A utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle como instrumento para o processo de ensino aprendizagem do tema evolução na disciplina de biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/64169 |
Resumo: | Orientadora: Prof(a). Dr(a). Claudia Maria Sallai Tanhoffer |
id |
UFPR_b3b5f87f6bd7342d0240f6bdba57c7a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/64169 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Mueller, Paulo Henrique, 1973-Sallai, Claudia Maria, 1965-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional2020-02-13T17:05:49Z2020-02-13T17:05:49Z2019https://hdl.handle.net/1884/64169Orientadora: Prof(a). Dr(a). Claudia Maria Sallai TanhofferDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 27/07/2019Inclui referências: p. 49-53Área de concentração: Ensino de biologiaResumo: As Ciências Naturais e a Biologia são disciplinas tradicionais na grade curricular das escolas brasileiras que apresentam um grande estigma de "matéria difícil", cheia de "nomes esquisitos" e "apenas decoreba". Ao mesmo tempo, certos temas costumam gerar desconforto ao serem abordados em sala de aula, seja por ir contra opiniões pessoais dos alunos, seja por contrapor-se a dogmas religiosos. Neste sentido, a temática da evolução biológica apresenta grandes desafios ao ser lecionada. Bibliografias especializadas descrevem que uma forma de alterar esta situação é a inserção de metodologias e técnicas que tornem a Biologia mais próxima do aluno e seu ensino e aprendizagem mais significativo. Neste sentido o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) pode contribuir adequadamente. O projeto apresenta alguns subsídios bibliográficos deste uso das TICs, em especial da construção de um curso no ambiente virtual de aprendizagem Moodle para o ensino de evolução. Palavras-chave: Ensino de Biologia. Moodle. Metodologias ativas. Evolução. TICs.Abstract: Natural sciences and biology are traditional subjects in the curriculum of Brazilian schools that present a great stigma of a "dificult class", full of "weird names" and "memorizing". At the same time, certain themes often generate discomfort when being approached in the classroom, either by going against students personal opinions or by opposing religious dogmas. In this sense, the thematic of the biological evolution presents great challenges when being taught. Specialized bibliographies describe that one way of changing this situation is the insertion of methodologies and techniques that make Biology closer to the student and its teaching and learning more meaningful. In this sense, the use of information and communication technologies (ICTs) can contribute adequately. The project presents some bibliographic subsidies of this use of the TICs, in particular of the construction of a course in Moodle, the virtual environment of learning, for the teaching of evolution. Keywords: Biology Teaching. Moodle. Active methodologies. Evolution. TICs.72 p. : il. (algumas color.).application/pdfBiologia (Ensino médio)Moodle (Programa de computador)Tecnologia da informaçãoEvoluçãoA utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle como instrumento para o processo de ensino aprendizagem do tema evolução na disciplina de biologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - PAULO HENRIQUE MUELLER.pdfapplication/pdf3548710https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64169/1/R%20-%20D%20-%20PAULO%20HENRIQUE%20MUELLER.pdf50baf9c0795b5558f6208f56b553b53cMD51open access1884/641692020-02-13 14:05:49.682open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/64169Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-13T17:05:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle como instrumento para o processo de ensino aprendizagem do tema evolução na disciplina de biologia |
title |
A utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle como instrumento para o processo de ensino aprendizagem do tema evolução na disciplina de biologia |
spellingShingle |
A utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle como instrumento para o processo de ensino aprendizagem do tema evolução na disciplina de biologia Mueller, Paulo Henrique, 1973- Biologia (Ensino médio) Moodle (Programa de computador) Tecnologia da informação Evolução |
title_short |
A utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle como instrumento para o processo de ensino aprendizagem do tema evolução na disciplina de biologia |
title_full |
A utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle como instrumento para o processo de ensino aprendizagem do tema evolução na disciplina de biologia |
title_fullStr |
A utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle como instrumento para o processo de ensino aprendizagem do tema evolução na disciplina de biologia |
title_full_unstemmed |
A utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle como instrumento para o processo de ensino aprendizagem do tema evolução na disciplina de biologia |
title_sort |
A utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle como instrumento para o processo de ensino aprendizagem do tema evolução na disciplina de biologia |
author |
Mueller, Paulo Henrique, 1973- |
author_facet |
Mueller, Paulo Henrique, 1973- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Sallai, Claudia Maria, 1965- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mueller, Paulo Henrique, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia (Ensino médio) Moodle (Programa de computador) Tecnologia da informação Evolução |
topic |
Biologia (Ensino médio) Moodle (Programa de computador) Tecnologia da informação Evolução |
description |
Orientadora: Prof(a). Dr(a). Claudia Maria Sallai Tanhoffer |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-13T17:05:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-02-13T17:05:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/64169 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/64169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
72 p. : il. (algumas color.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64169/1/R%20-%20D%20-%20PAULO%20HENRIQUE%20MUELLER.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
50baf9c0795b5558f6208f56b553b53c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860680726347776 |