O estado do conhecimento das pesquisas sobre história e filosofia da ciência em peródicos da área de ensino de ciências : um olhar para a educação em química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Flávio Tajima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/45463
Resumo: Orientador : Profª. Drª. Joanez Aparecida Aires
id UFPR_b2a070aee89cf409940dbcd71d523428
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/45463
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaAires, Joanez Aparecida, 1965-Barbosa, Flávio Tajima2024-04-19T19:02:59Z2024-04-19T19:02:59Z2016https://hdl.handle.net/1884/45463Orientador : Profª. Drª. Joanez Aparecida AiresDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 01/12/2016Inclui referências : f. 203-211Resumo: A inserção da abordagem História e Filosofia da Ciência (HFC) no Ensino de Ciências tem recebido atenção por parte dos documentos oficiais, bem como dos pesquisadores da área. Tal abordagem pode possibilitar ao aluno a compreensão sobre o fazer científico e suas limitações, os aspectos históricos envolvidos no seu desenvolvimento e a percepção da Ciência como uma atividade humana. Nesse sentido, conhecer o que está sendo produzido em termos de pesquisa em HFC é fundamental para que se possa delinear as tendências e os temas que vêm sendo privilegiados. Tendo por base todas as considerações trazidas até aqui, este trabalho procurou responder à seguinte pergunta de pesquisa: qual o estado do conhecimento sobre a abordagem História e Filosofia da Ciência nos artigos publicados em periódicos nacionais que tratam da educação em química? Assim, a presente pesquisa tem como objetivo apresentar o estado do conhecimento sobre a abordagem História e Filosofia da Ciência, tendo como objeto artigos que tratam da Educação em Química, publicados em dez dos principais periódicos da área de Ensino de Ciências brasileiro, desde as primeiras publicações de cada revista até o ano de 2015. Os artigos foram analisados segundo descritores gerais e específicos. Nos "descritores gerais" foram levantados os autores, as instituições e sua dependência administrativa, os conteúdos químicos abordados, os níveis de ensino envolvidos, as metodologias e os instrumentos de pesquisa, bem como a classificação dos trabalhos em categorias. Também foram apresentadas as propostas didáticas, os autores mais influentes e as contribuições observadas nestas pesquisas para o Ensino de Química, a fim de compreender seus objetivos, suas características didático-pedagógicas e sua evolução ao longo dos anos. Em seguida, foram investigados os "descritores específicos", a partir dos quais se buscou identificar as concepções sobre Natureza da Ciência (NdC) presentes nos artigos, por meio de uma análise epistemológica das categorias relacionadas a essas concepções. Para a análise dos descritores foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). O principal escopo na identificação das concepções sobre NdC, para além de mapear os trabalhos produzidos sobre HFC em Educação em Química, é subsidiar os professores na compreensão da perspectiva de HFC, de modo que lhes possibilitem encontrar elementos que norteiem suas práticas em sala de aula ao utilizar esta abordagem. Os descritores gerais foram bastante diversificados, mostrando uma variedade de autores e temas pesquisados nos trabalhos. A subcategoria estudo histórico do desenvolvimento de teorias foi a que mais apresentou artigos, seguida da subcategoria propostas didáticas. Em relação aos descritores específicos, a quantidade de trabalhos que apresentaram visões de enfrentamento supera a quantidade de trabalhos que apresentaram visões deformadas. No entanto, não pudemos concluir que com o passar dos anos os artigos vêm demonstrando cada vez menos visões deformadas. Tanto as visões de enfrentamento quanto as visões deformadas estão distribuídas de maneira quase uniforme ao longo dos anos. Com esta pesquisa, buscou-se também desenvolver um material que subsidie os professores no enfrentamento dos inúmeros desafios relacionados ao emprego da abordagem HFC, por meio da utilização dos diferentes artigos analisados.Abstract: The insertion of the History and Philosophy of Science approach (HFC) in Science Education has received attention from official documents, as well as researchers. Such an approach may enable the student to understand the scientific work and its limitations, the historical aspects involved in its development and perception of science as a human activity. In this sense, to know what is being produced in terms of research on HFC is essential so that it is possible to outline the trends and themes that have been privileged. Based on all the considerations brought up to date, this study sought to answer the following research question: what is the state of knowledge about the approach History and Philosophy of Science in articles published in national journals dealing with education in chemistry? Thus, this study aims to present the state of knowledge on the History and Philosophy of Science approach, having as object articles dealing Chemical Education, published in 10 leading journals of the Brazilian science education area, since the first publications of each magazine until 2015. The articles were analyzed according to general and specific descriptors. In "General Descriptors", were raised the authors, institutions and administrative dependency, covered chemical content, education levels involved, the methodologies and research tools, as well as the classification of work in categories. Were also presented the educational proposals, the most influential authors and the contributions noted in research for Chemistry Teaching in order to understand the objectives and didactic and pedagogical characteristics of the products, and the development of the area over the years. In the second part we investigated the "Specific Descriptors", from which sought to identify the conceptions of Nature of Science (NoS) in articles through an epistemological analysis of categories related to these concepts. For the analysis of these descriptors was used Textual Analysis Discourse (ATD). The main objective of identifying the conceptions of NoS, in addition to mapping the work produced on HFC in Education in Chemistry, is in order to support teachers in understanding HFC approach, so that they can find information to guide their practices classroom when using this approach. The general descriptors were quite diverse, showing a variety of authors and subjects studied in the works. The subcategory study of the development of theories was the most submitted articles, followed by subcategory didactic proposals. Regarding the specific descriptors, the amount of work that had coping visions is greater than the amount of work that had distorted visions. However, we could not conclude that over the years the articles are showing less and less distorted visions. Both coping and deformed visions are distributed almost evenly to over the years. With this research, we also sought to provide a material that can support teachers in addressing the numerous challenges related to the use of HFC approach through the use of different articles analyzed.224 f. : il. algumas color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalMatemáticaCiência - Estudo e ensinoQuímica - Estudo e ensinoO estado do conhecimento das pesquisas sobre história e filosofia da ciência em peródicos da área de ensino de ciências : um olhar para a educação em químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FLAVIO TAJIMA BARBOSA.pdfapplication/pdf2312157https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45463/1/R%20-%20D%20-%20FLAVIO%20TAJIMA%20BARBOSA.pdf3004229645f60cbd07b6c9381fd4a5d5MD51open access1884/454632024-04-19 16:02:59.798open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/45463Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-19T19:02:59Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O estado do conhecimento das pesquisas sobre história e filosofia da ciência em peródicos da área de ensino de ciências : um olhar para a educação em química
title O estado do conhecimento das pesquisas sobre história e filosofia da ciência em peródicos da área de ensino de ciências : um olhar para a educação em química
spellingShingle O estado do conhecimento das pesquisas sobre história e filosofia da ciência em peródicos da área de ensino de ciências : um olhar para a educação em química
Barbosa, Flávio Tajima
Matemática
Ciência - Estudo e ensino
Química - Estudo e ensino
title_short O estado do conhecimento das pesquisas sobre história e filosofia da ciência em peródicos da área de ensino de ciências : um olhar para a educação em química
title_full O estado do conhecimento das pesquisas sobre história e filosofia da ciência em peródicos da área de ensino de ciências : um olhar para a educação em química
title_fullStr O estado do conhecimento das pesquisas sobre história e filosofia da ciência em peródicos da área de ensino de ciências : um olhar para a educação em química
title_full_unstemmed O estado do conhecimento das pesquisas sobre história e filosofia da ciência em peródicos da área de ensino de ciências : um olhar para a educação em química
title_sort O estado do conhecimento das pesquisas sobre história e filosofia da ciência em peródicos da área de ensino de ciências : um olhar para a educação em química
author Barbosa, Flávio Tajima
author_facet Barbosa, Flávio Tajima
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aires, Joanez Aparecida, 1965-
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Flávio Tajima
contributor_str_mv Aires, Joanez Aparecida, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ciência - Estudo e ensino
Química - Estudo e ensino
topic Matemática
Ciência - Estudo e ensino
Química - Estudo e ensino
description Orientador : Profª. Drª. Joanez Aparecida Aires
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-19T19:02:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-19T19:02:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/45463
url https://hdl.handle.net/1884/45463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 224 f. : il. algumas color., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/45463/1/R%20-%20D%20-%20FLAVIO%20TAJIMA%20BARBOSA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3004229645f60cbd07b6c9381fd4a5d5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860443543699456