Aprendizagem de piano em grupo no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/26129 |
Resumo: | Resumo: O tema desta pesquisa é o processo de aprendizagem no contexto do ensino de Piano em Grupo, no âmbito de instituições de nível superior. O objetivo geral para esta pesquisa foi investigar um processo de aprendizagem de Piano em Grupo de uma turma de alunos de graduação por meio de um estudo de desenvolvimento, tendo como base o método Keyboard Musicianship. Como objetivos específicos buscou-se: verificar dados para caracterizar o grupo de alunos participantes da pesquisa, avaliar os planos de aulas baseados no método Keyboard Musicianship e identificar aspectos motivacionais para o grupo durante a participação em aula. A metodologia consistiu na aplicação de um estudo de desenvolvimento longitudinal, onde os dados de campo foram coletados junto a uma classe de estudantes de graduação em música da UFPR. Participou do estudo um grupo formado por sete alunos de piano funcional. O processo foi realizado por meio de dez aulas, três avaliações formativas e dois questionários. As aulas foram expositivas e o pesquisador aplicou a maior parte do conteúdo do método junto à turma. Esse estudo se vale da aprendizagem e da educação musical, ancorados em referenciais teóricos do Piano em Grupo, educação musical, motivação, pedagogia do piano e educação por meio dos quais se podem formular mecanismos tradutórios. Com base nas análises, foi possível compreender que, a partir de um diagnóstico do perfil dos graduandos que estudam Piano de Grupo, é possível traçar um plano de aula eficaz para o formato deste tipo de classe. Para a aplicabilidade constatou-se a importância dos processos avaliatórios e motivacionais. Outro aspecto que este trabalho alcançou foi sobre o método Keyboard Musicianship, que se configurou em uma ferramenta estratégica, por possibilitar fazer recortes, mantendo a linha metodológica proposta no ensino de Piano em Grupo. |
id |
UFPR_b1d7d835430ea8981cbd4f9da4c34666 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26129 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Torres, Sergio InácioAraujo, Rosane Cardoso deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música2011-09-12T10:30:02Z2011-09-12T10:30:02Z2011-09-12http://hdl.handle.net/1884/26129Resumo: O tema desta pesquisa é o processo de aprendizagem no contexto do ensino de Piano em Grupo, no âmbito de instituições de nível superior. O objetivo geral para esta pesquisa foi investigar um processo de aprendizagem de Piano em Grupo de uma turma de alunos de graduação por meio de um estudo de desenvolvimento, tendo como base o método Keyboard Musicianship. Como objetivos específicos buscou-se: verificar dados para caracterizar o grupo de alunos participantes da pesquisa, avaliar os planos de aulas baseados no método Keyboard Musicianship e identificar aspectos motivacionais para o grupo durante a participação em aula. A metodologia consistiu na aplicação de um estudo de desenvolvimento longitudinal, onde os dados de campo foram coletados junto a uma classe de estudantes de graduação em música da UFPR. Participou do estudo um grupo formado por sete alunos de piano funcional. O processo foi realizado por meio de dez aulas, três avaliações formativas e dois questionários. As aulas foram expositivas e o pesquisador aplicou a maior parte do conteúdo do método junto à turma. Esse estudo se vale da aprendizagem e da educação musical, ancorados em referenciais teóricos do Piano em Grupo, educação musical, motivação, pedagogia do piano e educação por meio dos quais se podem formular mecanismos tradutórios. Com base nas análises, foi possível compreender que, a partir de um diagnóstico do perfil dos graduandos que estudam Piano de Grupo, é possível traçar um plano de aula eficaz para o formato deste tipo de classe. Para a aplicabilidade constatou-se a importância dos processos avaliatórios e motivacionais. Outro aspecto que este trabalho alcançou foi sobre o método Keyboard Musicianship, que se configurou em uma ferramenta estratégica, por possibilitar fazer recortes, mantendo a linha metodológica proposta no ensino de Piano em Grupo.application/pdfDissertações - MusicaMúsica - Estudo e ensinoPiano - Instrução e estudoAprendizagem de piano em grupo no ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao_SERGIO_TORRES_2011_DEARTES_PPG_MUS.pdfapplication/pdf2596830https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26129/1/Dissertacao_SERGIO_TORRES_2011_DEARTES_PPG_MUS.pdf41adf31ed5b2eb0c04b2f3320e24adcdMD51open accessTEXTDissertacao_SERGIO_TORRES_2011_DEARTES_PPG_MUS.pdf.txtDissertacao_SERGIO_TORRES_2011_DEARTES_PPG_MUS.pdf.txtExtracted Texttext/plain181147https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26129/2/Dissertacao_SERGIO_TORRES_2011_DEARTES_PPG_MUS.pdf.txtf7854cb896563e845a5c1f98183c635dMD52open accessTHUMBNAILDissertacao_SERGIO_TORRES_2011_DEARTES_PPG_MUS.pdf.jpgDissertacao_SERGIO_TORRES_2011_DEARTES_PPG_MUS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1098https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26129/3/Dissertacao_SERGIO_TORRES_2011_DEARTES_PPG_MUS.pdf.jpg2bb203b6169dbb6dd7bb4ce6ea381597MD53open access1884/261292016-04-07 08:51:25.936open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26129Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T11:51:25Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagem de piano em grupo no ensino superior |
title |
Aprendizagem de piano em grupo no ensino superior |
spellingShingle |
Aprendizagem de piano em grupo no ensino superior Torres, Sergio Inácio Dissertações - Musica Música - Estudo e ensino Piano - Instrução e estudo |
title_short |
Aprendizagem de piano em grupo no ensino superior |
title_full |
Aprendizagem de piano em grupo no ensino superior |
title_fullStr |
Aprendizagem de piano em grupo no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem de piano em grupo no ensino superior |
title_sort |
Aprendizagem de piano em grupo no ensino superior |
author |
Torres, Sergio Inácio |
author_facet |
Torres, Sergio Inácio |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Araujo, Rosane Cardoso de Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Sergio Inácio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dissertações - Musica Música - Estudo e ensino Piano - Instrução e estudo |
topic |
Dissertações - Musica Música - Estudo e ensino Piano - Instrução e estudo |
description |
Resumo: O tema desta pesquisa é o processo de aprendizagem no contexto do ensino de Piano em Grupo, no âmbito de instituições de nível superior. O objetivo geral para esta pesquisa foi investigar um processo de aprendizagem de Piano em Grupo de uma turma de alunos de graduação por meio de um estudo de desenvolvimento, tendo como base o método Keyboard Musicianship. Como objetivos específicos buscou-se: verificar dados para caracterizar o grupo de alunos participantes da pesquisa, avaliar os planos de aulas baseados no método Keyboard Musicianship e identificar aspectos motivacionais para o grupo durante a participação em aula. A metodologia consistiu na aplicação de um estudo de desenvolvimento longitudinal, onde os dados de campo foram coletados junto a uma classe de estudantes de graduação em música da UFPR. Participou do estudo um grupo formado por sete alunos de piano funcional. O processo foi realizado por meio de dez aulas, três avaliações formativas e dois questionários. As aulas foram expositivas e o pesquisador aplicou a maior parte do conteúdo do método junto à turma. Esse estudo se vale da aprendizagem e da educação musical, ancorados em referenciais teóricos do Piano em Grupo, educação musical, motivação, pedagogia do piano e educação por meio dos quais se podem formular mecanismos tradutórios. Com base nas análises, foi possível compreender que, a partir de um diagnóstico do perfil dos graduandos que estudam Piano de Grupo, é possível traçar um plano de aula eficaz para o formato deste tipo de classe. Para a aplicabilidade constatou-se a importância dos processos avaliatórios e motivacionais. Outro aspecto que este trabalho alcançou foi sobre o método Keyboard Musicianship, que se configurou em uma ferramenta estratégica, por possibilitar fazer recortes, mantendo a linha metodológica proposta no ensino de Piano em Grupo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-12T10:30:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-09-12T10:30:02Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-09-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/26129 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/26129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26129/1/Dissertacao_SERGIO_TORRES_2011_DEARTES_PPG_MUS.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26129/2/Dissertacao_SERGIO_TORRES_2011_DEARTES_PPG_MUS.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26129/3/Dissertacao_SERGIO_TORRES_2011_DEARTES_PPG_MUS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
41adf31ed5b2eb0c04b2f3320e24adcd f7854cb896563e845a5c1f98183c635d 2bb203b6169dbb6dd7bb4ce6ea381597 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898693484478464 |