo de alunos participantes da pesquisa, avaliar os planos de aulas baseados no método Keyboard Musicianship e identificar aspectos motivacionais para o grupo durante a participação em aula. A metodologia consistiu na aplicação de um estudo de desenvolvimento longitudinal, onde os dados de campo foram coletados junto a uma classe de estudantes de graduação em música da UFPR. Participou do estudo um grupo formado por sete alunos de piano funcional. O processo foi realizado por meio de dez aulas, três avaliações formativas e dois questionários. As aulas foram expositivas e o pesquisador aplicou a maior parte do conteúdo do método junto à turma. Esse estudo se vale da aprendizagem e da educação musical, ancorados em referenciais teóricos do Piano em Grupo, educação musical, motivação, pedagogia do piano e educação por meio dos quais se podem formular mecanismos tradutórios. Com base nas análises, foi possível compreender que, a partir de um diagnóstico do perfil dos graduandos que estudam Piano de Grupo, é possível traçar um plano de aula eficaz para o formato deste tipo de classe. Para a aplicabilidade constatou-se a importância dos processos avaliatórios e motivacionais. Outro aspecto que este trabalho alcançou foi sobre o método Keyboard Musicianship, que se configurou em uma ferramenta estratégica, por possibilitar fazer recortes, mantendo a linha metodológica proposta no ensino de Piano em Grupo.application/pdfDissertações - MusicaMúsica - Estudo e ensinoPiano - Instrução e estudoAprendizagem de piano em grupo no ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_SERGIO_TORRES_2011_DEARTES_PPG_MUS.pdfapplication/pdf2596830https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26129/1/Dissertacao_SERGIO_TORRES_2011_DEARTES_PPG_MUS.pdf41adf31ed5b2eb0c04b2f3320e24adcdMD51open accessTEXTDissertacao_SERGIO_TORRES_2011_DEARTES_PPG_MUS.pdf.txtDissertacao_SERGIO_TORRES_2011_DEARTES_PPG_MUS.pdf.txtExtracted Texttext/plain181147https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26129/2/Dissertacao_SERGIO_TORRES_2011_DEARTES_PPG_MUS.pdf.txtf7854cb896563e845a5c1f98183c635dMD52open accessTHUMBNAILDissertacao_SERGIO_TORRES_2011_DEARTES_PPG_MUS.pdf.jpgDissertacao_SERGIO_TORRES_2011_DEARTES_PPG_MUS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1098https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26129/3/Dissertacao_SERGIO_TORRES_2011_DEARTES_PPG_MUS.pdf.jpg2bb203b6169dbb6dd7bb4ce6ea381597MD53open access1884/261292016-04-07 08:51:25.936open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26129Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T11:51:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem de piano em grupo no ensino superior
title Aprendizagem de piano em grupo no ensino superior
spellingShingle Aprendizagem de piano em grupo no ensino superior
Torres, Sergio Inácio
Dissertações - Musica
Música - Estudo e ensino
Piano - Instrução e estudo
title_short Aprendizagem de piano em grupo no ensino superior
title_full Aprendizagem de piano em grupo no ensino superior
title_fullStr Aprendizagem de piano em grupo no ensino superior
title_full_unstemmed Aprendizagem de piano em grupo no ensino superior
title_sort Aprendizagem de piano em grupo no ensino superior
author Torres, Sergio Inácio
author_facet Torres, Sergio Inácio
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Araujo, Rosane Cardoso de
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Sergio Inácio
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Musica
Música - Estudo e ensino
Piano - Instrução e estudo
topic Dissertações - Musica
Música - Estudo e ensino
Piano - Instrução e estudo
description Resumo: O tema desta pesquisa é o processo de aprendizagem no contexto do ensino de Piano em Grupo, no âmbito de instituições de nível superior. O objetivo geral para esta pesquisa foi investigar um processo de aprendizagem de Piano em Grupo de uma turma de alunos de graduação por meio de um estudo de desenvolvimento, tendo como base o método Keyboard Musicianship. Como objetivos específicos buscou-se: verificar dados para caracterizar o grupo de alunos participantes da pesquisa, avaliar os planos de aulas baseados no método Keyboard Musicianship e identificar aspectos motivacionais para o grupo durante a participação em aula. A metodologia consistiu na aplicação de um estudo de desenvolvimento longitudinal, onde os dados de campo foram coletados junto a uma classe de estudantes de graduação em música da UFPR. Participou do estudo um grupo formado por sete alunos de piano funcional. O processo foi realizado por meio de dez aulas, três avaliações formativas e dois questionários. As aulas foram expositivas e o pesquisador aplicou a maior parte do conteúdo do método junto à turma. Esse estudo se vale da aprendizagem e da educação musical, ancorados em referenciais teóricos do Piano em Grupo, educação musical, motivação, pedagogia do piano e educação por meio dos quais se podem formular mecanismos tradutórios. Com base nas análises, foi possível compreender que, a partir de um diagnóstico do perfil dos graduandos que estudam Piano de Grupo, é possível traçar um plano de aula eficaz para o formato deste tipo de classe. Para a aplicabilidade constatou-se a importância dos processos avaliatórios e motivacionais. Outro aspecto que este trabalho alcançou foi sobre o método Keyboard Musicianship, que se configurou em uma ferramenta estratégica, por possibilitar fazer recortes, mantendo a linha metodológica proposta no ensino de Piano em Grupo.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-12T10:30:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-09-12T10:30:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-09-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/26129
url http://hdl.handle.net/1884/26129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26129/1/Dissertacao_SERGIO_TORRES_2011_DEARTES_PPG_MUS.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26129/2/Dissertacao_SERGIO_TORRES_2011_DEARTES_PPG_MUS.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26129/3/Dissertacao_SERGIO_TORRES_2011_DEARTES_PPG_MUS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 41adf31ed5b2eb0c04b2f3320e24adcd
f7854cb896563e845a5c1f98183c635d
2bb203b6169dbb6dd7bb4ce6ea381597
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898693484478464