Práticas pedagógicas e desempenho escolar de crianças em processo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Durigan, Joara Corrêa de Oliveira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/13667
Resumo: Orientadora: Tânia Stoltz
id UFPR_b4f4d64db49e49c3fcd5e4af2b9880fe
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/13667
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Durigan, Joara Corrêa de OliveiraStoltz, Tania, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-08-27T15:34:16Z2020-08-27T15:34:16Z2007https://hdl.handle.net/1884/13667Orientadora: Tânia StoltzDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2007Inclui bibliografia e anexosResumo : Investiga-se a relação entre diferentes práticas pedagógicas e o desempenho escolar nas habilidades de leitura, escrita e compreensão de crianças em processo de alfabetização. O estudo foi desenvolvido em três escolas de Curitiba, sendo duas escolas privadas, A e B, e uma pública, C, com amostra composta de 45 alunos. A Escola A enfatiza a alfabetização pelo código, por meio de um modelo bottom-up (ascendente), adotando o método multissensorial com ênfase no fônico. Caracterizase por trabalhar método muito bem estruturado, com seqüência lógica de dificuldades, respeitando o ritmo individual do aluno. Nesta escola, observa-se a falta de contextualização das atividades e a pouca interação entre as crianças. A Escola B enfatiza a alfabetização pelo texto, apoiando-se no modelo top-down (descendente), dentro de uma abordagem sócio-interacionista. A prática pedagógica caracteriza-se por: ausência de um método muito estruturado, a seqüência inicia-se pelo texto construído pelas crianças e pelo professor, valorizando o contexto social e a escrita com significado. A interação, organização e a autonomia são incentivadas em todas as tarefas. Observa-se pouca ênfase à correção ortográfica, traçado da escrita e aos aspectos relacionados com a pontuação, uso de maiúsculas, minúsculas e acentuação. A Escola C, pública, apresenta os mesmos pressupostos da Escola B. Na prática pedagógica do professor verificou-se: ausência de seqüência nas tarefas com a alfabetização, maior ênfase na escrita desvinculada da leitura e sua compreensão, mínima ênfase da consciência fonológica, falta de conhecimento em relação ao processo de desenvolvimento da alfabetização. Os alunos submeteram-se a avaliações em leitura, escrita e compreensão em três momentos distintos. Verificouse que as diferentes práticas pedagógicas interferem no desempenho dos alunos de forma diferenciada. A Escola A teve melhor desempenho nas provas referentes ao nível ortográfico e de compreensão, com resultados próximos em relação à leitura, se comparada à Escola B - mas os textos são limitados quanto à criatividade. A Escola B teve desempenho superior quanto ao nível de criatividade textual e fluência de leitura, mas isso não ficou evidenciado na análise de competência ortográfica e compreensão leitora. A Escola C teve desempenho abaixo do esperado em todas as habilidades investigadas comparando-a às escolas A e B. A prática pedagógica que esteve relacionada a um melhor desempenho nas habilidades de leitura, escrita e compreensão, tanto no modelo botton-up e top-down apresenta a solicitação sistemática de atividades envolvendo a leitura, escrita e compreensão acompanhada de feedback da professora nas três habilidades. Conclui-se que a Escola A e a Escola B tiveram desempenho próximo pelo fato de seus professores enfatizarem feedbacks em relação às produções dos alunos nas habilidades investigadas e apresentarem conhecimento e domínio sobre sua prática pedagógica.xi, 168 f. : il., grafs.application/pdfDisponível em formato digitalAlfabetizaçãoEnsino - PedagogiaDissertações - EducaçãoEducaçãoPráticas pedagógicas e desempenho escolar de crianças em processo de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação.pdfapplication/pdf4645929https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13667/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf05bf3766c3d936e964684bd721846322MD51open accessTEXTDissertação.pdf.txtExtracted Texttext/plain272885https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13667/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt94a46b2b9988f9917fbe17b71d074003MD52open accessTHUMBNAILDissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1057https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13667/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg7af4d9eb72e9d25a21c41a479c0724eaMD53open access1884/136672020-08-27 12:34:16.813open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/13667Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-08-27T15:34:16Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas pedagógicas e desempenho escolar de crianças em processo de alfabetização
title Práticas pedagógicas e desempenho escolar de crianças em processo de alfabetização
spellingShingle Práticas pedagógicas e desempenho escolar de crianças em processo de alfabetização
Durigan, Joara Corrêa de Oliveira
Alfabetização
Ensino - Pedagogia
Dissertações - Educação
Educação
title_short Práticas pedagógicas e desempenho escolar de crianças em processo de alfabetização
title_full Práticas pedagógicas e desempenho escolar de crianças em processo de alfabetização
title_fullStr Práticas pedagógicas e desempenho escolar de crianças em processo de alfabetização
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas e desempenho escolar de crianças em processo de alfabetização
title_sort Práticas pedagógicas e desempenho escolar de crianças em processo de alfabetização
author Durigan, Joara Corrêa de Oliveira
author_facet Durigan, Joara Corrêa de Oliveira
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Stoltz, Tania, 1963-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Durigan, Joara Corrêa de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Ensino - Pedagogia
Dissertações - Educação
Educação
topic Alfabetização
Ensino - Pedagogia
Dissertações - Educação
Educação
description Orientadora: Tânia Stoltz
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-27T15:34:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-27T15:34:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/13667
url https://hdl.handle.net/1884/13667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xi, 168 f. : il., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13667/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13667/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13667/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 05bf3766c3d936e964684bd721846322
94a46b2b9988f9917fbe17b71d074003
7af4d9eb72e9d25a21c41a479c0724ea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898729943465984