A utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle como instrumento para o processo de ensino aprendizagem do tema evolução na disciplina de biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mueller, Paulo Henrique, 1973-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/64169
Resumo: Orientadora: Prof(a). Dr(a). Claudia Maria Sallai Tanhoffer
id UFPR_b3b5f87f6bd7342d0240f6bdba57c7a0
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/64169
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Mueller, Paulo Henrique, 1973-Sallai, Claudia Maria, 1965-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional2020-02-13T17:05:49Z2020-02-13T17:05:49Z2019https://hdl.handle.net/1884/64169Orientadora: Prof(a). Dr(a). Claudia Maria Sallai TanhofferDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 27/07/2019Inclui referências: p. 49-53Área de concentração: Ensino de biologiaResumo: As Ciências Naturais e a Biologia são disciplinas tradicionais na grade curricular das escolas brasileiras que apresentam um grande estigma de "matéria difícil", cheia de "nomes esquisitos" e "apenas decoreba". Ao mesmo tempo, certos temas costumam gerar desconforto ao serem abordados em sala de aula, seja por ir contra opiniões pessoais dos alunos, seja por contrapor-se a dogmas religiosos. Neste sentido, a temática da evolução biológica apresenta grandes desafios ao ser lecionada. Bibliografias especializadas descrevem que uma forma de alterar esta situação é a inserção de metodologias e técnicas que tornem a Biologia mais próxima do aluno e seu ensino e aprendizagem mais significativo. Neste sentido o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) pode contribuir adequadamente. O projeto apresenta alguns subsídios bibliográficos deste uso das TICs, em especial da construção de um curso no ambiente virtual de aprendizagem Moodle para o ensino de evolução. Palavras-chave: Ensino de Biologia. Moodle. Metodologias ativas. Evolução. TICs.Abstract: Natural sciences and biology are traditional subjects in the curriculum of Brazilian schools that present a great stigma of a "dificult class", full of "weird names" and "memorizing". At the same time, certain themes often generate discomfort when being approached in the classroom, either by going against students personal opinions or by opposing religious dogmas. In this sense, the thematic of the biological evolution presents great challenges when being taught. Specialized bibliographies describe that one way of changing this situation is the insertion of methodologies and techniques that make Biology closer to the student and its teaching and learning more meaningful. In this sense, the use of information and communication technologies (ICTs) can contribute adequately. The project presents some bibliographic subsidies of this use of the TICs, in particular of the construction of a course in Moodle, the virtual environment of learning, for the teaching of evolution. Keywords: Biology Teaching. Moodle. Active methodologies. Evolution. TICs.72 p. : il. (algumas color.).application/pdfBiologia (Ensino médio)Moodle (Programa de computador)Tecnologia da informaçãoEvoluçãoA utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle como instrumento para o processo de ensino aprendizagem do tema evolução na disciplina de biologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - PAULO HENRIQUE MUELLER.pdfapplication/pdf3548710https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64169/1/R%20-%20D%20-%20PAULO%20HENRIQUE%20MUELLER.pdf50baf9c0795b5558f6208f56b553b53cMD51open access1884/641692020-02-13 14:05:49.682open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/64169Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-13T17:05:49Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle como instrumento para o processo de ensino aprendizagem do tema evolução na disciplina de biologia
title A utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle como instrumento para o processo de ensino aprendizagem do tema evolução na disciplina de biologia
spellingShingle A utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle como instrumento para o processo de ensino aprendizagem do tema evolução na disciplina de biologia
Mueller, Paulo Henrique, 1973-
Biologia (Ensino médio)
Moodle (Programa de computador)
Tecnologia da informação
Evolução
title_short A utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle como instrumento para o processo de ensino aprendizagem do tema evolução na disciplina de biologia
title_full A utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle como instrumento para o processo de ensino aprendizagem do tema evolução na disciplina de biologia
title_fullStr A utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle como instrumento para o processo de ensino aprendizagem do tema evolução na disciplina de biologia
title_full_unstemmed A utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle como instrumento para o processo de ensino aprendizagem do tema evolução na disciplina de biologia
title_sort A utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle como instrumento para o processo de ensino aprendizagem do tema evolução na disciplina de biologia
author Mueller, Paulo Henrique, 1973-
author_facet Mueller, Paulo Henrique, 1973-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Sallai, Claudia Maria, 1965-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional
dc.contributor.author.fl_str_mv Mueller, Paulo Henrique, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia (Ensino médio)
Moodle (Programa de computador)
Tecnologia da informação
Evolução
topic Biologia (Ensino médio)
Moodle (Programa de computador)
Tecnologia da informação
Evolução
description Orientadora: Prof(a). Dr(a). Claudia Maria Sallai Tanhoffer
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-13T17:05:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-13T17:05:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/64169
url https://hdl.handle.net/1884/64169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 72 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64169/1/R%20-%20D%20-%20PAULO%20HENRIQUE%20MUELLER.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 50baf9c0795b5558f6208f56b553b53c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860680726347776