A escola e o trabalho : reconhecendo, validando e certificando saberes adquiridos na experiência de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Nivia Moreira de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/83510
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Sonia Mª C. Haracemiv
id UFPR_b424d7fc369924bb6a2b903c5722433d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/83510
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHaracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-Camargo, Nivia Moreira de2023-07-24T16:07:40Z2023-07-24T16:07:40Z2023https://hdl.handle.net/1884/83510Orientadora: Profa. Dra. Sonia Mª C. HaracemivTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/04/2023Inclui referências: p. 195-209Área de concentração: EducaçãoResumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender como trabalhadores estudantes refletem sobre seus saberes, a partir dos seus percursos pessoal, profissional e educacional, para fins de validação, reconhecimento e certificação no Ensino Médio. O Reconhecimento de Saberes (RDS) na Educação de Jovens e Adultos é pauta de muitas discussões e está envolvido em tensões que são objeto de questionamentos devido a oferta de projetos educacionais sob a pretensão de qualificação. Presencia-se um momento histórico de fortalecimento do discurso neoliberal nos documentos legais, no qual o processo de Reconhecimento de Saberes teve sua origem. Esta pesquisa é um Estudo de Caso que se caracteriza pela natureza qualitativa e apresenta uma estrutura exploratória-descritiva com epistemologia histórico-cultural. Traçou-se o perfil, as trajetórias e as histórias de vida dos trabalhadores estudantes que realizavam o processo de Reconhecimento de Saberes para certificação do Ensino Médio da EJA. Para tal, foram utilizados um questionário, um formulário e os documentos do Portfólio do processo de RDS. A fim de subsidiar a compreensão sobre a mediação e o planejamento pedagógico, foi enviado um questionário online aos docentes especialistas que atuam no processo de RDS. O estudo despertou a reflexão sobre o processo de avaliação do RDS para o direcionamento e alcance da tomada de consciência do saber de si dos trabalhadores estudantes, como foco para a certificação e elevação da escolaridade básica. A análise de dados seguiu as orientações metodológicas específicas para um Estudo de Caso, procurando compreender o ponto de vista dos participantes. O próprio processo de pesquisa possibilitou o aprimoramento do alcance analítico sobre o objeto de estudo, interrogando a situação, confrontando-a com outras situações já conhecidas e com as teorias existentes. As análises das significações e dos sentidos múltiplos de existencialidade foram ligadas à narração das histórias de vida produzidas pelos participantes trabalhadores estudantes no Portfólio. Tendo como principais resultados a dimensão formativa do RDS e a necessidade desenvolvimento da linguagem, oral e escrita, como possibilidade de reconfiguração dos atuais aspectos teóricos e metodológicos para que as histórias de vida e a evidenciação de competências sejam desenvolvidas em estruturas dialéticas que projetem a valorização dos diferentes saberes.Abstract: This research aims to understand how student-workers reflect on their knowledge, based on their personal, professional, and educational paths, for the purposes of validation, recognition, and certification in high school. Recognition of Knowledge in Youth and Adult Education is the subject of discussion and is involved in tensions that are the subject of questioning due to the offering of educational projects under the pretence of qualification. We are witnessing a historical moment of strengthening the neoliberal discourse in legal documents, in which the process of Recognition of knowledge of originated. This research is characterized for a case study by a qualitative nature and presents an exploratory-descriptive structure with a historical-cultural epistemology. The research traced the profile, trajectories, and life histories of student-workers who were undergoing the Recognition of Knowledge process for high school certification in Youth and Adult Education. For this purpose, a questionnaire, a form, and the documents of the diagnostic stage of the RDS process were used. To support understanding of the mediation and pedagogical planning of Recognition of Knowledge, a questionnaire online was sent to expert teachers who work in the RDS process. The study prompted reflection on the Recognition of Knowledge evaluation process for directing and achieving awareness of self-knowledge among student-workers, with a focus on certification and raising basic education. Data analysis followed the specific methodological guidelines for a case study, seeking to understand the participants' point of view. The research process itself allowed for the refinement of analytical reach on the object of study, questioning the situation, and confronting it with other situations already known and with existing theories. The analyses of the meanings and multiple senses of existentiality were linked to the narration of life stories produced by participating student-workers the Portfolio. The main results were formative dimension of the RDS and the need for the development of language, oral and written possibility of reconfiguring of the current theoretical and methodological aspects of the RDS so that the life stories and the evidencing of competencies are developed in dialectical structures that project the valorization of different types of knowledges.Résumé: Cette recherche vise à comprendre comment les étudiants travailleurs réfléchissent à leurs connaissances, en fonction de leurs parcours personnels, professionnels et éducatifs, à des fins de validation, de reconnaissance et de certification dans l'enseignement secondaire. La reconnaissance des savoirs (RDS) dans l'éducation des jeunes et des adultes fait l'objet de nombreuses discussions et de tensions qui sont remises en cause par l'offre de projets éducatifs sous couvert de qualification. Nous assistons à un moment historique de renforcement du discours néolibéral dans les documents juridiques, dans lesquels le processus de reconnaissance des connaissances a vu le jour. Cette recherche est caractérisée par une nature qualitative et présente une structure exploratoire-descriptive avec une épistémologie culturellehistorique. Elle a retracé le profil, les trajectoires et les histoires de vie des étudiants travailleurs qui passaient par le processus de reconnaissance des connaissances pour la certification de l'enseignement secondaire dans l'EJA. Pour ce faire, un questionnaire, un formulaire et les documents de l'étape de diagnostic du processus de RDS ont été utilisés. Afin de faciliter la compréhension de la médiation et de la planification pédagogique de la RDS, un questionnaire en ligne a été envoyé aux enseignants spécialisés qui travaillent dans la validation, la reconnaissance et la certification des connaissances pour l'école secondaire de l'EJA. L'étude a suscité une réflexion sur le processus d'évaluation de l'EFR pour l'orientation et la réalisation de la conscience de la connaissance de soi des étudiants travailleurs, en tant que point central pour la certification et l'élévation de l'éducation de base. L'analyse des données a suivi les directives méthodologiques spécifiques d'une étude de cas, cherchant à comprendre le point de vue des participants. Le processus de recherche lui-même a permis d'améliorer la portée analytique de l'objet d'étude, en interrogeant la situation, en la confrontant à d'autres situations déjà connues et aux théories existantes. L'analyse des significations et des multiples significations de l'existentialité a été liée à la narration des histoires de vie produites par les étudiants travailleurs dans le Portfolio. Les principaux résultats ont été la dimension formative de la RDS et la nécessité de développer le langage, oral et écrit, comme une possibilité de reconfiguration des aspects théoriques et méthodologiques actuels afin que les récits de vie et les preuves de compétences soient développés dans des structures dialectiques qui projettent l'appréciation de différentes connaissances.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoEducação de adultosEstudantes - FormaçãoEstudantes de educação de jovens e adultosEducaçãoA escola e o trabalho : reconhecendo, validando e certificando saberes adquiridos na experiência de vidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - NIVIA MOREIRA DE CAMARGO.pdfapplication/pdf3979169https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83510/1/R%20-%20T%20-%20NIVIA%20MOREIRA%20DE%20CAMARGO.pdf32b17842316e442928ea27fae2c5b212MD51open access1884/835102023-07-24 13:07:40.269open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/83510Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-07-24T16:07:40Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escola e o trabalho : reconhecendo, validando e certificando saberes adquiridos na experiência de vida
title A escola e o trabalho : reconhecendo, validando e certificando saberes adquiridos na experiência de vida
spellingShingle A escola e o trabalho : reconhecendo, validando e certificando saberes adquiridos na experiência de vida
Camargo, Nivia Moreira de
Educação - Estudo e ensino
Educação de adultos
Estudantes - Formação
Estudantes de educação de jovens e adultos
Educação
title_short A escola e o trabalho : reconhecendo, validando e certificando saberes adquiridos na experiência de vida
title_full A escola e o trabalho : reconhecendo, validando e certificando saberes adquiridos na experiência de vida
title_fullStr A escola e o trabalho : reconhecendo, validando e certificando saberes adquiridos na experiência de vida
title_full_unstemmed A escola e o trabalho : reconhecendo, validando e certificando saberes adquiridos na experiência de vida
title_sort A escola e o trabalho : reconhecendo, validando e certificando saberes adquiridos na experiência de vida
author Camargo, Nivia Moreira de
author_facet Camargo, Nivia Moreira de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Haracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Nivia Moreira de
contributor_str_mv Haracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Educação de adultos
Estudantes - Formação
Estudantes de educação de jovens e adultos
Educação
topic Educação - Estudo e ensino
Educação de adultos
Estudantes - Formação
Estudantes de educação de jovens e adultos
Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Sonia Mª C. Haracemiv
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-24T16:07:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-24T16:07:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/83510
url https://hdl.handle.net/1884/83510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83510/1/R%20-%20T%20-%20NIVIA%20MOREIRA%20DE%20CAMARGO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 32b17842316e442928ea27fae2c5b212
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860932898390016