A formação continuada para professores das ilhas do litoral paranaense : uma análise a partir da educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loch, Juliana Caroline Chiafitela
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/81463
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª: Vanessa Marion Andreoli
id UFPR_b1f66f21fa9ddfb64bf5619a827fac0a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/81463
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoAndreoli, Vanessa Marion, 1979-Loch, Juliana Caroline Chiafitela2023-05-31T19:24:26Z2023-05-31T19:24:26Z2022https://hdl.handle.net/1884/81463Orientadora: Prof.ª Dr.ª: Vanessa Marion AndreoliDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 16/12/2022Inclui referências: p. 122-137Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender como se dá a formação continuada dos professores dos Colégios Estaduais do Campo das Ilhas do Litoral Paranaense à luz da legislação vigente e as inferências da Educação Ambiental nestas normativas. Considerando que as questões ambientais, bem como a presença da Educação Ambiental (EA) nos contextos escolares são de suma importância para a discussão da necessidade de mudança em nossa relação com a natureza, a formação de professores numa perspectiva ambiental merece considerável atenção. A análise pauta-se na formação continuada dos professores que atuam nas Ilhas, bem como documentos norteadores que respaldam a Educação Ambiental no contexto escolar e na Proposta Pedagógica das Escolas das Ilhas do Litoral Paranaense (2009), que ajusta os currículos para atender as demandas específicas no contexto da insularidade e seus modos de vida. Dentre tais documentos estão presentes a Política Estadual de Educação Ambiental e o Projeto Político Pedagógico (PPP) das Instituições. O estudo investiga quais são as formações destinadas aos professores que atuam em contexto insular, como também analisa o amparo legal em termos da formação continuada e da presença da EA nestas normativas. O aporte teórico apoia-se na concepção crítica da Educação Ambiental para fazer a discussão dos dados coletados por meio de entrevistas, análise bibliográfica e análise documental, utilizando-se da triangulação de dados para arguição dos mesmos. Os dados obtidos permitiram uma análise sobre a presença da EA nestas normativas que amparam a formação continuada, o que sinalizou a ausência e invisibilidade da mesma, mesmo sendo uma questão pertinente visto as contradições do modelo de hegemonia econômica adotado, que tanto reflete nas desigualdades socioambientais. A pesquisa contribui, neste sentido, para a reflexão sobre a formação de professores no contexto insular, bem como faz uma denúncia da não presença da EA nestas formações, o que corrobora para a invisibilidade da mesma num contexto onde questões socioambientais são pertinentes à discussão.Abstract: This research aims to understand how is the continuing education of teachers of the State Colleges of the Field of Islands of the Paraná Coast in the light of current legislation and the inferences of Environmental Education in these regulations. Considering that environmental issues, as well as the presence of Environmental Education (EE) in school contexts are of paramount importance for the discussion of the need for change in our relationship with nature, teacher training in an environmental perspective deserves considerable attention. The analysis is based on the continuing education of teachers who work on the islands, as well as guiding documents that support Environmental Education in the school context and the Pedagogical Proposal of the Schools of the Paraná Coast Islands (2009), which adjusts the curriculum to meet the specific demands in the context of insularity and their ways of life. Among such documents are present Law 17.505 of 2013 and the Political Pedagogical Projects (PPPs) of institutions. The study investigates what are the training programs for teachers who work in an insular context, as well as analyzes the legal support in terms of continuing education and the presence of EE in these regulations. The theoretical support is based on the critical conception of Environmental Education to discuss the data collected through interviews, literature analysis and document analysis, using the triangulation of data to argue them. The data obtained allowed an analysis of the presence of EE in these norms that support continuing education, which signaled the absence and invisibility of the same, even though it is a relevant issue given the contradictions of the model of economic hegemony adopted, which reflects both in socio-environmental inequalities. The research contributed, in this sense, to the reflection on the training of teachers in the insular context, as well as denounces the absence of the presence of EE in the laws that support such training, which contributes to the invisibility of it in a context whose socioenvironmental issues are relevant to the discussion.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoFormação continuada - ProfessoresEducação ambientalEducação e EstadoA formação continuada para professores das ilhas do litoral paranaense : uma análise a partir da educação ambientalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JULIANA CAROLINE CHIAFITELA LOCH.pdfapplication/pdf2134254https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81463/1/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20CAROLINE%20CHIAFITELA%20LOCH.pdf7ce4505997def0f41e95ee3880426cdcMD51open access1884/814632023-05-31 16:24:26.464open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/81463Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-05-31T19:24:26Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação continuada para professores das ilhas do litoral paranaense : uma análise a partir da educação ambiental
title A formação continuada para professores das ilhas do litoral paranaense : uma análise a partir da educação ambiental
spellingShingle A formação continuada para professores das ilhas do litoral paranaense : uma análise a partir da educação ambiental
Loch, Juliana Caroline Chiafitela
Educação - Estudo e ensino
Professores - Formação
Formação continuada - Professores
Educação ambiental
Educação e Estado
title_short A formação continuada para professores das ilhas do litoral paranaense : uma análise a partir da educação ambiental
title_full A formação continuada para professores das ilhas do litoral paranaense : uma análise a partir da educação ambiental
title_fullStr A formação continuada para professores das ilhas do litoral paranaense : uma análise a partir da educação ambiental
title_full_unstemmed A formação continuada para professores das ilhas do litoral paranaense : uma análise a partir da educação ambiental
title_sort A formação continuada para professores das ilhas do litoral paranaense : uma análise a partir da educação ambiental
author Loch, Juliana Caroline Chiafitela
author_facet Loch, Juliana Caroline Chiafitela
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andreoli, Vanessa Marion, 1979-
dc.contributor.author.fl_str_mv Loch, Juliana Caroline Chiafitela
contributor_str_mv Andreoli, Vanessa Marion, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Professores - Formação
Formação continuada - Professores
Educação ambiental
Educação e Estado
topic Educação - Estudo e ensino
Professores - Formação
Formação continuada - Professores
Educação ambiental
Educação e Estado
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª: Vanessa Marion Andreoli
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-31T19:24:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-31T19:24:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/81463
url https://hdl.handle.net/1884/81463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/81463/1/R%20-%20D%20-%20JULIANA%20CAROLINE%20CHIAFITELA%20LOCH.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ce4505997def0f41e95ee3880426cdc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860275572310016